Competir por um lugar ao sol no meio de tantos perfis na internet pode parecer difícil, mas o marketing digital para restaurantes, acredite se quiser, também pode ser prático, simples e cheio de criatividade.
Neste artigo, aprenda estratégias que vão fazer você se destacar para atrair e fidelizar clientes.
Como fazer marketing digital para restaurantes?
Antes de mais nada, saiba onde você está antes de escolher qual caminho seguir. Se alguém pesquisar o nome do seu estabelecimento na internet, o que vai encontrar? E de seus concorrentes?
Entenda, então, quais seriam os pontos fortes e fracos de acordo com a sua pesquisa, e já comece a pensar sobre quais táticas podem se adaptar melhor ao seu negócio. Afinal, a imagem que seu estabelecimento transmite online é muito relevante para a autoridade da marca.
Além disso, o marketing digital para restaurantes começa lá no plano de negócios. Por isso, é preciso compreender se quem frequenta seu estabelecimento é o público-alvo que você almeja, se você tem conseguido o retorno esperado e se tem sido capaz de se diferenciar da concorrência. Algumas ações de comunicação por meio da internet podem ajudar a conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos, veja a seguir!
1. Se destaque nas redes sociais para restaurantes
Aqui a palavra não é apenas do marketing digital, mas também do marketing de conteúdo. Tenha sempre em mente que as redes sociais são locais de produção e troca de ideias, temas e informações, e isso não seria diferente com as redes sociais para restaurantes.
É preciso oferecer conteúdo relevante para que a audiência se sinta disposta a seguir, compartilhar e conversar com o seu perfil. Por exemplo, fortaleça sua autoridade com publicações que mostram que você entende do assunto, em que você ensina algo no qual é especialista. Ainda, poste avaliações positivas do seu serviço, isso gera confiança;
Veja dicas para destacar seu negócio online, bem como perfis inspiradores capazes de te ajudar a arrasar na comunicação no nosso artigo sobre redes sociais para restaurantes.
Fotografia de alimentos
O visual importa (muito!) em qualquer negócio, mas no marketing digital para restaurantes têm ainda mais valia. Via de regra, todo perfil consolidado online possui identidade visual forte e fotos capazes de fazer a audiência salivar. Isso ganha uma magnitude ainda maior em plataformas de delivery.
Logo, quando o assunto é marketing para restaurantes, vale a pena investir em imagens de alta resolução, pensadas especialmente para transmitir uma mensagem. Seja criativo, de forma que a foto de uma pizza não seja apenas a foto de uma pizza, mas claramente uma pizza do seu estabelecimento: aqui não estamos falando de logos, mas de ângulo, de composição, de luz… deixe a sua marca através da fotografia de alimentos.
Essa estratégia não requer grandes investimentos, e hoje em dia são muitos os recursos possíveis com aplicativos de edição online e aparelhos celulares. Porém, experimente, se possível, investir em conteúdo audiovisual profissional com um bom direcionamento.
Como ganhar seguidores no instagram
Adam Mosseri sempre é questionado sobre como ganhar seguidores no Instagram. A resposta do CEO da rede social fica na ponta da língua: seja autêntico e frequente. Não existe fórmula mágica, apenas um trabalho de construção contínuo – essa é, inclusive, uma base do marketing digital – para alcançar resultados a longo e médio prazo.
Não meça o sucesso de um perfil apenas pelo número de seguidores. Hoje em dia, o marketing digital para restaurantes já compreende que existem objetivos mais interessantes para alcançar resultados reais, como o engajamento.
Ou seja, não vale a pena ter mil seguidores se nenhum deles vira um cliente, certo? Foque sua energia em construir uma comunidade, em desenvolver relacionamentos duradouros no meio digital.
2. Construa a confiança no seu negócio
Como já adiantamos, a missão de construir ou fortalecer a autoridade e confiança no seu negócio pode contar com uma ajudinha do marketing digital para restaurantes. Isso não precisa ser feito apenas por meio das redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, mas principalmente por meio de um perfil no Google Meu Negócio.
Lá no começo falamos sobre uma pesquisa online do nome do seu estabelecimento. Essa pesquisa certamente seria feita no Google e, com um cadastro, o primeiro resultado pode estar repleto de informações interessantíssimas para os clientes. Ainda, você pode aparecer em pesquisas que dependem de localidades, como “restaurantes perto de mim” e “restaurantes no centro” e, dessa forma, atrair novos consumidores.
Não seria ótimo se, ao buscar pelo nome do seu restaurante, o cliente fosse capaz de encontrar dados como endereço e contato, fornecidos rapidamente? Por essas e outras que é mais do que válido criar seu perfil no Google Meu Negócio.
Aproveitando, principalmente se localizado em uma região turística, um cadastro no TripAdvisor, hub de conhecimento para viajantes, também pode ser bem interessante.
3. Crie conexão e relacionamento
Essa estratégia é mais uma consequência de um bom marketing digital para restaurantes. No entanto, não custa nada lembrar que esse precisa ser o seu foco para realmente atrair e fidelizar a clientela.
Veja algumas formas de colocar isso em prática na web:
- Compartilhe fotos registradas por clientes;
- Tenha bons programas de fidelidade;
- Monitore engajamento nas redes sociais;
- Ofereça um SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente sensível.
Por fim, o vínculo é essencial para o sucesso do seu negócio, não hesite em reforçar isso para a equipe: todo consumidor pode se tornar um cliente fiel e trazer novas pessoas ao estabelecimento ao divulgá-lo espontaneamente. Agora, entenda mais sobre o que diz o comportamento da clientela.