Menu
+

Preparo

  1. Preparo

    90 minutos

    Massa: Junte o polvilho azedo, o amido de milho Maizena, o leite em pó, a margarina, os ovos, o fermento, o sal e o parmesão em uma vasilha. Misture bem, adicione o leite aos poucos e amasse até obter uma massa homogênea. Reserve em geladeira coberta com filme plástico.

    Recheio de carne: aqueça uma frigideira em fogo alto. Despeje o óleo e, em seguida, acrescente a carne. Deixe fritar bem. Adicione a cebola e refogue por dois minutos.

    Acrescente o cominho, a páprica, o molho de pimenta e o Tempero Alho e Sal. Mexa bem, diminua o fogo e coloque metade da água, cozinhe com a panela tampada por mais 10 minutos até a água secar e a carne ficar macia e douradinha. Acrescente o restante da água misturada com a Maizena e deixe ferver para formar um caldinho grosso.

    Retire a carne do fogo, acrescente as passas, o ovo, as azeitonas e a salsinha. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para esfriar.

    Recheio de queijo com cebola: em uma frigideira derreta a margarina e acrescente as cebolas e o Tempero Alho e Sal. Tampe a panela para a cebola soltar sua água. De tempos em tempos destampe e mexa. Ela deve começar a dourar. Se secar toda a água e ainda estiver muito clara, coloque um pouco de água. Mexa sempre para cozinhar por igual. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, acrescente o açúcar. Continue cozinhando até as rodelas caramelizarem. Adicione a Maizena dissolvida na água e misture bem. Finalize temperando com a pimenta do reino. Reserve até esfriar e acrescente o queijo.

    Montagem: abra a massa com um rolo entre dois sacos plásticos. A espessura deve ser de 0,5 cm, não deve ser muito fina para não rachar. Retire o plástico superior e, com um aro, corte discos de 10 cm de diâmetro da massa. Cada disco pesa cerca de 40 g.

    Coloque 2 colheres de chá de recheio na parte inferior do disco, aproximadamente 25 g, deixando uma pequena margem de massa na lateral. Feche as empanadas com o saco plástico externo. Faça o formato típico de empanadas trabalhando sua lateral com a ponta dos dedos.

    Repita a operação com todos os discos. Unte uma assadeira grande com margarina e Maizena. Distribua as empanadas, uma ao lado da outra.

    Leve ao forno pré-aquecido (180°C) por cerca de 10 minutos, retire, pincele com a gema e volte ao forno até dourar. Retire e sirva a seguir.