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No ambiente competitivo do setor alimentício, dicas para atrair clientes são bem-vindas no processo de impulsionar o faturamento. Para isso, você pode se valer de estratégias práticas que vão não só chamar a clientela, mas mantê-la satisfeita e engajada.

O objetivo deste guia é tornar os operadores do food service capazes de enfrentar os desafios do mercado, atrair uma base sólida de clientes e manter um crescimento sustentável mesmo em momentos delicados -- como a época de impacto da inflação, um dos fatores que explicam termos hoje mais de um quarto dos estabelecimentos realizando prejuízo, de acordo com a ABRASEL.

Neste artigo, apresentaremos 12 dicas para atrair clientes – todas elas práticas e de baixo investimento, para ajudar no sucesso de seu negócio. Você estará no caminho certo para aprimorar sua abordagem de marketing, melhorar a experiência do cliente e alcançar maior rentabilidade no segmento.

Vamos explorar cada uma dessas estratégias e descobrir como elas podem transformar positivamente o seu estabelecimento gastronômico?

1. Faça parcerias

Busque apoio em redes de empresas que tenham serviços ou produtos relacionados (e não concorrentes) ao que você oferece. Por exemplo, um restaurante de sushi pode oferecer como brinde o café de uma padaria local quando o cliente consumir determinada quantia e vice-versa.

2. Ofereça ações promocionais

Avalie a possibilidade de implementar descontos em dias e horários com menor movimento. Combos promocionais, desconto progressivo e brindes são importantes dicas para atrair clientes – desde que, claro, sejam bem divulgadas. Dessa forma, estrategicamente, você distribui o fluxo de consumo no estabelecimento.

3. Realize um atendimento impecável

A primeira impressão é a que fica. Invista em uma experiência cativante, personalizada, ágil e de alta qualidade desde o primeiro contato. Você pode, ainda, fazer isso de forma personalizada – conheça seus clientes pelo nome, faça recomendações com base em suas preferências e demonstre genuíno interesse em proporcionar uma experiência satisfatória. Criar vínculo emocional é uma das mais importantes dicas para atrair clientes.

4. Esteja em dia com o marketing digital

Como anda a sua presença online? Atualmente, praticamente não tem como atrair clientes sem um site profissional e perfis atualizados nas redes sociais. Estar por dentro das estratégias de marketing digital é uma das mais eficientes dicas para atrair clientes do mundo virtual.

5. Fortaleça a imagem da sua marca

Tenha uma identidade visual definida com cores e personalidade que condigam com o serviço e os ideais do seu negócio. Uma marca marcante e consistente no imaginário das pessoas ajuda a diferenciar seu estabelecimento da concorrência, tornando-o facilmente reconhecível e fortalecendo a aproximação dos clientes que se identificam com seus valores e proposta gastronômica.

6. Priorize a experiência do cliente

Não só no atendimento, mas as percepções do cliente precisam ser positivas também na pré-compra, consumo e pós-compra. Não basta oferecer o melhor cardápio, acompanhe toda a jornada e identifique o que pode ser aprimorado na experiência do cliente. Saiba como encantar o consumidor. Esse é bom modo de tornar seus clientes fiéis.

7. Tenha um espaço agradável

O marketing não é só online, uma fachada convidativa é importante em locais movimentados. A decoração e a atmosfera do restaurante podem fazer uma grande diferença na experiência geral de quem consome. Tornar o ambiente acolhedor também é uma das mais relevantes dicas para atrair clientes.

8. Organize processos

Não tem como fugir, é notável quando um restaurante não possui processos padronizados. O improviso abre margem para erros e espanta a clientela para longe -- prato atrasado, atendimento lento ou um talher mal-higienizado provavelmente não vão proporcionar oportunidade para uma segunda chance. Saiba como fazer a padronização da operação.

