Menu

Em todo e qualquer empreendimento, a administração é crucial para manter o negócio em ordem, otimizar recursos, diminuir gastos e maximizar lucros. Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada no processo de como administrar um restaurante, e torna tudo muito mais fácil e eficiente.

No caso do Food Service, especialmente com o crescimento na receita do setor nos últimos anos, existem soluções de gestão pensadas especialmente para restaurantes, pequenos ou grandes. Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como administrar um restaurante da melhor forma.

Como escolher um gerenciador de pedidos para restaurante

Adotar o delivery é um grande passo para um estabelecimento, e levanta muitas novas questões sobre como administrar um restaurante. Entre as etapas do planejamento que precisam ocorrer para vender bem no Delivery, está o gerenciamento de pedidos.

O processo de Delivery envolve vários passos: o pedido é recebido, produzido, embalado, transportado e recebido. Para garantir que tudo isso ocorra de forma econômica, organizada e eficiente é preciso ter um gerenciador de pedidos para restaurante capaz de monitorar, se possível, todas elas. Entre os critérios na hora de escolher essa parceria, deve-se considerar os custos envolvidos e a estrutura do estabelecimento.

Por isso, ao pesquisar sobre os serviços que funcionam como gerenciadores de pedidos, observe todos os investimentos envolvidos neles, como mensalidades e taxas sobre vendas, além da possibilidade de tais encargos serem absorvidos no valor dos produtos vendidos.

Veja bem, para administrar seu restaurante nessa modalidade, também vale estar atento à estrutura do negócio. O cardápio é estratégico? Você possui frota própria de veículos ou contrata esse serviço? Já é feito algum tipo de controle de estoque? São utilizadas quantas formas de vendas online?

Considerando esses fatores, será possível chegar a um denominador comum na hora de escolher o melhor gerenciador de pedidos. Plataformas de delivery já costumam entregar dados interessantes que permitem a gestão, mas note que a melhor opção é ter tudo unificado. Utilize planilhas próprias para conferir o andamento dos seus pedidos, ou invista em um software para administrar seu restaurante.

Sistema de software para restaurante

Unificar o máximo de informações sobre a sua operação em um único sistema é o ideal. Avalie opções ligadas à tecnologia para restaurantes com funcionalidades que orientem sobre controle de vendas, estoque e no fluxo de caixa tornando mais simples a administração do seu restaurante de forma inteligente e lucrativa.

Alguns sistemas de software para restaurantes são capazes de oferecer integração aos gerenciadores de pedidos mais populares do mercado – Ifood, por exemplo – além de outras diversas opções favoráveis. Listamos abaixo algumas sugestões de softwares famosas no mercado para que você possa pesquisar e encontrar a que mais se encaixa às necessidades do seu negócio.

Goomer: já foi plataforma de delivery, hoje oferece soluções por meio de um sistema de software para restaurante.

Bematech MisterChef: é uma opção popular que promete um sistema de gestão de restaurante completo, com recursos práticos para um controle de estoque e financeiro eficientes.

Tecknisa: promete o melhor custo-benefício do mercado, e traz soluções e aplicativos integrados ao ERP que geram uma gestão unificada de todas as áreas da empresa.

Saipos: é um software de gestão para restaurantes bem completo que tem ganhado bastante notoriedade.

Uso da tecnologia para gerenciar restaurantes

Como vimos até aqui, a tecnologia é um grande facilitador na hora de administrar um restaurante. E ela não está presente apenas em softwares e sistemas de pedidos, mas também pode ser incorporada de forma simples a outras etapas da operação, principalmente no atendimento.

A tecnologia para restaurantes também avançou muito por necessidades criadas com a pandemia de Covid-19. Hoje em dia, mesmo com a flexibilização de medidas de contato, os cardápios digitais ainda fazem sucesso por permitirem fácil alteração e personalização sem comprometer a experiência do cliente.

Porém, a depender do seu público, ofereça outras opções de visualizar o cardápio além do famoso qr-code na mesa. Outra novidade que chegou para ficar são os pagamentos sem contato, feitos por aplicativos ou cartões de aproximação, além do sistema de Pix.

Portanto, avalie formas de implementar essas opções de pagamento diversificadas ao seu estabelecimento, sem comprometer o controle e gestão do seu fluxo de caixa. Atenção também para testar essas medidas com o seu público e conversar com ele sobre outras perspectivas para aproveitar o melhor da tecnologia para restaurantes.

Menos custos, mais lucros!

Saber como economizar também é uma forma de maximizar os lucros. Um exemplo de como se fazer isso de forma fácil é com investimento em uma política de zero desperdício na hora de administrar seu restaurante. Isso porque, os alimentos que são jogados no lixo, sem serem aproveitados na produção ou consumo, levam com eles os custos de compra, armazenagem, entre outros.

O mesmo serve para a economia de água, que pode ser um fator crucial na redução dos seus gastos mensais - saber como diminuir custos e aumentar os lucros do seu restaurante é fundamental.

Agora você já está a um passo de colocar em prática nossas dicas de como administrar um restaurante. Lembre-se de que estaremos por aqui sempre para ajudar a facilitar o cotidiano da sua operação. Boas vendas!

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu