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Saber elaborar um cardápio de lanchonete que seja atrativo e ofereça opções diversas é fundamental para a prosperidade de seu estabelecimento. Nessa hora, é importante buscar referências e pesquisar para fazer o melhor menu possível, afinal, é através dele que os clientes conhecem o seu estabelecimento.

Por isso, separamos 7 estratégias para ter em mente na hora de montar um menu de lanchonete, desde os caminhos possíveis para conhecer bem seu público-alvo até as vantagens de investir em sazonalidade, ou quais itens você deve ter no cardápio. Para não errar, siga as dicas a seguir:   

 

1. Conheça seu público-alvo

É essencial conhecer quem são as pessoas que irão consumir seu menu para definir o seu público-alvo, suas preferências e o que esperam de seu estabelecimento.

Ao definir o perfil dos clientes, a região em que fica seu ponto de comércio e fazer uma boa observação da concorrência, fica muito mais fácil entender como precificar cardápio de acordo com estas características, assim como facilita na hora de pensar o cardápio. Se seu food service, por exemplo, fica em uma área comercial, você pode priorizar lanches rápidos, já que os funcionários das empresas nem sempre têm muito tempo disponível.

 

2. Planeje os itens do cardápio

Pense em cada item que irá compor o cardápio, como salgados, sanduíches, porções, bebidas, sobremesas e combos (lanche + bebida ou lanche + bebida e batata frita). Tudo isso facilita a vida do cliente, que espera um atendimento ágil e eficiente.

Pense também em pessoas com restrições alimentares, como vegetarianos, veganos e que não consumem glúten ou lactose. Quanto mais opções, mais chances de os clientes terem prioridade pela sua lanchonete.

 

3. Monte um cardápio simples

É por meio do cardápio que as pessoas conhecem as opções de lanches, os ingredientes e os preços, fatores determinantes na satisfação do cliente. Por isso, é muito importante elaborar um cardápio de lanchonete que seja simples.

Nessa missão, a ficha técnica é essencial, assim como é pensar com cuidado em todos os detalhes da apresentação, incluindo as imagens, para que o menu – físico ou em QR Code – seja o mais atraente possível. Pensando nisso, destacamos alguns pontos que não podem ser deixados de lado:

  • Primeira página: lanches quentes e naturais, sanduíches, hambúrgueres, beirutes e baguetes e hot dogs;
  • Segunda página: coxinha, rissole, kibe, esfihas, pão de queijo, tortas salgadas, pasteis, empadas;
  • Terceira página: cafés, chás, cappuccino, refrigerantes, água, água com gás, água de coco, sucos naturais ou industrializados;
  • Quarta página: bolos, tortas doces, sorvetes, pudim, frutas, balas, brigadeiros, brownie. 

 

4. Invista em um cardápio semanal

Ter um cardápio de lanchonete semanal pode ser um dos principais atrativos de um food service e uma boa alternativa para sair daquele modelo tradicional de lanches fixos, abrindo espaço para clientes com paladares variados.

Essa estratégia, além de mostrar que sua lanchonete está aberta à inovação, abre a possibilidade de seu estabelecimento oferecer diversos lanches e bebidas com ingredientes exclusivos aproveitando a sazonalidade dos alimentos – tema de nossa próxima dica.

5. Planeje um cardápio sazonal

Que tal ter um menu para lanchonete de acordo com as mudanças de estações do ano ou datas comemorativas? É o que chamamos de cardápio sazonal, em que há um maior aproveitamento de ingredientes correspondentes à época.

Um bom exemplo são a chegada do inverno, as festas juninas ou as comemorações de fim de ano, como Natal e Ano Novo, que são conhecidas por ingredientes específicos. Isso permite que você ofereça pratos da época, dando mais destaque e criando lanches exclusivos.  

 

6. Faça um bom uso dos insumos na sua cozinha

Um dos passos para ter lucro é o aproveitamento total dos ingredientes da cozinha, o que evita o desperdício e, consequentemente, os gastos extras com outros insumos.

Crie opções de lanches com o mesmo ingrediente. Por exemplo, a combinação de presunto e queijo pode ser usada em lanches, pasteis, tortas e salgados. Assim, você otimiza a cozinha, já que seus operadores irão preparar diversos lanches com o mesmo ingrediente.

Aqui, vale também destacar a importância de ter na rotina também diversas maneiras de reaproveitar os alimentos, deixando seu negócio mais sustentável. 

 

7. Ofereça combos de lanches

Muitas vezes os clientes preferem pedir por combos em lanchonetes, já incluindo no lanche, torta ou pastel a tradicional combinação de batatas-fritas e suco ou refrigerante.

E, para ficar ainda mais atrativo, invista no marketing ao criar nomes para os combos de lanches, o que ajuda o cliente a fixar o nome do pedido.

Como otimizar a preparação dos pratos

Agora que já conferiu nossas dicas para elaborar um cardápio de lanchonete, aproveite para pensar na eficiência da operação. Uma estratégia aliada é pensar em ingredientes versáteis e que dão um toque de sabor especial aos lanches, como o trio maionese, ketchup e mostarda. Uma boa alternativa é investir em diferentes opções de molho com maionese, enriquecendo os sabores do cardápio. 

Outra dica importante é descobrir os lanches mais populares do Brasil e não deixá-los de fora do seu cardápio de lanchonete. Com isso, seu food service será um sucesso.

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