9. Ofereça cardápio inclusivo e diversificado

Tenha opções para dietas restritivas em seu cardápio, como opções sem glúten e adaptações sem lactose. Investir em cardápio sazonais também é uma forma de inovar e uma estratégia para atrair clientes em datas especiais. 

10. Solicite feedback e aja sobre ele

Entre as boas dicas para atrair clientes, uma bastante simples de implementar é pedir aos clientes que compartilhem suas opiniões sobre a experiência no seu restaurante e utilize esses feedbacks para melhorar constantemente. Aproveite para se informar também sobre como eles conheceram o estabelecimento.

11. Realize eventos e promoções temáticas

Promova eventos temáticos ou noites especiais para atrair diferentes públicos e criar experiências memoráveis. Por exemplo, noites de música ao vivo, festivais gastronômicos ou celebrações de datas comemorativas. Essas ações ajudarão a atrair novos clientes interessados no evento e a fidelizar aqueles que buscam experiências únicas.

12. Implemente programas de indicação de clientes

Incentive seus clientes satisfeitos a indicarem o seu negócio para amigos e familiares. Crie um programa de indicação com benefícios para ambas as partes, como descontos para o cliente indicado e recompensas para aquele que fez a indicação.

Ao fazer ações como essas, você cria uma proximidade com o cliente, que se torna fiel e tende a multiplicar a informação sobre a ação organizada pelo seu food service para outras pessoas, ampliando o alcance.

Como alcançar o sucesso de longo prazo em seu negócio?

É fundamental para um restaurante saber como fidelizar clientes. Essa estratégia é essencial para garantir o sucesso a longo prazo do negócio. Para isso, é preciso:

  • Oferecer uma experiência excepcional, desde o momento em que ouvem falar do estabelecimento até o pós-atendimento.
  • Contar com atendimento de qualidade, com uma equipe treinada e atenciosa
  •  variedade de pratos apetitosos, preparados com ingredientes de alta qualidade.
  • Manter um ambiente agradável e acolhedor
  • Oferecer programas de fidelidade, promoções especiais e eventos temáticos para recompensar e engajar os clientes regulares.

Ao personalizar o atendimento e demonstrar cuidado e atenção aos detalhes, é possível formar uma base sólida de clientes fiéis que irão retornar ao restaurante e podem até se tornar defensores da marca, bem como atrair mais clientes por meio de recomendações positivas.

Além de atrair, valorizar os clientes é peça-chave para o sucesso

Após nossas dicas para atrair clientes e conseguir uma base de consumidores fiéis, é preciso valorizá-los para fortalecer o relacionamento e incentivar sua fidelidade contínua. Existem diversas maneiras de fazer isso, como oferecer benefícios, como descontos especiais, brindes ou até mesmo convites para eventos exclusivos.

Você ainda pode reconhecer e recompensar a preferência desses clientes por meio de um tratamento personalizado, como cumprimentá-los pelo nome, lembrar de suas preferências e garantir que recebam um atendimento excepcional em cada visita.

Não obstante, manter uma comunicação regular, seja por meio de newsletters ou mensagens personalizadas, também é uma forma eficaz de valorizar e manter os clientes fiéis informados sobre novidades, promoções e eventos especiais.

A importância de entender o comportamento do cliente

Conheça bem seus clientes para tomar decisões estratégicas. Isso inclui saber quais pratos são mais pedidos, identificar os horários de maior movimento e estimar o tempo médio de permanência dos clientes. Essas informações são valiosas para oferecer o produto certo ao consumidor certo e saber como fidelizar clientes.

Busque estar ciente do histórico da demanda, dias, horários e épocas mais movimentadas, para fazer previsões de venda. Essas ações contribuem para um melhor conhecimento dos serviços oferecidos e dos clientes, permitindo uma gestão mais eficiente e estratégica do restaurante.

Agora que você já conheceu diversas dicas para atrair clientes, e também estratégias eficientes para fidelizar e entender a clientela de seu food service, saiba como lidar com os imprevistos corriqueiros de um food service com maestria.  

 

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