Menu

O happy hour é o momento em que colegas deixam as planilhas de lado e celebram a vida após um dia de trabalho. Alívio na rotina, esse ritual virou tradição no Brasil, criando uma ótima oportunidade para o seu estabelecimento ampliar o ticket médio e atrair novos clientes.

Combinando cardápio, ambiente e divulgação, é possível fazer o negócio se destacar da concorrência e se tornar ponto de encontro obrigatório. E, como o brasileiro tem tendência a ser fiel a um bar, é hora de conquistar estes consumidores de vez. 

O que é happy hour e por que ele atrai tantos clientes

Se você não sabe o que é happy hour, o termo faz referência àquele momento feliz de descontração depois de um dia de trabalho. Nesse momento, é comum bares oferecerem bebidas e petiscos a preços promocionais, para atrair esses trabalhadores.

No Brasil, especialmente no Sudeste, o happy hour virou realmente uma tradição. É muito comum, em áreas com maior concentração de empresas, ver funcionários bebendo e confraternizando nas ruas, após o expediente.

Para o dono do bar, esse momento é uma oportunidade de lucrar mais, porque há um fluxo maior de clientes em horários que seriam de menor movimento, melhorando o faturamento, além de criar um vínculo entre o público e o estabelecimento.

Tendência de consumo no Brasil e oportunidades no food service

O consumidor busca descontração e conveniência. Um happy hour bem planejado pode aumentar o faturamento em relação a um serviço regular de bebidas. Além disso, a sazonalidade, como verão e véspera de feriados, amplia ainda mais o alcance dessa estratégia.

Como montar um happy hour de sucesso

Antes de definir pratos e promoções, é preciso planejar horários, ambiente e equipe. Afinal, quem vai para o happy hour não vai sozinho, mas em grupo.

Mapear o perfil do seu público e identificar se são jovens profissionais, famílias ou fãs de música ao vivo ajuda a escolher a trilha sonora, a decoração e até o tipo de mobiliário que mais agrada.

Um layout flexível para servir estas comidas de boteco são as mesas altas e áreas de estar descontraídas, pois facilitam a circulação e estimulam a interação entre os clientes.

Considere também treinar a equipe em técnicas de upsell discretas, como sugerir um petisco ao entregar a primeira bebida ou recomendar um combo de lanches, como uma cerveja artesanal e um mini-hambúrguer. Tudo isso pode aumentar a conta média sem parecer forçado.

Estabeleça um protocolo para acompanhamento de mesas, como, por exemplo, checar se precisam de reposição a cada 15 minutos. Isso vai fazer seu cliente se sentir querido e voltar outras vezes.

Aproveite para ver dicas de como deixar seu espaço mais aconchegante e ofereça uma atmosfera acolhedora para os clientes.

Horários e dias mais lucrativos

Quarta e quinta-feira, entre 17h e 20h, são os períodos ideais: clientes ainda têm energia para sair e costumam estender o programa até o jantar.

Com o aumento do home office, é importante analisar o comportamento das empresas no entorno do bar para entender quais os dias de maior fluxo de trabalhadores.

Hoje, em muitos lugares, a quinta-feira é considerada a nova sexta-feira, por exemplo. Analise como funciona na sua região e como as pessoas que circulam por ali se comportam.

Comidas para happy hour que vendem muito

As pessoas adoram beliscar enquanto bebem, por isso, oferecer petiscos de alta rotatividade e boa margem é uma excelente estratégia para faturar mais. Veja algumas ideias e receitas que combinam com o happy hour.

Pastelzinho

Pastelzinho

Um dos melhores pratos para compartilhar no boteco é pastel, especificamente na versão menor, pois todos os clientes podem experimentar vários sabores na mesma porção.

Você pode revisitar um clássico brasileiro e oferecer pasteizinhos de massa crocante e recheio cremoso. Além de ser um dos melhores pratos para compartilhar no boteco é pastel na versão menor é ideal para que todos à mesa experimentem vários sabores na mesma porção.

Confira o modo de preparo:

Ingredientes:

  • 500g de massa para pastel pronta;
  • 250g de carne moída refogada com cebola, alho e cheiro-verde;
  • Óleo para fritar;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Ketchup, Mostarda e Maionese Hellmann's;

Como fazer:

  1. Abra a massa e corte em círculos de 8 cm;
  2. Recheie cada disco com 1 colher de sopa de carne e feche com os dentes de um garfo ou com um equipamento próprio;
  3. Aqueça óleo a 180 °C e frite até dourar;
  4. Escorra em papel absorvente e sirva o pastelzinho quente.

