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Encontrar o equilíbrio entre tradição e inovação é um dos principais desafios de qualquer chef. Manter os pratos consagrados e com grande saída no menu é uma importante fonte de lucro e sucesso. Mas é preciso sempre ir além, oferecendo novidades e surpreendendo o paladar dos clientes.

Um cardápio atraente ajuda a promover a fidelização da clientela. Além de demonstrar que você está interessado em sempre agradar e oferecer o melhor, ainda evita que o público enjoe do seu menu. E qualquer estabelecimento pode inovar, basta usar a criatividade.

Jorge Cury, proprietário do restaurante Rodó, costuma apostar nas mudanças periodicamente. Os anos de experiência lhe ensinaram que caprichar nos detalhes gera ótimos resultados.

Cinco regras de ouro para ousar sem errar

  1. Conheça o seu público: essa é a regra fundamental para que as outras possam ser seguidas com sucesso. Saber as razões pelas quais os clientes frequentem o seu estabelecimento. É por meio delas que você vai analisar o que pode ou não funcionar.
  2. Mantenha o preço médio: a questão financeira é sempre importante. Se a relação custo-benefício não for vantajosa para você nem para o cliente, não vale a pena incluir algo novo.
  3. Surpreenda, mas não assuste: receitas conhecidas com um toque diferente, acompanhamentos inusitados e novos pratos alinhados com a proposta da casa são sempre a melhor opção.
  4. Otimize sua cozinha: opte por receitas que usem pelo menos alguns ingredientes ou bases comuns a outros pratos, assim, os elementos diferentes não interferem tanto nos custos ou no dia a dia da cozinha.
  5. Invista no marketing: divulgue sempre os novos pratos por meio de publicidade, mala direta ou promoções. A propaganda gera curiosidade e aguça os sentidos!
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