Entender como calcular lucratividade é essencial para manter seu negócio competitivo e sustentável. Isso permite, por exemplo, que você avalie a eficiência das operações, gerencie melhor os custos e identifique áreas onde os lucros podem ser maximizados.
Neste conteúdo, você aprenderá o que é lucratividade, sua diferença em relação à rentabilidade e como implementar um processo eficaz de cálculo para garantir o sucesso financeiro do seu food service e ainda gerar uma redução de desperdício
Qual a importância do índice de lucratividade
O índice de lucratividade é a medida que avalia a eficiência de uma empresa ao expor a capacidade que ela tem de gerar ganhos com suas operações.
Em outras palavras, é uma estratégia de como lucare mais, pois ela permite determinar se a receita gerada é suficiente para cobrir os custos operacionais e ainda deixar um excedente, ou seja, lucro, que é o foco de qualquer negócio.
Rentabilidade x Lucratividade
Enquanto a lucratividade analisa a eficiência das operações diárias, a rentabilidade avalia o desempenho financeiro global, incluindo o retorno sobre o investimento.
Ambas as avaliações são importantes na avaliação da saúde financeira de um negócio, mas possuem focos e momentos diferentes. Aprenda as peculiaridades de rentabilidade e custo no food service.
10 dicas para calcular a lucratividade do jeito certo
A lucratividade é um dos principais indicadores econômicos da empresa, sendo um índice ligado diretamente à competitividade do negócio. Para te ajudar, destacamos 10 itens que exigem atenção do operador. Vamos a eles:
1. Identifique todas as receitas: some as fontes de receita, incluindo vendas de alimentos e bebidas, serviço de delivery etc.
2. Calcule os custos de vendas: determine o custo dos ingredientes e suprimentos usados na preparação dos alimentos, incluindo matéria-prima, embalagens, temperos etc. Você vai precisar estar familiarizado com o cálculo de CMV e ter em seus processos a ficha técnica dos pratos. Subtraia os custos de vendas das receitas totais para obter a margem bruta. Além disso, fique sempre atento à tabela Tipi.
3. Calcule as despesas operacionais: liste todas as despesas operacionais, fixas e variáveis, como aluguel, salários, contas de consumo (água, luz, gás), marketing, seguro, impostos, manutenção etc. Some todas essas despesas para obter as despesas operacionais totais. Subtraia as despesas operacionais da margem bruta para determinar o lucro líquido, conforme o exemplo abaixo:
Receita Bruta: R$ 50.000,00
Despesas Operacionais (Aluguel R$ 5.000, Salários R$ 15.000, Contas R$ 2.000, Marketing R$1500, Seguro R$ 500, Impostos R$ 3.500, Manutenção R$ 1.000): R$ 28.500,00
Lucro Líquido = R$ 50.000,00 - R$ 28.500,00 = R$ 21.500,00
4. Calcule a Lucratividade: divida o lucro líquido pelas receitas totais e multiplique por 100 para obter a porcentagem de lucratividade.
Vamos a um exemplo prático de como calcular lucratividade? Uma churrascaria com R$ 30.000,00 de receita mensal possui R$26.000 de despesas totais (CMV e Despesas Operacionais). Para obter o resultado, utilize a Fórmula da Lucratividade: (Lucro líquido / Receitas Totais) x 100:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Lucratividade = (R$4.000,00 / R$30.000,00) x 100
Lucratividade = (0,1333) x 100
Lucratividade ≈ 13,33%
Portanto, de acordo com o cálculo acima, o lucro líquido da churrascaria é de R$4.000,00 e o índice de lucratividade é de aproximadamente 13,33%. Isso significa que, de cada R$100,00 de receita, a churrascaria obtém um lucro líquido de R$13,33 após o pagamento de todas as despesas.
5. Acompanhe a sazonalidade: as variações sazonais nas vendas, como datas comemorativas ou períodos de férias, podem impactar suas receitas e despesas, ajudando a planejar melhor o estoque e as promoções.
6. Analise o ticket médio: calcular o ticket médio por cliente é importante para entender quanto, em média, cada um gasta. Isso ajuda a identificar oportunidades para aumentar as vendas.
7. Avalie a margem de contribuição: o cálculo da margem de contribuição de cada item do cardápio ajuda a identificar quais pratos são mais lucrativos e devem ser promovidos, e quais podem estar prejudicando a lucratividade.
8. Realize comparativos periódicos: faça comparações mensais ou trimestrais dos resultados financeiros. Isso permitirá identificar tendências e variações, ajudando na tomada de decisões estratégicas para o negócio.
9. Busque feedback dos clientes: obtenha informações sobre a satisfação do cliente e seus hábitos de consumo. Entender o que eles valorizam pode orientar melhorias no cardápio e no serviço, impactando positivamente a lucratividade.
10. Otimize o uso de tecnologias: utilize ferramentas de gestão e automação que ajudem a monitorar custos, vendas e estoques em tempo real. A tecnologia pode fornecer dados valiosos que facilitam a análise e a tomada de decisões.
Saiba como maximizar os seus lucros
Para maximizar seus lucros, é importante estar atento a passos fundamentais – o primeiro é conhecer seus custos operacionais.
Para isso, você deve observar todos os custos envolvidos em sua operação, desde ingredientes até custos de contratação (evite a rotatividade de funcionários) e aumentos nos preços dos alimentos.
Sabendo lidar com aumento de despesas, outros passos importantes são monitorar os preços de venda em relação aos custos para garantir que estejam alinhados às metas, e ter atenção tanto ao fluxo de caixa como à precificação dos produtos.
Nessa busca, não esqueça da gestão do estoque. Adote a estratégia “first-in, first-out” (FIFO) de como evitar desperdício de alimentos em restaurante. Assim você utiliza os produtos mais antigos primeiro.
Dominar as melhores práticas de como calcular lucratividade e implementar estratégias eficazes de gestão financeira são passos importantes em qualquer empreendimento. Para isso, você pode ficar por dentro dos nossos artigos e dos treinamentos da UFS Academy, como esse curso sobre como aumentar vendas.