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Quando as contas não fecham mais e a inflação interfere no lucro, é hora de repassar alguns custos para os clientes. Nesse momento, como anunciar aumento de preços do seu restaurante sem assustar ninguém?

Aqui a transparência é o mais importante: a honestidade e a objetividade com o seu público ajudam a construir um relacionamento de respeito e confiança. Para ajudar seu restaurante a entender como comunicar o reajuste de preços, confira algumas dicas imperdíveis a seguir.

Dicas para comunicar reajuste de preços

Primeiro, ao pensar em um aviso de aumento de preço, todo empreendedor precisa manter os pés no chão. Ou seja, não adianta fugir dos princípios básicos de precificação focando apenas no lucro.

Algumas atitudes importantes ao analisar como anunciar aumento de preço:

  • Entenda melhor quais dos seus custos aumentaram por meio de um acompanhamento do fluxo de caixa e CMV;
  • Veja se adaptações nos produtos, fornecedores ou pessoal são capazes de cobrir o aumento dos novos custos;
  • Caso opte por repassar o aumento ao consumidor, esteja ciente dos riscos de perder parte da clientela e se prepare financeiramente para esse cenário;
  • Não destoe muito do valor de mercado e da concorrência;
  • Faça uma ficha técnica para ter maior controle sobre padronização de processos e formalização de quantidades.

Outro ponto essencial, além de calcular o preço do reajuste levando em conta inflação, margem de lucro e competitividade, é não fazer o comunicado em cima da hora.

Ser pego de surpresa pode afastar seu cliente para bem longe, e criar situações muito desconfortáveis na hora de pagar a conta. Por isso, uma das dicas mais importantes é saber a hora de fazer o anúncio e avisar os clientes sobre o reajuste de preços com o máximo de antecedência possível.

Assim como anunciar aumento de preço, não deixe de destacar a data em que o ajuste entra em vigor. Uma semana é um prazo mínimo razoável.

Tipos de comunicado de reajuste de preços

Depois de considerar todos os fatores para calcular o reajuste de preços de forma justa e o tempo de antecedência para anunciá-lo, você pode explorar as possibilidades de divulgação e os tipos de comunicado para os seus clientes. Vamos pensar sobre onde e como fazer isso? Nossa dica é explorar as possibilidades online e offline, e até mesclá-las.

No estabelecimento, invista em cartazes. Como nesse meio não há espaço para muito texto, uma ideia é inserir um QR-code com um texto do tipo “saiba mais”, na intenção de direcionar o cliente à comunicação online, em site ou rede social, contendo os pormenores da situação.

Nas redes sociais, mantenha um tom claro, objetivo e sincero totalmente voltado para a sua comunidade. Falar sobre política de preços constantemente torna mais fácil anunciar aumentos.

Como justificar reajuste de preço

Quando se respeita o consumidor, o relacionamento com ele fica muito mais fácil.  Comece a conversa com algumas merecidas explicações: o importante aqui é gastar a argumentação! Não tem como anunciar aumento de preço sem explicar os motivos.

Use como base alegações sólidas como o aumento nos custos operacionais e a inflação do ano anterior – consumidores também sofrem com essa taxa, e podem se identificar com a sua dor.

Por exemplo, se seu restaurante oferece churrasco como um diferencial, não hesite em chamar atenção para o aumento de X% no valor da carne em relação a um período anterior.

Ao entender como avisar o cliente sobre aumento de preço, vale lembrar, ainda: seja coerente e honesto nas declarações para gerar o impacto positivo desejado nos receptores da mensagem.

Reforce os diferenciais do seu negócio

Uma boa estratégia argumentativa é a de destacar o lado positivo antes de apresentar o negativo. Use esse recurso ao seu favor colocando em evidência o valor agregado do seu produto/serviço no momento da comunicação do ajuste.

Alguns benefícios para os quais você pode chamar atenção na mensagem de reajuste de preços para clientes:

  • Programas de fidelidade: destaque como quem continua consumindo no seu estabelecimento, apesar da mudança de preço, ainda tem diversas vantagens;
  • Promoções: combos com bebida e/ou sobremesa, dias da semana e horários com valores mais acessíveis, brindes, concursos etc.;
  • Melhorias: com aumento de preço, às vezes vem também algum investimento bacana. Esses itens podem ir além das justificativas. Por exemplo, um salão mais amplo = mais conforto; uma equipe mais bem preparada = melhor atendimento; menu mais diverso = mais opções.

Tudo isso mostra que você se preocupa em oferecer um bom serviço/produto e preza pelo bem-estar do seu cliente, retificando que o aumento de preço não é algo de má fé. 

Exemplo de comunicado de reajuste de preços

Veja alguns exemplos de como informar reajuste de preço para o cliente. O restaurante vegano Animal Chef (SP) e a cafeteria Descoberta (CE) tocam delicadamente no assunto em publicações no Instagram.

Explore as possibilidades de divulgação

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Fonte: reprodução/Instagram @animalchef

Explore as possibilidades de divulgação

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Fonte: reprodução/Instagram @descoberta.benfica

O marketing digital permite que se crie um relacionamento muito estreito com quem consome em seu estabelecimento. Aproveite esse laço para incluir o usuário em decisões em enquetes nos stories do Instagram, por exemplo. Uma alternativa é perguntar desde o início se eles pagariam mais para manter a qualidade dos pratos e, isso, de quebra, serve como insumo para uma pesquisa de mercado.

Quanto mais pessoal, melhor: por exemplo, um vídeo com os operadores ou com o próprio dono do negócio explicando as causas dos novos valores pode gerar um resultado ainda mais positivo. Mandar e-mails e enviar mensagens de WhatsApp para os clientes mais fiéis ao seu negócio também é uma alternativa – gera um sentimento de proximidade na hora de fazer anúncios e te ajuda a compreender a opinião do público e suas reações.

Um fator muito relevante na hora de precificar é o cardápio, então, é bem importante saber quando mudar o menu do seu negócioHora de colocar a mão na massa!

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