Leia também: Melhor óleo para fritar: 7 tipos para ter pratos sequinhos e crocantes

Coxinha de frango

Salva-vidas em qualquer happy hour, a coxinha de frango agrada a todos. Aprenda como preparar este petisco tão amado pelos brasileiros:

Ingredientes:

  • 500 g de peito de frango desfiado e temperado a gosto;
  • Caldo de galinha Knorr para cozinhar o frango e para a massa;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 gemas de ovo;
  • 2 copos de 200 ml de leite;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • Óleo para fritar;
  • Temperos a gosto.

Como fazer:

  1. Cozinhe o frango com Caldo de Galinha Knorr[1]  até desfiar;
  2. Em uma panela com fogo baixo, misture a farinha, os ovos, o leite, a manteiga e o Caldo de Galinha Knorr para temperar até que forme uma massa homogênea.
  3. Modele as coxinhas, recheie com o frango e passe em ovo e farinha de rosca;
  4. Frite em óleo quente até dourar.

Bolinha de queijo

Petisco clássico, a bolinha de queijo agrada tanto quanto a coxinha e rende muito. Para fazer, repita a mesma massa da coxinha, e, em vez de frango, recheie com queijo minas cremoso ou muçarela e orégano. Empane em ovo, depois na farinha de rosca e frite.

Mini-hambúrguer

Mini-hambúrguer

Você pode revisitar um clássico norte-americano e montar mini-hambúrgueres que dão água na boca. Veja como fazer a montagem do lanche:

Ingredientes:

  • 500g de carne moída (você pode fazer um blend de cortes);
  • 10 pães de mini-hambúrguer;
  • 5 fatias de queijo cheddar;
  • 1 cebola roxa fatiada;
  • Maionese Hellmann’s;
  • Sal e pimenta a gosto.

 Como fazer:

  1. Tempere a carne e molde hamburguinhos de 50g;
  2. Grelhe por 2 minutos de cada lado;
  3. Monte no pão: maionese, hambúrguer, queijo, cebola;
  4. Sirva com palito para dar mais estabilidade na hora de comer.

Mandioca frita

Clássica de happy hours, a mandioca frita é um petisco bem brasileiro e fica ótima quando feita de maneira bem sequinha. Veja o passo a passo e aprenda:

Ingredientes:

  • 1kg de mandioca descascada e cortada em palitos;
  • Sal a gosto;
  • Óleo para fritar.

Como fazer:

  1. Cozinhe a mandioca em água e sal até ficar macia;
  2. Escorra e deixe esfriar;
  3. Frite em óleo quente até dourar e escorra em superfície absorvente;
  4. Polvilhe sal e sirva imediatamente.

Batata frita

Fatie batatas em palitos, deixe de molho em água fria por 30 min, seque e use a técnica de duas frituras para que fiquem em sequinhas. 130 °C para cozinhar e 180 °C para dourar, deixando esfriar um pouco entre as duas etapas.

Aprenda a fazer a batata frita perfeita! Siga nossas dicas para deixar o petisco sequinho e crocante, pontos que podem fazer a diferença para seus clientes. 

Espetinhos gourmet

Combine cubos de frango, pimentão e abobrinha em pequenos espetinhos, tempere com azeite e ervas e asse até ficar levemente tostado.

Bebidas para happy hour

O mix de bebidas é quase tão importante quanto a trilha sonora, pois ele define o ritmo da noite. Avalie o perfil do seu público primeiro.

Se vier em peso a turma de cervejeiros artesanais, garanta torneiras afiadas e rótulos exclusivos. Se for um público mais eclético, monte uma carta de coquetéis clássicos e autorais.

Pense também na sazonalidade, afinal, no verão drinks cítricos e refrescantes são os mais procurados. No inverno, cervejas mais encorpadas e vinhos podem ser interessantes.

Além disso, ter opções sem álcool bem elaboradas reforça a sua preocupação com a experiência de todos. Sucos, chás gelados artesanais ou “mocktails” criativos mantêm o clima festivo para quem não bebe, mas quer estar no meio da turma.

