A versatilidade da mandioca está até na forma de se referir a ela, seja macaxeira, maniva, ou aipim, os olhos da culinária sempre se voltam para a mesma planta nativa, enraizada na cultura brasileira antes de mesmo desse território se chamar assim. Cada parte da planta pode ser aproveitada de diferentes maneiras - da raiz à folha, tudo é utilizado na culinária.
Agora, conheça mais do ingrediente e se delicie com seis formas de incluir a mandioca no menu de seu restaurante, além de aprender como ela pode até mesmo ser protagonista no cardápio para celíacos.
Por que a mandioca é considerada um ingrediente curinga?
A mandioca conquistou seu lugar de destaque na gastronomia não apenas por suas raízes históricas profundas, mas também por sua incrível versatilidade. Desde lanchinhos rápidos a menus criativos, doces ou salgados, a mandioca se encaixa em uma variedade de preparações que agradam os paladares mais exigentes.
Poucas plantas são popularmente aproveitadas na íntegra, desde a raiz até as folhas, o que confere uma ampla gama de texturas e sabores para se explorar, principalmente na culinária típica do Norte. Além disso, a versatilidade da mandioca é marcada por ter grande disponibilidade, bom preço e resistência, fatores que contribuem para o status de curinga do ingrediente.
Quais os principais produtos da mandioca?
Uma única planta dispõe uma variedade de produtos que podem ser explorados em diferentes receitas com mandioca. Aqui estão alguns dos principais derivados da mandioca:
- Farinha de mandioca: a raiz é descascada, ralada e seca, resultando em uma farinha que pode ser utilizada em diversos pratos, desde farofas até bolos e pães;
- Goma de tapioca: farinha grossa obtida a partir da fécula extraída da mandioca
- Polvilho: doce ou azedo, é a transformação da massa da mandioca em uma farinha bem fina por meio da moagem e peneiragem da raiz
- Tucupi: líquido amarelo extraído da mandioca brava, que é fervida e fermentada para remover toxinas.
- Folhas de mandioca: Após um processo de cozimento prolongado para remover toxinas, as folhas são utilizadas no preparo da maniçoba, um prato tradicionalmente consumido durante festividades e eventos especiais nortistas.
Com diferentes texturas e aplicações, os produtos da mandioca podem ser ingredientes de mais receitas do que podemos contar. A seguir, selecionamos seis maneiras estratégicas de aproveitar essa planta em seu food service.
6 maneiras de incluir a mandioca no menu
Explorar a versatilidade da mandioca na cozinha é uma jornada emocionante e deliciosa. Aqui estão 5 pratos com mandioca como protagonista. De quebra, você ainda pode acessar algumas receitas com o melhor da versatilidade: macaxeira e produtos UFS.
1. Purê de mandioca
Começando pelo simples, ou básico bem-feito. Em combos de lanches ou prato executivo, substitua batatas fritas, que muitas vezes chegam murchas do delivery, por um purê diferenciado. Ou aposte no purê de mandioca como base para um escondidinho de carne, frango ou legumes para uma textura cremosa com sabor autêntico. Você ainda pode tratar como um acompanhamento como nesta receita de purê de mandioca com picanha na chapa.
2. Tapioca ou beiju
Destaques da culinária nordestina, seja o beiju, feito da massa da mandioca, ou a tapioca, feita da goma, ambos servem como opções para refeições leves e nutritivas. Com sua versatilidade, podem ser recheados com uma variedade de ingredientes doces ou salgados, como queijo, frutas, carne, chocolate. Explore também outros formatos, como o clássico dadinho de tapioca.
3. Petiscos de Mandioca
Por exemplo, surpreenda seus clientes com uma versão diferente da clássica coxinha, utilizando massa de mandioca para um sabor mais característico. Também, o polvilho é o amido da mandioca, ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, petiscos amados pelos brasileiros.
4. Farinha de Mandioca
Adicione farinha de mandioca torrada a vegetais refogados para criar uma farofa crocante e saborosa, perfeita como acompanhamento para diversos pratos. Originalmente brasileira, esta receita de farofa de banana vai bem com peixes, aves e carnes grelhadas.Você também pode inovar no empanamento com esse ingrediente para explorar sua crocância.
5. Maniçoba
Além dessas opções, a mandioca também pode ser o ingrediente principal de pratos típicos, como a maniçoba. Esse prato é preparado com folhas de mandioca cozidas lentamente com carnes defumadas, resultando em um guisado rico em sabor e tradição conhecido como “feijoada sem feijão”. Vale lembrar que ingredientes e pratos da região norte são destaque nas food trends 2024.
6. Doces de Mandioca
Deixe a clientela se deliciar com o famoso bolo de mandioca, que combina a textura macia e úmida da mandioca com o sabor do coco e do leite condensado. Ou experimente os deliciosos doces de mandioca, como cocadas e bolinhos, que encantam o paladar com sua doçura e consistência única.
Como aproveitar a mandioca para a elaboração de cardápios para celíacos?
A versatilidade da mandioca também beneficia de forma segura a elaboração de cardápios destinados a celíacos. Naturalmente livre de glúten, sua farinha e fécula podem ser substituição à farinha de trigo, pois possuem um alto teor de amido, o que confere uma textura macia e leve aos alimentos. Utilize a farinha de mandioca ou a fécula de mandioca para preparar pães, bolos e tortas sem glúten.
Com criatividade, é possível desenvolver deliciosas opções de preparos que atendam às restrições alimentares dos clientes sem abrir mão do sabor e da textura. A mandioca também brilha em opções veganas ou pratos livres de lactose.
Com suas múltiplas formas de preparo, desde purês até petiscos e doces, a mandioca oferece um mundo de possibilidades para enriquecer o cardápio de qualquer estabelecimento gastronômico e, de quebra, é ferramenta para o tornar mais inclusivo.