Menu

Compor e manter uma equipe engajada, sem flutuações intensas de saída e entrada dos funcionários, é um grande desafio no mundo dos negócios. No segmento de food service não é diferente e a redução de turnover – como é chamada a taxa de rotatividade no meio corporativo – é um grande desafio.

Entre os setores da economia, de acordo com dados de 2017 da FecomercioSP, o comércio é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade, algo que impacta negativamente os resultados. E quem gerencia um estabelecimento de food service conhece essa realidade.

Entre diversos problemas que derivam dessa situação, a saída – e substituição – constante de funcionários é algo prejudica bastante o ritmo de trabalho e pode, por exemplo, impactar na eficiência e até mesmo na imagem de seu restaurante dentro do mercado.

Mas, afinal, em um setor concorrido, como garantir maior permanência dos funcionários? De que maneira é possível fortalecer as equipes, oferecer condições favoráveis, apoiar a rotina e criar um ambiente de trabalho mais saudável e atrativo para todas as partes?

Neste artigo, vamos explicar o conceito de turnover e trazer algumas dicas para reduzir a rotatividade de funcionários no seu restaurante.

Entenda o que é turnover: alta rotatividade

A alta rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, consiste na taxa de entrada e saída de colaboradores da equipe de um estabelecimento. O número de desligamentos varia de acordo com o contexto socioeconômico e é motivado por diferentes fatores.

Nos negócios de food service, a rotatividade de funcionários pode estar relacionada a vários motivos, entre eles:

  • Aumento das ofertas de emprego;
  • Busca por salários melhores;
  • Dificuldade de relacionamento com supervisão e/ou equipe;
  • Novas oportunidades profissionais e/ou mudanças de função;
  • Necessidade pessoal de novos desafios;
  • Mudança de endereço;
  • Clima organizacional;
  • Benefícios.

Muitas dessas causas de desligamento e rotatividade podem ser prevenidas. Para isso, você deve gerenciar e administrar bem o seu restaurante, contar com um planejamento estratégico e com ações para diminuir a rotatividade de funcionários da sua equipe.

Dicas para diminuir a rotatividade de funcionários

Pensar em diminuir a rotatividade de funcionários impacta diretamente no desempenho do seu negócio de food service. Afinal, sem uma equipe comprometida, como garantir o atendimento de qualidade ao seu cliente? Alguns passos são importantes para reduzir o turnover, confira algumas dicas a seguir.

Crie um processo seletivo estratégico

A entrada de um novo colaborador no seu quadro de funcionários é o primeiro passo para construir o atendimento de qualidade que você deseja oferecer em seu restaurante.

Por isso, não poupe esforços e procure otimizar seu processo de contratação. Para isso, é importante que você se faça três perguntas:

  • Qual é o perfil ideal de candidatos compatível com a cultura do seu negócio?
  • Quais são os cargos e funções disponíveis no seu restaurante?
  • Quais habilidades e competências – não apenas técnicas, mas também socioemocionais – você busca em sua equipe?

Conhecer bem os valores e a identidade de seu restaurante é essencial para encontrar funcionários que se identifiquem com o trabalho e se mantenham engajados.

Invista em capacitação de equipe e liderança

Outra dica para diminuir a entrada e a saída de funcionários é promover condições para manter a integração e qualificação do time. Investir em treinamentos e capacitações, de acordo com as necessidades do seu restaurante, pode ser uma ótima estratégia de redução de turnover porque amplia o engajamento e aumenta a experiência dos profissionais, especialmente daqueles que trabalham em cargos de liderança e influenciam na construção do plano de carreira dos demais colaboradores.

<H3>Garanta condições favoráveis: ambiente, remuneração, reconhecimento</H3>
Valorização do trabalho, seja na remuneração ou no reconhecimento, é uma das prioridades na construção de relações profissionais. Com esse foco, vale refletir sobre alguns pontos em seu negócio de food service:

  • Quais são os atrativos do seu estabelecimento para os funcionários?
  • Os salários estão compatíveis com a categoria no mercado?
  • Seu restaurante garante o bem-estar e os direitos de quem ali trabalha, cuidando de questões como o pagamento de adicional noturno?

Além de remuneração e reconhecimento, o clima organizacional é um dos grandes motivadores da sua equipe, afinal, uma parcela considerável do tempo e da rotina de vida daquelas pessoas será compartilhada ali naquele espaço.

Como é o ambiente de trabalho no seu restaurante? Para reduzir a rotatividade de funcionários, é importante promover uma atmosfera inclusiva, respeitosa, de pertencimento e que estimule a equipe a se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Ao fortalecer a cultura organizacional, você consegue padronizar a operação do seu restaurante, construir laços mais duradouros e ampliar as oportunidades de crescimento – tanto dos colaboradores quanto do seu neg

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu