Menu

Está aí mais uma tradição italiana que o brasileiro abraçou com muito amor: a pizza. E, claro, assim como todos os pratos, abrasileirou e deu um toque mais do que especial na massa e nos recheios.

Hoje, sem dúvida, pode-se dizer que a pizza é um dos pratos italianos mais amados no Brasil. Estima-se que o país produza aproximadamente 3 milhões de pizzas por dia, sendo 870 mil apenas no Estado de São Paulo.

Esse frisson em torno da pizza não é à toa. Quem resiste a uma massa macia e crocante, molho perfumado e queijo derretido que forma o fio interminável na primeira mordida? Em um mercado tão competitivo, porém, oferecer uma pizza comum já não basta.

Para se destacar, seja em um restaurante, padaria ou lanchonete, é preciso elevar o padrão com ingredientes premium, massas artesanais e molhos feitos na hora.

E, todos os anos, você pode aproveitar o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho, como gancho para conquistar clientes dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência única.

Pizza artesanal como diferencial no food service

Nos últimos anos, a pizza artesanal tem ganhado destaque, principalmente por conta do aumento das pizzarias no estilo napolitano. Na Itália, a pizza é famosa em todos os lugares, mas é inegável que é a de Nápoles que representa o país.

A base de tudo está na massa de pizza: é ela que sustenta sabores e garante maciez e crocância na medida certa. No caso da pizza napolitana, a fermentação da massa é lenta, o que faz com que ela se torne leve e o cliente não se sinta pesado depois de alguns pedaços.O recheio da pizza artesanal também precisa ser diferenciado. No estilo napolitano, o recheio é menos farto, mas é justamente o que traz mais sabor e charme à pizza. Que tal, então, oferecer a clássica pizza margherita, que leva molho de tomate artesanal, muçarela de búfala e manjericão?

Massa de pizza de fermentação lenta

Por lembrar a pizza napolitana, a massa de pizza de fermentação  natural é um plus  para o seu negócio. E não é tão difícil assim de fazer, basta se programar para isso.

Reserve ao menos 24 horas para que a massa cresça devagar, seja em temperatura controlada ou sob refrigeração.

O processo de fermentação lenta desenvolve sabor complexo, melhora a textura e cria aquela casca levemente crocante  que faz sucesso nas pizzarias artesanais de estilo napolitano.

Massa de pizza integral

Misture farinhas brancas e integrais para agregar fibras e sabor mais terroso. A massa integral mantém boa elasticidade quando hidratada do jeito certo e atrai clientes preocupados com saúde que não querem sacrificar o paladar.

Massa de pizza sem glúten

Para atender a um público restrito e, principalmente clientes que são celíacos e não consomem glúten, você pode oferecer uma versão com farinha de arroz, polvilho e goma xantana. Ou, se preferir, uma massa feita também com grão-de-bico.

A textura não será idêntica à tradicional, mas as opções sem glúten ampliam seu alcance e demonstram atenção às necessidades do cliente.

Mas atenção: a massa só será verdadeiramente sem glúten se for manipulada em um ambiente livre de farinhas com glúten. Atente-se a isso, pois clientes celíacos não podem ter o menor contato com a proteína do trigo (glúten), e a contaminação cruzada pode até mesmo arriscar suas vidas.

Para quem restringe o glúten por outras razões, essa possível pequena contaminação não costuma causar problemas. Porém, seja transparente e sempre avise isso ao seu cliente.

Molho artesanal para pizza

O molho de tomate artesanal faz toda a diferença. Por ser base da pizza, o seu cliente vai, sem dúvida, notar toda a dedicação que você teve para oferecer os melhores ingredientes para o molho. Aprenda a fazer uma receita especial:

Ingredientes:

·       6 tomates italianos maduros;

·       Azeite extravirgem;

·       1 dente de alho fresco e picado;

·       Sal;

·       Pimenta-do-reino;

·       Folhas de manjericão fresco picadas.

