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A Matriz BCG é essencial para auxiliar os empreendedores de negócios gastronômicos na busca por otimizar o portfólio de produtos e serviços de seu estabelecimento. Essa ferramenta permite uma avaliação objetiva dos itens do menu, identificando opções que merecem mais destaque e outras que devem ser descontinuadas, entre outras possibilidades.

Neste artigo, explicamos o que é matriz BCG e como ela deve ser usada para classificar itens do cardápio para uma gestão estratégica do que é oferecido pelo seu negócio. Além disso, destacamos a importância de revisar o portfólio periodicamente em food services. Vem com a gente!

 

O que é Matriz BCG?

A matriz BCG foi desenvolvida pela Boston Consulting Group para ajudar empresas a classificar seus produtos ou serviços com base em dois critérios: taxa de crescimento do mercado e participação de mercado relativa.

A partir desses dois pilares, o empreendedor organiza a matriz dividindo os produtos em quatro grupos: estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e abacaxis, tendo um olhar amplo de onde o menu traz lucro ou prejuízo, permitindo uma gestão estratégica do negócio. 

 

Para que serve a Matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta estratégica adequada para quem precisa analisar o desempenho de produtos e serviços, sendo especialmente útil em negócios gastronômicos.

Ela permite classificar os itens do menu de forma objetiva para identificar quais devem receber mais investimentos, quais precisam ser reavaliados e quais podem ser descontinuados. Além disso, esses dados ajudam o operador em outros dois passos importantes de gestão, como o cálculo do Custo por Mercadoria Vendida e a elaboração de fichas técnica dos pratos.

No contexto de um restaurante, essa classificação dos produtos conforme a Matriz BCG pode revelar, por exemplo, que determinados pratos geram um alto retorno financeiro e precisam ser promovidos, assim como identifica outros preparos que consomem muitos recursos sem gerar o lucro esperado e, portanto, devem ser reestruturados ou eliminados.

 

Como a Matriz BCG ajuda a classificar itens do menu e direcionar investimentos?

Como vimos anteriormente, os produtos são divididos nas seguintes categorias: estrelas, vacas leiteiras, pontos de interrogação e abacaxis.

Por exemplo, um prato estrela pode ser uma sobremesa inovadora, como uma torta exclusiva que está fazendo sucesso e atraindo novos clientes. Esse prato tem alta participação no menu e está em um mercado de rápido crescimento. A decisão seria investir ainda mais na sua promoção e produção.

Já um prato vaca leiteira pode ser um clássico do cardápio, como um prato de massas tradicional que sempre tem boa saída e gera lucro estável. Nesse caso, deve-se manter a oferta, mas não precisa fazer grandes investimentos adicionais, pois o mercado para esse produto já é maduro.

Enquanto isso, um item na categoria de ponto de interrogação pode ser uma nova entrada introduzida recentemente no menu. Ele tem potencial, mas ainda não atraiu muitos pedidos. Aqui, a matriz BCG ajuda a decidir se vale a pena investir mais na sua divulgação ou reformular o prato para melhorar sua aceitação.

Por fim, um abacaxi pode ser uma bebida que custa caro para produzir, mas que poucos clientes pedem. Nesse caso, a melhor solução pode ser descontinuar esse item do cardápio.

Gerente de café ajustando detalhes do processo de Matriz BCG, enquanto funcionário prepara pedido de cliente

Quando é hora de rever o portfólio por meio da análise da Matriz BCG?

Como vimos no exemplo acima, com a análise da matriz BCG, o empreendedor pode concluir que é melhor remover a “bebida abacaxi” do cardápio e redirecionar os recursos para produtos mais rentáveis.

Além disso, a matriz permite ajustes contínuos. Se, por exemplo, a sobremesa "estrela" começar a perder popularidade, pode ser reclassificada como "ponto de interrogação". Nesse caso, é ideal decidir se investe mais para revitalizá-la ou se opta por retirá-la do menu.

A análise periódica ajuda a manter o cardápio competitivo, ajustando o foco conforme o desempenho de cada produto. 

Agora que você entende por que a matriz BCG é uma ferramenta vital para garantir que os investimentos sejam direcionados para os produtos certos, que tal descobrir outras dicas para maximizar a lucratividade e o sucesso de seu estabelecimento.

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