Hoje, muitos restaurantes, padarias e cafeterias estão apostando na tendência da mesa compartilhada para promover uma maior sensação de aconchego, comunidade e conexão. Porém, engana-se que pensa que é uma invenção brasileiro. Em outros países, como Tóquio, Nova York e Milão, a prática já é conhecida pelos locais e turistas.
Essa inovação nos salões, além de otimizar o espaço, promovem um ambiente descontraído e acolhedor para conversas e trocas sobre a experiência gastronômica. Além disso, em cidades cosmopolitas, numa época virtual em que há mais dificuldade para conhecer pessoas, nada melhor do que aproveitar o momento para fazer novas amizades ou até construir networking.
A seguir, vamos contar um pouco mais sobre a mesa comunitária e seu potencial para os negócios. Afinal, ao apostar na tendência, você consegue inovar, criando um diferencial, fidelizar clientes e aguçar a curiosidade de novos públicos.
Mesa compartilhada: como incluir no seu negócio
Antes de tudo, saiba que uma ideia não precisa anular a outra, ou seja, a mesa compartilhada no restaurante pode dividir o espaço com as mesas individuais que já são conhecidas pela clientela. Qualquer mudança proposta deve ser feita com cautela para não causar impressões negativas dos frequentadores.
A ideia é incluir diferentes tipos de mesa comunitária no espaço e ainda oferecer o serviço convencional de mesas para duas ou quatro pessoas. Assim, as pessoas podem escolher em qual delas irá se sentar. Nesse sentido, é importante pensar que há perfis que não se sentem à vontade em compartilhar mesa com quem não conhece.
Outro detalhe é pensar que, quando escolhem um local para se alimentar, as pessoas têm objetivos diferentes, umas com pressa e menos tempo, enquanto as demais querem desfrutar da refeição com mais calma. Por isso, a sugestão é misturar mesas individuais, mesa compartilhada e, se possível, lugares no balcão.

Aliás, a mesa de restaurante e mesas de cafeteria compartilhadas são ótimas oportunidades se o seu estabelecimento fica próximo a empresas ou outros locais corporativos e comerciais, já que, geralmente os colegas de trabalho costumam ir almoçar ou tomar café em um grupo grande. Resumindo, prepare seu espaço preparado para todas as situações.
Tipos de mesa compartilhada
Nos restaurantes das principais capitais brasileiras, seja de comida oriental, cafeterias e bares com servem drinks “gourmet”, o balcão costuma ser o principal espaço para consumo. Eles, geralmente, são compridos e podem acomodar mais de cinco pessoas. E, para confirmar a tendência da mesa compartilhada, outros locais apostam apenas em balcões como protagonistas.
Veja como incluir a mesa comunitária em diferentes modelos de estabelecimento:
- Mesa compartilhada na padaria: como é um local bastante frequentado por famílias e amigos, aqui podem ser incluídos os tradicionais balcões ou mesas compridas para até 10 pessoas;
- Mesa compartilhada na lanchonete: sem dúvida, nas clássicas lanchonetes não pode faltar a famoso balcão. Porém, assim como a padaria, há grandes chances de aumentar o número de clientes ao colocar mesas grandes para um grupo maior de pessoas, principalmente se o seu negócio estiver em um centro comercial;
- Mesa compartilhada no restaurante: mesmo caso da lanchonete em que grandes grupos saem das empresas e comércios para almoçar ou jantar no intervalo. O ideal é incluir mesas no salão para cerca de 10 pessoas;
- Mesa compartilhada no bar: o balcão deve ser comprido para atender clientes apressados ou para quem não quer sentar-se na mesa, seja para um café ou lanche rápido. Neste caso, a mesa compartilhada faz sucesso durante um happy hour de amigos ou colegas de trabalho;
- Mesa compartilhada na cafeteria: além do balcão e da mesa comunitária, muitas cafeterias já dispõem de sofás com dois ou três lugares e uma mesa de centro, criando um ambiente confortável, como se fosse uma sala de casa.

Vantagens da mesa comunitária
Como contamos, existem inúmeros benefícios em apostar na mesa comunitária. Reunimos alguns deles em tópicos:
- Otimiza espaço no estabelecimento;
- Lista de espera é mais rápida;
- Oportunidade de atender mais clientes;
- Aumento do ticket médio;
- Cria uma experiência gastronômica acolhedora para os clientes;
- Traz um diferencial de atendimento para diferentes perfis de pessoas;
- Faz com o cliente (que vai sozinho) se sinta acolhido pelas outras pessoas;
- Propicia a interação entre os clientes para fazer amizades ou networking;
- Melhora a imagem do restaurante, por ser mais inclusivo.
E, que tal, junto com a mesa compartilhada no restaurante, inovar no cardápio? Além de unir as pessoas ao redor do mesmo espaço, ao incluir comida afetiva (comfort food), com pratos que trazem aquele "quentinho” para a alma, a experiência de acolhimento pode ser completa. Aliás, os pratos para compartilhar caem muito bem nessa estratégia.
Aproveite para aprender mais dicas sobre o universo dos restaurantes e aprimore a operação da sua cozinha. Boa sorte nos negócios e até a próxima!