Poder levar seu restaurante para diferentes locais e públicos pode parecer um sonho distante. Mas, a verdade é que essa é uma alternativa criativa para ampliar o alcance do seu negócio. Para isso, a solução é investir em um food truck. Já considerou essa ideia?
Abaixo, veja o que é food truck, quanto custa, os tipos e os benefícios de investir em uma lanchonete móvel da sua marca!
O que é um food truck e como ele pode ampliar seu negócio?
Se você tem dúvidas do que é food truck, explicamos! É um veículo adaptado para preparar e vender alimentos, funcionando como um restaurante móvel, um trailer de comida. Ele permite que você leve seu serviço para diferentes locais, participando, inclusive, de eventos variados.
Para quem já tem um restaurante ou lanchonete, além de uma extensão do negócio, podendo atender áreas onde não há uma unidade física, essa é uma forma de aumentar a flexibilidade operacional.
Outra vantagem para o dono de food service é que, além de ir até onde o cliente está - e não apenas em espaços onde há feiras gastronômicas - e atender a uma necessidade específica.
Por exemplo, você pode se instalar na saída de uma estação de metrô em horário de pico, na porta de uma universidade ou até em estádios de futebol. Você até pode oferecer seus serviços para festas particulares!

Passo a passo para montar um food truck
Se você tem dúvida sobre investir neste modelo de negócio é, um estudo mostrou que o mercado food truck, em 2024, foi estimado em U$4.15 bilhões. A previsão é que, até 2029, deva atingir U$6.87 bilhões
Para colocar a ideia em prática e investir em um trailer de comida, é preciso seguir alguns passos. Afinal, organização e planejamento são palavras-chaves para qualquer modelo de negócio ser um sucesso. Saiba o que fazer:
1. Escolhendo o veículo ideal: trailer, mini food truck ou moto food truck
Definir o tipo de veículo deve ser a primeira decisão a ser tomada, considerando tanto o seu orçamento, quanto o tipo de operação que deseja ter. As opções são:
Trailer
É o modelo mais espaçoso, que costuma estar acoplado a um outro veículo, como uma caminhonete. Por ser maior, oferece a possiblidade de uma produção mais completa, contando com mais equipamentos na cozinha e funcionários.
Com isso, também permite operar em eventos maiores ou atender em um ponto fixo com alta demanda. A desvantagem é que exige um alto investimento inicial.

Mini Food Truck
O mini food truck é um modelo mais compacto, podendo ser uma adaptação de furgões ou vans pequenas. Por ser menor, ele tem uma capacidade de produção e armazenamento mais limitada.
Tem o mesmo custo de investimento e manutenção em relação ao trailer. Por outro lado, é mais fácil de acessar locais com espaço reduzido.
Moto Food Truck
Modelo mais econômico, o moto food truck é uma motocicleta adaptada com uma pequena estrutura para venda de alimentos. Ideal para venda de alimentos simples, como lanches rápidos, salgados, doces ou sorvetes.
Embora exija um cardápio bem limitado, tem a vantagem de ter baixo custo e alta mobilidade.
2. Equipamentos essenciais para a operação
É preciso colocar na planilha, ainda, os gastos para equipar o food truck. Considerando aqui o modelo mais completo, você deve precisar de:
- Fogão, grelha ou chapa;
- Freezer e geladeira;
- Exaustor para controle de fumaça;
- Balcão de atendimento;
- Utensílios de cozinha e embalagens.
3. Alvarás e regulamentação para funcionamento
Essa é uma etapa que você, como empresário, sabe que não é possível fugir. Para funcionar legalmente, é necessário:
- Registro na prefeitura da sua cidade;
- Alvará de funcionamento;
- Licença sanitária;
- Certificado de inspeção veicular;
- Seguro do veículo e do negócio.
Quanto custa abrir um food truck?
Afinal, para ter um food truck, quanto deve ser investido? Não existe uma resposta única para essa pergunta. Isso porque o investimento inicial pode variar bastante, dependendo do tipo de veículo, equipamentos e localização.
Em vez de focar em valores fixos, é mais útil pensar em quais elementos impactam o investimento inicial e como você pode planejar seu orçamento de forma estratégica. Aqui estão os principais aspectos a considerar:

- Tipo de veículo;
- Equipamentos;
- Customização e design;
- Licenças e documentação;
- Estoque inicial;
- Estratégia de marketing.
Antes de definir um orçamento final, é indicado fazer uma pesquisa detalhada sobre os fornecedores, equipamentos e exigências legais da sua região.
A partir disso, avalie se vale a pena começar com um modelo mais simples e, aos poucos, expandir o negócio conforme o aumento da demanda.
Leia mais: Saiba o que é fundamental para montar um plano de negócios para restaurante.
Dicas para definir cardápio e se destacar no mercado
Para quem já tem um restaurante, essa é uma etapa mais simples. A dica principal é focar no nicho que deseja atingir, analisando, principalmente, o público que o seu estabelecimento já tem fidelizado.
Pense no food truck como uma extensão do seu negócio, oferecendo versões de pratos que já são sucesso no restaurante, mas com a possibilidade de poder ser mais ousado e testar novas fórmulas.
Além do cardápio atrativo e de qualidade, que é o carro-chefe de um food truck, outros dois elementos são determinantes para o seu sucesso: agilidade e apresentação. Por isso, garanta que os pratos sejam preparados e servidos rapidamente, e invista em embalagens práticas e com um visual que chame a atenção do público.
Onde estacionar e como escolher o melhor ponto para vendas?
A localização é um dos fatores determinantes para o sucesso de um food truck. Ao escolher o seu ponto de vendas, considere:
- Eventos: feiras, festivais e shows são ótimos para atrair público;
- Pontos estratégicos: praças, parques e áreas comerciais com grande circulação de pessoas;
- Parcerias: com empresas, faculdades ou academias.
Antes de determinar o local, realize uma pesquisa de mercado, que irá revelar quais pontos possuem mais demanda e baixa concorrência. Investir em um food truck pode ser um passo estratégico para diversificar seu negócio e conquistar novos clientes! Existem outras regras para começar um negócio. Fizemos um artigo explicando tudo sobre alvará de funcionamento, as etapas e as licenças necessárias.
Boa sorte, muito sucesso nesta nova empreitada e até mais!