Estar atento às soluções sustentáveis na cozinha são um meio de adotar estratégias cotidianas que, uma vez incorporadas ao dia a dia, ajudam a mitigar os problemas ambientais.
No setor de alimentação fora do lar, essa demanda surge de várias frentes: clientes estão mais preocupados com o que consomem; as autoridades governamentais também estão adotando medidas de impacto; e, cada vez mais, os recursos naturais tornam-se escassos.
Neste artigo, você entende os benefícios de aplicar práticas sustentáveis no cotidiano de seu estabelecimento, lucrando mais ao mesmo tempo que ajuda o planeta.
Por que ter sustentabilidade na cozinha?
Primeiramente, a adoção de soluções sustentáveis na cozinha de seu negócio pode trazer benefícios para o negócio, tais como:
- Redução de custos ao se evitar desperdícios de insumos;
- Otimização de processos ao trabalhar com alimentos desidratados, por exemplo;
- Geração de melhores condições de negociação com os fornecedores ao comprar sazonal e localmente;
- Redução do tempo de cozimento nos preparos – o que significa menos gastos com gás e eletricidade.
Além disso, a crescente demanda dos consumidores por estabelecimentos que apoiem causas ambientais gera a necessidade de adaptação. Ao adotar práticas sustentáveis, o seu estabelecimento reduz o desperdício e convida os seus clientes a fazerem o mesmo.
3 práticas sustentáveis em restaurantes
Quando se trata de práticas sustentáveis em restaurantes, não podemos deixar de lado a importância de realizar a separação do lixo corretamente, levando em consideração a divisão entre orgânicos, resíduos sólidos recicláveis e rejeitos. Além dessas, há outras medidas mais operacionais, como a economia de água, por exemplo.
Há também diversas atitudes que você pode tomar para diminuir o impacto ambiental de seu estabelecimento de food service e tornar seu negócio ainda mais consciente.
Confira abaixo as soluções sustentáveis que separamos para você aplicar em seu negócio, com base no relatório Menus do Futuro.
1. Aproveitamento integral de insumos
No caminho para implementar soluções sustentáveis, aprender a utilizar da melhor forma o alimento disponível é fundamental, pois reduz o desperdício na cozinha, algo que, que além de ajudar o meio ambiente, diminui as despesas de seu estabelecimento. Dimensionar as porções de forma adequada e aproveitar a sazonalidade do alimento são outras escolhas que você pode fazer para prevenir o desperdício.
Folhas e talos de legumes, geralmente jogados no lixo, podem ser utilizados em receitas deliciosas. Além disso, as cascas nem sempre precisam ser removidas e, em muitas receitas, adicionam um sabor todo especial aos alimentos.
Na gastronomia sustentável, há maneiras estratégicas e criativas de fazer o reaproveitamento de alimentos.
2. Redução do uso de proteína animal
A redução do consumo de proteína animal é uma maneira de reduzir a pegada de carbono. A criação de animais para abate consome uma grande quantidade de água e gera um grande volume de desmatamento, enquanto a pesca gera a poluição nos oceanos.
Diante desse cenário, você sabia que o crescimento de receitas à base de plantas e vegetais nos menus é 15 vezes maior do que era há quatro anos? É o que aponta o relatório Menus do Futuro, elaborado cuidadosamente pela Unilever Food Solutions.
Variar as fontes de proteína de seu restaurante, faz dele um lugar agradável ao público vegano e vegetariano, ao mesmo tempo que torna as opções de seu menu mais amigáveis ao planeta. E, além de serem soluções sustentáveis para a sua cozinha, pratos com fontes diversas de proteína diversificam o valor nutricional.
Agora, como fazer isso na prática? Você pode incluir novas receitas ou ainda adaptar pratos que já existem no seu menu para versões veganas ou vegetarianas, que, quando preparados corretamente, ficam tão gostosos quanto suas versões originais. Para substituir pescados, por exemplo, você pode marinar abobrinha e berinjela em Tempero Meu Arroz Knorr, Sumo de Laranja e Shoyu Knorr.
3. Compra com fornecedores locais
O uso de ingredientes locais ajuda a reduzir a pegada de carbono na produção de alimentos, já que menores distâncias a serem percorridas para levar o produto até você, geram menos emissões de gases de efeito estufa por veículos.
Além disso, ao comprar de fornecedores locais, você tem um maior controle sobre a origem e a qualidade dos insumos que está utilizando em suas receitas – além disso, essa prática estimula a agricultura sustentável e possibilita melhores negociações na aquisição de ingredientes.
Mais soluções para a sustentabilidade: alimentos do futuro
Você sente que ainda precisa de mais soluções para a sustentabilidade? Saiba que alguns alimentos são o futuro. Fizemos uma lista de 50 ingredientes biodiversos, ecológicos e nutritivos que estão cada vez mais presentes na alimentação de quem se preocupa com a saúde e com o meio ambiente. Se está em busca de mais soluções sustentáveis para seu estabelecimento, confira a lista aqui!