Menu

Para quem procura facilidade no atendimento e gestão do negócio, mas principalmente para quem viu o movimento de clientes crescer e precisa de um atendimento mais automatizado, a comanda digital pode dar a agilidade que você procura no dia a dia do seu restaurante.

Mas afinal, vale a pena apostar na comanda digital para o food service? Te contaremos quais são as principais vantagens desse sistema para restaurante e o porquê você deve investir nessa tecnologia.

O que é comanda digital? 

A comanda digital nada mais é do que a versão digitalizada das famosas comandas de papel que já foram muito usadas em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos.

 

E não estamos falando do polêmico cardápio via QR code, são sistemas diferentes. Aqui, o cardápio pode sim ser online, mas a inovação beneficia principalmente o estabelecimento, que digitaliza as suas operações a partir desse tipo de comanda.

 

Com o avanço da tecnologia e com o objetivo de ter iniciativas mais sustentáveis, as comandas digitais dominaram os food services das capitais brasileiras e estão expandindo cada vez mais para otimizar a gestão desses lugares e mitigar erros com os clientes.

 

Como funciona o sistema de comanda eletrônica?

O sistema da comanda eletrônica é simples e muito integrado com as demais frentes do negócio, e pode ser dividido em algumas fases, veja:

 

  1. A interface: diga adeus para as comandas de papel. Os funcionários utilizam celulares ou tablets para anotar os pedidos, o que facilita também para o garçom ter controle do que foi solicitado e até mesmo verificar na tela se o item está disponível;
  2. Envio do pedido: enquanto o garçom ainda estiver na mesa, o pedido é enviado automaticamente para cozinha ou bar, dando agilidade a todo o processo de produção;
  3. Integração de sistemas: como dissemos, a comanda eletrônica pode ser integrada aos sistemas de controle de estoques e mercadorias e pode, inclusive, sinalizar as mesas que estão livres, ocupadas ou em fase de pagamento;
  4. Relatórios: dependendo do sistema de comanda contratado, é possível extrair relatórios e análises dos pedidos realizados, facilitando a gestão do negócio. 
Cliente realizando pedido com o garçom por meio de comanda digital

Quais as vantagens de adotar comanda digital no seu food service?

Para quem está sempre buscando inovação e as melhores práticas para tocar o estabelecimento, a comanda digital é uma opção muito bem aceita tanto pelos proprietários, quanto pelos clientes.

 

1. Automatização do atendimento

Com a comanda digital, todo o serviço é automatizado e é possível, inclusive, acompanhar as etapas de preparo e ter o controle do que está sendo pedido e feito no restaurante utilizando apenas o celular.

 

Na prática, como já te contamos, a comanda digital envia automaticamente para o bar ou cozinha e a solicitação do cliente já começa a ser produzida. E, dependendo do tipo de aplicativo de pedidos, o cliente pode acompanhar o status de sua solicitação.

 

2. Personalização de pedidos

A personalização dos pedidos fica ainda mais fácil com a comanda digital, pois o cliente ou garçom (dependendo do sistema) pode clicar de forma intuitiva nos itens que quer acrescentar ou remover no pedido.

 

Poder personalizar o pedido faz com que o cliente fique satisfeito pelo serviço, pois ele vai comer exatamente o que pensou.

 

3. Redução de erros nos pedidos e controle de custos

Assim como na personalização em que pedidos padrões podem sofrer alterações, aqui vai mais um benefício da comanda digital: a redução de erros no processo. Como tudo fica registrado na comanda, os funcionários podem checar exatamente o que foi pedido para evitar que a produção saia do solicitado.

 

Outro detalhe que contribui para o sistema do restaurante como um todo é no controle de custos, exatamente pela integração dos sistemas do estabelecimento.

 

4. Pagamento facilitado

Sabe aquela mesa enorme, com vários pedidos diferentes, que nem sempre as pessoas farão a divisão igualitária da conta final? Essa é uma das grandes vantagens da comanda digital.

Além da possibilidade de cada um ter a sua comanda, no próprio sistema também há personalizações para divisões simples e complexas da conta, além de mitigar erros matemáticos, pois a comanda tem precisão e transparência de tudo o que foi pedido.

Sem falar que, se você aposta em estratégias de retenção dos seus clientes, como cartões fidelidade e programas de desconto, isso pode ser implementado na comanda e já aplicado na conta final.

5. Uma opção mais sustentável 

Nós sabemos que os food services trabalham muito para minimizar o desperdício de alimentos, e a sustentabilidade é uma pauta muito urgente para esse tipo de estabelecimento. A comanda digital é uma forma de contribuir para a causa, visto que ela substitui o uso do papel em larga escala, promovendo práticas mais ecológicas.

 

Comanda eletrônica para restaurante otimiza toda a operação

 

O atendimento automatizado gera grande otimização do serviço, visto que ela agiliza a solicitação do cliente, facilita a compreensão de todo o time com relação ao que foi pedido, além de ser atualizado em tempo real. E o melhor: a comanda digital ainda pode ser utilizada na integração do sistema, facilitando o controle de vendas, estoque, gestão das mesas e dos pagamentos.

 

Não é à toa que diversos estabelecimentos têm procurado pela comanda digital como parte integrante do sistema para lanchonete ou restaurantes. Seja o seu negócio de porte pequeno ou grande, essa tecnologia vai facilitar os processos, evitar erros e deixar os seus funcionários brilharem com o atendimento ao cliente.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu