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A gerente de E-business Marcelle Caneppa nos conta tudo sobre o sucesso do desconto progressivo na plataforma de vendas Compra Food Service, e dá dicas de como implementar  esse tipo de promoção no seu micro ou pequeno negócio.

Vem com a gente entender melhor sobre a prática, conhecer diferentes tipos de descontos progressivos e desvendar os segredos desse universo. Vamos lá?

O que é desconto progressivo?

Um dos principais recursos para atrair e reter o consumidor, o desconto progressivo é uma estratégia em que se oferece preço mais vantajoso para compras maiores. Ou seja, quanto mais itens se adquirir, maior o desconto. 

Quais são os tipos de desconto progressivo que podem ser adotados?

Usando essa lógica, você pode aplicar o desconto progressivo de três formas:

  • com base em um produto;
  • com base em uma variedade de produtos;
  • ou, menos usual, baseando-se na quantidade de clientes.

De qualquer maneira, geralmente são oferecidos 3 tipos de desconto, por exemplo: 1 compra = 10%, 2 compras = 20% e 3 compras = 30%.

Saiba mais sobre cada tipo:

1. Desconto na compra do mesmo produto

Neste caso, você oferece apenas um prato do cardápio na promoção. Ele pode ser, por exemplo, um com margem de lucro mais baixa, ou então o seu carro-chefe. Aqui fica muito mais fácil calcular as metas e possibilidades, já que estamos lidando com um item só. Porém, pode ser que o público acabe preferindo mais variedade. 

2. Desconto na compra de qualquer produto

Nessa modalidade, se seleciona, geralmente, 3 pratos com valores semelhantes. Assim, você oferece certa variedade e permite que o cliente escolha, mas ainda consegue se organizar bem financeiramente.

Veja um exemplo prático da rede China in Box:

Fonte: reprodução: facebook.com/chinainboxoficial

3. Desconto por quantidade de pessoas

Mais comum em pizzarias, aqui o desconto é proporcional ao número de clientes, para incentivar as pessoas a chamarem a galera. Por exemplo, uma pizza de R$49,90 pode sair por R$35,90 para grupos de 3 pessoas, e R$29,90 para grupos maiores de 5.

Essa estratégia funciona muito no salão, pois pode aumentar seu ticket médio com bebidas e sobremesas, mas falaremos mais sobre as diferentes vantagens a seguir. 

Por que oferecer opções de desconto progressivo no seu negócio de food service?

Tomemos como exemplo o Compra Food Service. Marcela conta que “Num cenário pós-pandemia, mais do que nunca, o comprador precisa alinhar suas necessidades na busca por preços atrativos para comprar com segurança financeira”. Ela ainda aponta que isso gera um grande diferencial frente à concorrência. Da mesma forma, é preciso inovar em promoções criativas para restaurantes para se destacar. 

Aumento do ticket médio

“O desconto progressivo também possibilita um aumento de ticket médio, uma vez que quanto maior o desconto, mais itens o operador está propenso a incluir em seu carrinho. E quanto maior o sell out, maior o sell in para a indústria. Além disso, para o seller, responsável pela entrega, o custo de envio de um caminhão semicheio e um caminhão totalmente cheio é o mesmo. Portanto, quanto maior a carga que ele tiver para entrega, mais vantajosa será sua logística”.

Além disso, no seu estabelecimento, quando você oferece apenas um prato principal na promoção, as pessoas provavelmente vão ainda incluir petiscos, bebidas, sobremesas e mais itens que estão no preço cheio, o que vai gerar um faturamento maior.

Fidelização e atração de cliente

Claro, o apelo promocional faz com que os olhos do consumidor novo brilhem, e reforça a preferência do cliente fiel. Afinal, “clientes tendem a se fidelizar a canais que oferecem uma boa experiência de compra. Além de questões de usabilidade, portfólio, qualidade no atendimento e agilidade na entrega, por exemplo, o preço é um ponto avaliado pelo cliente na hora da compra”, explica Marcela.

Com a vantagem, grupos maiores vão passar a frequentar o estabelecimento, o que pode fazer com que ele seja apresentado para mais pessoas. Aliado a um programa de fidelidade, esse benefício é ainda mais exclusivo.

A Gerente de E-business ainda revela mais uma carta na manga:

“O formato facilita também a atratividade na comunicação. Pode-se explorar descontos expressivos com um mote de ‘até X% OFF’, assim como distribuir o investimento na rebaixa de forma mais inteligente para o negócio, dispondo de melhores condições em compras maiores, trazendo equivalência entre margem e oferta e atendendo todos os tipos de demandas”. 

Como incluir o desconto nas promoções criativas para restaurantes? 

Marcelle Caneppa passa seu conselho para quem quer começar a utilizar o desconto progressivo em micro e pequenas empresas do food service.

“Avalie dentro do seu canal o que seu cliente busca e o que funciona para ele. Depois, inicie com um MVP (teste com Produto Viável Mínimo) aproveitando alguma funcionalidade que você já tenha em sua plataforma e adaptando para ofertar o progressivo”.

Na prática e no marketing digital, “Dê preferência para regiões específicas ou segmentações reduzidas e aposte em uma comunicação clara e objetiva. E no lançamento busque vincular a condição a produtos que chamem a atenção do cliente, para depois que ele se ‘acostumar’ você passar a explorar outras ofertas”.

Ela ainda diz que depois de rodar o teste com MVP, você precisa continuar ouvindo seu cliente para adaptar o que for necessário para a evolução do seu projeto e iniciar o desdobramento para as demais segmentações ou regiões de atendimento.

“Colocar o cliente no centro para ofertar os diferenciais que ele precisa, é o caminho para o sucesso do seu negócio e suas iniciativas”. Isso também pode virar um case para que você busque, por exemplo, investidores ou uma linha de crédito.

Além disso, recomendamos que você opte por período curto para a execução do desconto progressivo, pense em um dia ou semana de menos vendas para explorar melhor essa possibilidade. 

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