Menu

5 dicas para criar o cardápio ideal para o seu restaurante

 

Um dos principais pontos quando se está prestes a abrir um restaurante, lanchonete ou café, por exemplo, é a elaboração do cardápio. Ele deve ser bem pensado e planejado, já que muitas vezes é a partir dele que os clientes irão conhecer o conceito do seu estabelecimento. Antes mesmo de abrir o restaurante você já deve saber quais serão os pratos e bebidas servidas, mas e como fica a organização de tudo isso para deixar ele a cara do seu negócio?

Pensando nisso, organizamos uma lista com 5 dicas para você montar o seu cardápio e deixá-lo o mais original possível. Continue lendo e saiba como fazer isso!

Qual a função de um cardápio e sua importância?

 

O cardápio merece toda atenção possível, já que ele é uma das primeiras apresentações do seu estabelecimento e tem a função de informar seus clientes. A primeira impressão é muito importante e antes mesmo do consumidor receber a refeição, ele será impactado pelo cardápio, por isso, essa apresentação deve condizer com o conceito do seu negócio e atender exatamente ao que é oferecido pela cozinha.

 

O cardápio ideal

 

Seja original

 

Pense no que você irá servir e faça testes junto aos chefs para criar combinações originais, que se diferenciam da concorrência. Aos pratos originais da casa ou com inspirações de, por exemplo, outros países, sinalize ao lado da descrição dos ingredientes, para que os clientes sintam-se o mais informados possível sobre as opções. Ser original ao criar um bom menu é um dos principais atrativos de um restaurante, então, antes mesmo de colocar suas opções no papel: crie, teste e monte opções diferenciadas que agradam a todos os gostos e restrições.

 

Mantenha-se atualizado

 

Manter-se atualizado é uma dica valiosa. Pense em opções conforme as estações do ano, inclua datas comemorativas no seu cardápio e cogite inclusive um cardápio semanal. Não deixe seu cardápio fechado, estático e imutável. Esteja aberto as atualizações e atenda a pedidos e demandas para incluir novas opções no cardápio. Outra dica para manter seu negócio atualizado, é oferecer uma opção de cardápio digital, já que pode facilitar a escolha pelo seu estabelecimento antes mesmo que o cliente chegue ao local físico.

 

Use fotos originais dos pratos e bebidas

 

Opte sempre por fotos originais dos seus pratos e bebidas. Após criar e testar as receitas que incluirá no cardápio, contrate um fotógrafo profissional para fazer as  fotos que ilustraram suas opções. Oferecer fotos originais das suas receitas garante que os clientes saiam do seu estabelecimento satisfeitos e com a sensação de terem consumido aquilo que os foi oferecido desde o começo.

 

Revise os preços

 

Antes de dar um preço aos seus pratos, considere os custos que terá com eles, como por exemplo, custos com ingredientes e produção (funcionários, luz, água, segurança) e calcule sua margem de lucro. A margem pode variar muito de estabelecimento para estabelecimento, já que tudo vai depender do serviço prestado e do público de cada um, mas de acordo com especialistas, estima-se que o custo dos insumos não deva passar de 35% do seu valor de venda. Por exemplo: um prato vendido a R$ 22,00, não pode custar mais de R$ 7,70 para o estabelecimento.

Revise bem os preços dos seus fornecedores e pense no seu público, somente assim conseguirá chegar a preços justos para tabelar o seu cardápio.

 

Atenção à estrutura e ao design

 

A diagramação do seu cardápio é muito importante, já que os clientes dão muita importância para a ordem em que estão distribuídas as opções de pratos, bebidas, sobremesas, cafés, etc. Após decidir quais pratos farão parte do seu cardápio, produzir fotos originais das opções e precificar suas opções é hora de organizar tudo isso no papel. Tenha em mente a base do que você planeja apresentar aos seus clientes, o conceito do seu estabelecimento, as cores que irão fazer parte da paleta de cores do seu negócio e contrate uma empresa que dialogue com você e crie a apresentação que você pretende passar para os seus clientes.

Agora que você já viu como pensar e montar um ótimo cardápio para o seu estabelecimento, que tal dar se inspirar com as nossas receitas e conferir todos os nossos produtos?