Menu

Utensílios para Restaurantes Feitos à Mão

Nada melhor do que servir os clientes com louças e utensílios lindos e de ótima qualidade, melhor ainda se tiverem todo o cuidado de terem sido feitos à mão. Uma tendência atemporal na cozinha de qualquer restaurante são as louças feitas de cerâmica e argila e os utensílios de madeira ou com detalhes. Além de charmosos e resistentes, eles dão um toque à decoração do ambiente e conquistam os olhos de quem recebe a refeição.

O ditado que diz que “comemos com os olhos” não é à toa, já que a apresentação dos pratos é uma parte fundamental para qualquer chefe já que a louça muitas vezes é a moldura da receita que é servida. Combinar louças, talheres, copos, taças e guardanapos é o que dá a cara para as suas receitas.

Continue lendo o post e conheça um pouco mais sobre esses utensílios feitos à mão.

 

Louças de cerâmica feitas à mão 

 

As louças de cerâmica sempre fizeram parte da decoração e sempre foram os utensílios de cozinha mais adorados por donas de casa e chefs, por adotarem diferentes formas e passarem por diferentes estilos, sendo muito versáteis.

A argila é a técnica mais antiga utilizada para construir utensílios, quando queimada ela vira a cerâmica e adota um ar mais refinado. Por serem muito escolhidos pelas donas de casa e por possuírem uma longa história nas mesas de todo o mundo, elas transitam entre o estilo rústico e o chique e acompanham as tendências. Nos restaurantes eles dão um toque caseiro.

Extremamente práticos, os objetos de cerâmica, como pratos, bowls, travessas, saleiros, mantegueiras, jarras, copos e xícaras, ganharam o apelidos de utilitários, já que ao mesmo tempo que comportam os alimentos e bebidas, também fazem o papel de artigos de decoração.

Além dos charmosos utensílios para cozinha vintages, o que está em alta são os feitos à mão, já que dão um ar mais moderno e podem possuir características que correspondam melhor à decoração e à necessidades do seu restaurante. Dessa maneira, você ainda contribui para a produção local de ateliês e artistas independentes.

 

Detalhes em madeira

 

Super resistente, a madeira agrega estilo rústico à louças, talheres, objetos de decoração e mais. É um ótimo material para compor detalhes nos utilitários na hora de servir seus pratos. Mas dedique atenção redobrada a estes objetos, já que ao longo do tempo e com a umidade que podem pegar durante a higienização dos utensílios de cozinha, podem ficar com rachaduras que podem juntar bactérias. Nesses casos os utensílios devem ser substituídos.

Diversos artistas e artesãos trabalham utilizando madeira e cobre para criar utilitários e talheres e produzem peças fantásticas que ficam lindas na hora de servir as refeições de restaurantes.

Gostou das nossas dicas sobre equipamentos para restaurantes feitos à mão? Aproveite para se inspirar e combinar essas dicas com as nossas dicas para melhorar a apresentação do prato.