Como preparar: 

Cozinhe os tomates até a pele começar a se soltar. Retire a pele, corte ao meio e descarte as sementes. Bata no liquidificador até ficar liso ou, se preferir um molho mais rústico, deixe em pequenos pedaços. Em uma panela, refogue o alho no azeite, acrescente o tomate batido e as folhas de manjericão picadas. Deixe ferver até reduzir, acrescente a pimenta-do-reino e ajuste o sal.

Esse molho é diferenciado por conta da acidez equilibrada e do aroma, que combina perfeitamente com qualquer recheio.

Para facilitar a sua rotina na cozinha, faça um delicioso molho com a Base de Tomate Desidratado Knorr Professional, que traz a cor, a textura e acidez do molho de tomate, tende mais e é rápido de preparar.

Leia também: 4 dicas de como montar uma pizzaria delivery de sucesso

Sabores de pizza com ingredientes premium

É hora de soltar a imaginação do chef e criar sabores de pizzas diferentes que se assemelhem a obras de arte no prato.

Burrata

A burrata tem uma cremosidade incrível e já traz uma sofisticação à pizza. Coloque fatias após a saída do forno, regue com azeite trufado e finalize com folhas de manjericão.

Presunto de Parma

Close em pizza de fiori de latte com presunto de parma.

Finas lâminas de presunto de Parma combinam com rúcula fresca e lascas de parmesão em uma pizza bianca, aquela feita sem molho de tomate.

Funghi

Misture cogumelos secos e frescos (shitake, shimeji e champignon) refogados no óleo do azeite e alho. Finalize com tomilho fresco.

Pancetta

Cubos crocantes de pancetta salpicados sobre massa fina com molho de tomate artesanal dão sabor defumado e textura irresistível. Adicione queijo para equilibrar os sabores.

Pesto

Espalhe uma fina camada de molho pesto no lugar do molho de tomate e cubra com tomate-cereja e queijo de cabra. O resultado é uma pizza com as cores da Itália, com os aromas e sabores vibrantes da terra da bota.

Uma outra opção é colocar um pouco de molho pesto sobre pizzas de queijos leves, como burrata ou muçarela.

Até onde a criatividade do chef levar

Experimente oferecer pizzas com sabor agridoce, como:

-          geleia de pimenta com queijo brie;

-          figos frescos com presunto parma ;

-          cebolas caramelizadas com ricota ou queijo de cabra.

Tábua de madeira com pizza retangular de figo e presunto parma. Ao redor, pedaços de figo e folhas de manjericão.

Cada combinação é uma oportunidade de surpreender e justificar preços mais elevados! 

Como oferecer as pizzas gourmet

Ter a pizza perfeita é só o primeiro passo. É preciso, como diz o ditado, “vender o peixe” para atrair os clientes. E, claro, estruturar o serviço.

Você pode começar com uma inspiração verdadeiramente italiana. Pesquise os principais sabores das pizzarias napolitanas e coloque em seu cardápio, sempre com a massa de fermentação natural. O cliente gosta de novidade e de muito sabor.

Depois, procure ambientar a sua pizzaria para trazer mais aconchego e refletir os ingredientes nobres que você usa nas suas pizzas. E não é preciso gastar muito para isso. Um estilo rústico lembra a Itália e faz a clientela ter uma experiência mais autêntica.

Por fim, envolva o cliente na atmosfera da pizzaria. Permita que ele veja as pizzas sendo preparadas, indo ao forno e saindo fumegantes e suculentas direto para a mesa. Treine os garçons para explicar os ingredientes usados nas pizzas e o motivo de serem tão especiais.

Divulgação

Antes, porém, você precisa atrair o cliente para a pizzaria. Vale a pena investir em fotos de alta qualidade para as redes sociais e que mostrem a massa assando, a borda alveolada e os fios de queijo. Faça vídeos acelerados do corte, do pesto sendo pincelado ou da burrata se abrindo sobre a pizza.

Incluir no rodízio

Em rodízios de pizza, destine uma ou duas estações às versões premium, cobrando valor adicional ou criando cartão especial. O cliente experimenta fatias pequenas de sabores de pizza diferentes e mais nobres sem gastar muito.