Use copos adequados, guarnições frescas e, se possível, em um bar bem iluminado para valorizar cada coquetel e estimular o compartilhamento nas redes sociais. O melhor marketing é o cliente fotografando e marcando o seu estabelecimento.

Cerveja e chopp

Selecione rótulos locais e artesanais de cervejas, se este for seu público. Invista também em chopes bem tirados e com colarinho denso.

Caipirinha de limão

A caipirinha de limão é um drink que costuma fazer bastante sucesso. Veja como fazer caipirinha de limão.

Ingredientes:

  • 1 limão tahiti cortado em 8 pedaços;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 50 ml de cachaça;
  • Gelo a gosto.

Como fazer:

  1. Macere o limão com o açúcar;
  2. Adicione gelo e cachaça;
  3. Misture com colher bailarina e sirva em copo baixo.

Gin tônica

O gin voltou à moda há alguns anos e segue invicto. Inove com gin nacional, adicione tônica, casca de limão siciliano e bagas de zimbro.

Drinks especiais

Crie menus autorais, como Aperol Spritz de maracujá ou mojito de abacaxi e explore frutas da estação. Pense também em quem está maneirando o uso de álcool e crie drinks virgens, ou sem álcool, mas com um excelente sabor e visual.

Sucos naturais

Sucos naturais de abacaxi com hortelã e laranja com cenoura. São refrescantes e sem álcool. Se quiser um suco que traz uma espuma densa e deliciosa e um sabor cítrico, misture abacaxi, maçã e suco de laranja. Coe antes de servir.

Estratégias para promover o happy hour

Um happy hour bem-sucedido começa antes de as luzes do escritório se apagarem. É preciso planejamento de calendário, definição de público-alvo e ações de comunicação bem alinhadas.

Manter um calendário fixo de temas das noites de happy hour norteia os frequentadores, que saberão exatamente quando voltar e levar amigos.

E, claro, não se esqueça do ponto de venda: displays no salão, cartazes com QR codes para o cardápio online e até flyers em mesas de almoço ajudam a reforçar a mensagem para quem ainda está trabalhando e pensando onde vai confraternizar no final do expediente.

Parcerias com influenciadores locais podem também amplificar o seu alcance e trazer um público novo sem grandes investimentos em mídia paga. 

Divulgação antecipada

Use redes sociais, e-mail marketing e quadros no salão para anunciar dias, pratos e preços. Se o seu bar servir refeições na hora do almoço, avise os clientes do happy hour e conte detalhes sobre como será esse momento e que tipos de comidas e bebidas irá servir.

Promoções sazonais

Crie dias temáticos como “quarta do mini-hambúrguer” ou “terça da caipirinha em dobro”. Oferecer outros tipos de entretenimento também ajuda. Um karaokê, por exemplo, é divertido e tem baixo custo.

Você pode também oferecer um programa de fidelidade, por exemplo: em que a cada 10 happy hours, o cliente ganha 1 bebida e 1 petisco. Tudo isso ajuda o cliente a decidir onde vai confraternizar após o dia de trabalho.

Leia também: Descubra promoções para restaurante que vão te ajudar a atrair e fidelizar clientes

Combos promocionais

Monte combos com petiscos + bebida a preço fixo. Isso facilita a decisão do cliente, que saberá exatamente quanto vai gastar em um happy hour com os colegas de trabalho. Veja algumas sugestões:

  • Porção de batata ou mandioca + um refrigerante;
  • Porção de salgados + duas cervejas;
  • Balde de cerveja + porção de mandioca e pastel;
  • Um drink + uma porção de batata;
  • Mini-hambúrgueres + três sucos ou três cervejas.

Parcerias

Faça parcerias e alie-se a marcas de cervejas locais ou fornecedores de ingredientes para promoções cruzadas e descontos que só o seu estabelecimento oferecerá.

Planeje hoje e lucre amanhã

Um happy hour bem estruturado atrai público fixo e coloca seu negócio em destaque sem grandes investimentos. Capriche em um cardápio que agrada sua clientela, em um ambiente acolhedor e na comunicação com o cliente. Pense nisso: cada final de tarde é uma chance de faturar alto.

Quer deixar os petiscos ainda mais saborosos? Veja receitas de molhos com maionese que ficam perfeitos para acompanhar sanduíches, salgados e porções. 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu