Encontrar o equilíbrio entre tradição e inovação é um dos principais desafios de qualquer chef. Manter os pratos consagrados e com grande saída no menu é uma importante fonte de lucro e sucesso. Mas é preciso sempre ir além, oferecendo novidades e surpreendendo o paladar dos clientes.
Um cardápio atraente ajuda a promover a fidelização da clientela. Além de demonstrar que você está interessado em sempre agradar e oferecer o melhor, ainda evita que o público enjoe do seu menu. E qualquer estabelecimento pode inovar, basta usar a criatividade.
Jorge Cury, proprietário do restaurante Rodó, costuma apostar nas mudanças periodicamente. Os anos de experiência lhe ensinaram que caprichar nos detalhes gera ótimos resultados.
![](/dicas-e-servicos/seu-negocio/inovar-sem-errar/_jcr_content/parsys/content/image.img.jpg/1590342798460.jpg)
Cinco regras de ouro para ousar sem errar
- Conheça o seu público: essa é a regra fundamental para que as outras possam ser seguidas com sucesso. Saber as razões pelas quais os clientes frequentem o seu estabelecimento. É por meio delas que você vai analisar o que pode ou não funcionar.
- Mantenha o preço médio: a questão financeira é sempre importante. Se a relação custo-benefício não for vantajosa para você nem para o cliente, não vale a pena incluir algo novo.
- Surpreenda, mas não assuste: receitas conhecidas com um toque diferente, acompanhamentos inusitados e novos pratos alinhados com a proposta da casa são sempre a melhor opção.
- Otimize sua cozinha: opte por receitas que usem pelo menos alguns ingredientes ou bases comuns a outros pratos, assim, os elementos diferentes não interferem tanto nos custos ou no dia a dia da cozinha.
- Invista no marketing: divulgue sempre os novos pratos por meio de publicidade, mala direta ou promoções. A propaganda gera curiosidade e aguça os sentidos!