Estratégias para cada tipo de negócio

O que funciona para uma padaria pode não funcionar em um restaurante. Desenhar a estratégia certa para cada tipo de negócio é o que vai diferenciar o lucro no final do mês.

De maneira geral, um cliente que come pizza na padaria pensa em se alimentar com uma refeição gostosa, mas não está buscando a melhor experiência da vida.

A lanchonete costuma ter clientes parecidos, embora o costume é frequentar com companhia. Já a pizzaria é o momento de brilhar, explorar os ingredientes e fazer com que o cliente tenha um momento calmo e muito agradável. 

Padarias

Diferentemente da Itália, em que o italiano não come refeição salgada no café da manhã, o Brasil é um ótimo lugar para explorar os mais diversos pratos. A pizza, portanto, não precisa ser servida apenas no almoço, jantar ou como lanche rápido. Você pode também incluir na primeira refeição do dia.

Para o café da manhã, portanto, traga pizzas com queijo, presunto ou outros ingredientes leves. Já no almoço ou jantar, você pode oferecer os mais diversos sabores, desde que em fatias generosas e bem recheadas, que é justamente o que o público de padaria mais gosta.

No lanche da tarde, você pode aproveitar a receita de massa de pizza das fornadas matinais e oferecer crostini (apenas a massa da pizza temperada com ervas finas e cortada em fatias pequenas) junto ao café espresso. 

Lanchonetes

Monte combos promocionais que podem incluir salada, pizza com ingredientes nobres, uma bebida e uma sobremesa. Isso é ótimo para atrair clientes que não querem comer o clássico arroz e feijão na hora do almoço.

Para o fim do dia, você pode oferecer um rodízio de pizza mais limitado, como 5 fatias de pizzas de sabores especiais por um preço único. Isso pode atrair clientes que querem jantar com mais calma, mas não se enquadram a uma pizzaria com estilo mais gourmet.

 

Restaurantes

No almoço, crie um menu executivo com entrada, pizza individual  e taça de vinho. O valor agregado e a experiência completa podem trazer uma margem maior.

Mas não se esqueça que, classicamente, as pizzarias têm maior movimento à noite. É quando os clientes vão para saborear uma pizza na companhia de amigos ou família. Aproveite, então, para deixar o ambiente aconchegante e oferecer uma experiência calma e tranquila ao seu cliente.

Procure identificar aqueles clientes que já são da casa e os que estão frequentando pela primeira vez. Faça-os se sentirem especiais e sempre ofereça alguma novidade ou condição especial para que eles voltem mais vezes.

Dia da Pizza: como aproveitar a data para vender mais

O Dia da Pizza é uma oportunidade de ouro para faturar mais. Faça um rodízio de pizza, ou promoções como “compre uma pizza clássica italiana e ganhe uma fatia gourmet” ou “no dia 10 de julho, todos os sabores premium com desconto”.

Envie newsletters e crie eventos nas redes sociais com contagem regressiva, receitas ao vivo e cupons exclusivos. Faça barulho em datas comemorativas!

Ações promocionais e divulgação nas redes sociais

Use o charme da massa aberta à vista para criar cenários acolhedores no salão. Exponha sacos de farinha, pás de madeira e potes de azeite e manjericão em prateleiras.

No inverno, destaque as pizzas quentes e fumegantes em fotos com luz amarelada, convidando o cliente a uma experiência de conforto e sabor.

Assim, sua pizzaria ganha clientes fiéis e que fazem propaganda orgânica do estabelecimento.

Traga a pizza artesanal para seu negócio

Investir em pizza artesanal com ingredientes nobres eleva o cardápio e cria boas memórias que fidelizam clientes.

A combinação de massa fermentada, molho artesanal e ingredientes nobres reforçam  seu posicionamento: aqui, a pizza é tratada com arte e respeito, e o cliente percebe cada detalhe.

Lembre-se: estima-se que haja pelo menos 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, pessoas que valorizam a pizza. Além deles, há uma multidão de apaixonados pelo prato que conquistou o país há décadas.

Como estamos falando de pizza, aproveite para saber o que caracteriza a tradicional culinária italiana e em quais receitas apostar no seu restaurante. Até a próxima! 

 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu