Em eventos empresariais, as companhias tendem a apresentar uma longa lista de prioridades que ficam acima do coffee break corporativo. No entanto, a pausa para o cafezinho entre palestras, seminários e apresentações é um momento muito esperado e importante para os participantes - e ótima oportunidade para quem trabalha com alimentos.

Logo, a responsabilidade de organizar o coffee break para empresas recai, muitas vezes, sobre estabelecimentos de alimentação fora do lar. Será que o seu está pronto para atender a essa demanda?

O que é coffee break?

Todos que já participaram de um curso de longa duração, congressos e treinamentos, devem ter esperado ansiosamente pelo momento de desfrutar de alguns quitutes enquanto recupera o fôlego entre as apresentações. Esse momento de pausa para o café é o chamado coffee break. 

O coffee break corporativo é a hora certa para recarregar as energias, trocar uma ideia com outras pessoas enquanto participa de um lanche e, como o próprio nome sugere, tomar um  bom café. Ele é muito relevante para o sucesso de um evento, já que momentos de descontração como esse são fundamentais para networking e foco.

Além do mais, vale mencionar que ter esse tempo de qualidade no evento mostra aos participantes uma certa preocupação com absorção do conteúdo e bem-estar: o cérebro humano não consegue focar em tarefas por um tempo prolongado.

Por que oferecer serviço de coffee break empresarial no seu restaurante?

Agora que você já sabe o que é coffee break, seu restaurante pode aproveitar uma ótima oportunidade ao investir no serviço. Geralmente, essa demanda não exige muitos custos e pode gerar ótimos lucros, além de levar sua marca e seu tempero para uma grande quantidade de pessoas.

Quanto mais gente se encantar com sua comida, mais clientes você poderá conquistar. E, por se tratar de um serviço simples, há muito espaço para criatividade na hora de oferecer as pequenas porções em um coffee break corporativo.

Coffee break: o que servir?

Coffee break: o que servir?

Primeiro de tudo, entenda o evento e as necessidades dele: está previsto para durar um dia inteiro, uma semana, um final de semana? Serão quantas pausas? Dentro do seu planejamento, o que o restaurante pode oferecer - comidas, bebidas, utensílios, decoração…?

Bem, partindo das comidinhas, para começar a explorar as possibilidades, utilize seu próprio menu para preparar o coffee break corporativo. Comece selecionando pequenas porções do seu cardápio de entradas e sobremesas, além de salgados simples e certeiros que a sua equipe já está acostumada a fazer, com ingredientes de sua confiança. Para te ajudar na missão, neste artigo ensinamos ótimas receitas de finger food.

Então, ofereça opções para que os organizadores do evento possam provar e selecionar as que mais gostam. Por se tratar de alimentação para uma quantidade grande de pessoas, certifique-se de ter alternativas para dietas restritivas, como versões glúten free. Saiba mais sobre montagem de cardápio para celíacos.

Em um coffee break corporativo, espera-se encontrar algumas sugestões de petiscos salgados que agradam a grande maioria dos paladares brasileiros, e são as grandes estrelas da mesa, como:

-        pão de queijo

-        bolinha de queijo

-        sanduichinhos

-        massas folhadas

-        tortas

Secundários, mas ainda importantes, são os doces. Os clássicos representantes dessa categoria em coffee break de empresas são:

-        carolinas

-        tortas doces

-        bolos

-        frutas

-        biscoitos

Não se esqueça das bebidas! O café é fundamental e deve ser servido em grande quantidade, mas outras bebidas também precisam fazer parte do evento, como água, chá, refrigerantes e sucos.

Uma opção refinada que cai no gosto de eventos mais requintados são as águas aromatizadas com frutas e ervas. Cheque a viabilidade do menu com sua equipe e fornecedores para garantir o melhor do coffee break para empresas.

Atente-se ao relógio!

Um detalhe que você precisa considerar é o horário em que o coffee break empresarial será servido. Apesar de o papel do serviço não ser substituir uma refeição, há itens que podem variar a depender do período do dia.

Por exemplo, durante a manhã são esperados itens de café da manhã, muitos deles já mencionados em nossa lista. Perceba que você pode, ainda, dispor de pães, frios e manteiga para os próprios participantes se servirem.

Já para o horário do almoço, sanduíches com mais recheio são ideais. Na intenção de garantir equilíbrio nutricional, tenha opções de proteínas, saladas e molhos no menu.

À noite, não poderia ser diferente: é a hora dos coquetéis! Diversão e sofisticação são palavras de ordem para um coffee break corporativo que acontece mais tarde. 

Como montar uma mesa de coffee break empresarial

Para oferecer uma mesa de coffee break corporativo completa que chame atenção dos envolvidos, separamos algumas dicas.

  • Identifique os pratos! Por meio de etiquetas, coloque o nome de tudo aquilo que estiver exposto na mesa, bem como possíveis alérgenos;
  • Separe as comidas em grupos, como salgados, lanches, doces e bebidas. Garanta que o acesso de quem vai comer seja fácil;
  • Para eventos maiores, divida o coffee break empresarial em ilhas;
  • Não subestime a quantidade de guardanapos, copos e pratos. Todos esses itens também precisam estar posicionados na visão do público, mas não necessariamente na mesa de comidas caso não ornem com a estética.

Com as nossas dicas, qualquer coffee break corporativo que contar com o serviço do seu restaurante será um sucesso. Aproveitando, que tal saber mais sobre como diminuir custos e aumentar lucros?

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu