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Como já diz o nome, um restaurante de comida à la carte (que em francês significa “como está no cardápio”) apresenta as opções de refeição como pratos já montados e listados em um menu.

Nesse modelo, já que os clientes precisam esperar que a comida seja preparada, eles costumam passar mais tempo no estabelecimento. Além disso, em contraponto à comida por quilo - refeição rápida e barata feita na correria do dia a dia -, o menu à la carte pode ser sinônimo de uma refeição mais refinada feita com mais calma.

Vem com a gente conferir as vantagens e as desvantagens desse tipo de negócio!

Afinal, como funciona um menu à la carte?

Quando se pensa em um cenário de restaurante, geralmente vêm à sua cabeça sentar-se à mesa, ler o cardápio e fazer o seu pedido ao garçom, certo? Pois é exatamente isso que nos faz compreender o que é prato à la carte ou como opera um estabelecimento que segue essa linha. 

Com menos variações e liberdade do que um menu self service, a comida à la carte é servida conforme a demanda do cliente, o que exige bastante planejamento. Com uma boa organização, você tem a possibilidade de pensar os pratos de longo prazo e escolher aqueles que você quer que sejam a cara do seu restaurante. Também, dá pra investir em menus sazonais com mais personalidade.

O cálculo do valor dos pratos pode ser feito com base na ficha técnica e no CMV: já que cada uma apresenta um valor fixo, isso facilita seu controle e planejamento de caixa, em comparação à realidade da comida a quilo.

Quais as vantagens e desvantagens da comida à la carte?

É preciso considerar se esse modelo de refeição atende ao que você espera para o seu estabelecimento. Para isso, temos uma lista de possíveis vantagens e desvantagens da comida à la carte.

Vantagens:

  • Experiência além do prato: como o cliente passa mais tempo em seu restaurante, cria-se um cenário ideal para proporcionar uma experiência diferenciada que vai além da comida servida;
  • Construção de marca: ainda no tópico da experiência, você pode construir uma identidade mais forte para seu restaurante a partir dos pratos à la carte;
  • Padronização dos produtos: já que você vai servir sempre os mesmos pratos, é mais fácil se planejar com os ingredientes e as preparações;
  • Higiene: já que a refeição é servida diretamente aos clientes, a comida não fica exposta, o que pode gerar a percepção que é um modelo mais higiênico.

Desvantagens:

  • Maior investimento em serviços: a comida à la carte requer a presença de uma equipe ampla de garçons, portanto o investimento deve ser maior;
  • Preços mais altos: nesse modelo de restaurante, o investimento por prato é maior, o que pode atrair menos clientes quando os custos são repassados;
  • Desperdício: no serviço à la carte, como o cliente não consegue colocar no prato apenas o que vai consumir, a taxa de desperdício pode ser igualmente maior.

Como abrir um restaurante à la carte

Como abrir um restaurante à la carte

Como apontamos anteriormente, uma das maiores vantagens de operar um restaurante à la carte é construir uma identidade para seu cardápio. Por isso, escolha um padrão – pode ser comida brasileira, comida japonesa, lanches, comida saudável ou até algo mais ousado como culinária molecular! Especialize-se no tipo de culinária escolhida e venda essa identidade aos seus clientes.

Um menu mais enxuto pode ser vantajoso para evitar desperdícios e facilitar o trabalho da equipe da cozinha. Aproveite para otimizar ao máximo sua operação com produtos versáteis e de qualidade, como a nossa linha de soluções para seu negócio.

O investimento no local é indispensável. As mesas precisam ser confortáveis e podem conter condimentos, como sal, pimenta e azeite, e guardanapos para que o cliente não precise sempre ficar pedindo algo ao garçom.

Além disso, é preciso que as mesas tenham bastante espaço entre si para que a equipe se movimente livremente e de forma rápida por entre os clientes. Para mais dicas sobre o funcionamento do seu negócio, você pode conferir nosso artigo sobre como administrar um restaurante.

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