Menu

Para conquistar diversos tipos de perfis e paladares exigentes, é essencial servir uma comida saborosa, principal diferencial para fidelizar e atrair mais clientes ao seu negócio. Parece simples, mas preparar pratos apetitosos depende de muitos fatores (e técnicas), como a escolha dos ingredientes, a qualidade dos alimentos e a harmonização dos sabores.

Mas como fazer o sabor da comida ser marcante e fazer com que seu público queira voltar ao restaurante? A seguir, veja 5 fatores cruciais para seguir e montar um cardápio irresistível para aumentar a satisfação da sua clientela. 

1. A importância da escolha dos ingredientes

O primeiro passo para servir uma comida saborosa é ter um critério afiado na hora de escolher os ingredientes que irão compor seu cardápio. Uma boa dica é sempre dar prioridade para alimentos frescos, da estação e que sejam versáteis.

Aliás, alguns legumes e frutas podem ser usados tanto em preparações salgadas, como doces, o que ainda evita desperdícios de comida

Chef de cozinha manuseando milho para preparação

Para quem tem no menu pratos com proteínas, um detalhe que deve ser considerado é o modo como você faz o armazenamento das carnes. Ter esse cuidado é essencial tanto para a eficiência quanto para segurança alimentar do restaurante. 

Faz parte da qualidade da sua cozinha prestar atenção à temperatura dos alimentos para manter as refeições saudáveis e sem riscos à saúde dos clientes, além de manter uma boa reputação de seu estabelecimento.

E, seja qual for o seguimento do seu restaurante, preocupe-se também em ter fornecedores de confiança, que lhe ofereçam alimentos sem agrotóxicos, pois o sabor do prato pode ficar comprometido, além dos agrotóxicos serem prejudiciais à saúde.

Aprenda ainda como funciona o processo de congelamento de alimentos para fazê-lo de forma correta em seu restaurante e para que os itens não percam os nutrientes e não sofram interferência na textura.

 

2. Texturas diferenciadas

Uma das práticas de food services para trazer mais sabor à comida é entender algumas técnicas para trabalhar com a textura de alimentos no prato. Isso faz toda a diferença no paladar, com diferentes sensações, como crocância, cremosidade ou maciez, proporcionando uma sensação de conforto para o cliente.

Por exemplo, uma receita com legumes variados pode apresentar inúmeras texturas, como serem crocantes por fora e macios por dentro, ou uma proteína que pode ser empanada (à milanesa) e entregar um sabor único e delicioso de “crac crac” na boca.

Outro exemplo ao trabalhar com a textura de alimentos para deixar a comida saborosa é a maciez de um purê de batatas ou de uma polenta, uma sopa ou creme de legumes. ou até mesmo um ovo com gema mole. 

 

3. Cocção lenta e fogo baixo

As formas de cocção são parte fundamental de uma cozinha profissional, pois há técnicas diferentes para o cozimento dos alimentos oferecidos em food services.

O processo de cocção lento é a chave para deixar qualquer prato mais suculento e saboroso, além de ajudar a incorporar todos os temperos e ingredientes adicionados ao sabor da comida.

A aplicação das formas de cocção correta no cozimento dos alimentos é feita quando você usa uma fonte de calor (em fogo baixo) para dar um sabor mais acentuado aos pratos – e tudo depende do tipo de prato e a sensação que o chef pretende passar ao cliente.

Se você quer manter o sabor original dos alimentos (como vegetais ou carne vermelha), basta fazer uma cocção mais rápida. Em poucos minutos, os legumes saem levemente cozidos, porém sem perder a textura crocante.

Vegetais diversos sendo preparados em panela wok

Agora, se a intenção é intensificar o sabor, ou dar mais maciez a alguns tipos de carne – como capa de filé, acém, paleta e peito –, ou cremosidade às sopas e cremes, as formas de cocção precisam ser mais longas.

Um bom exemplo de cocção é o preparo de um molho de tomate, que precisa de um tempo mais longo em fogo baixo para ficar mais encorpado e absorver todos os temperos. 

 

4. Especiarias: adicionando sabor e aroma às suas receitas

Se o seu objetivo é deixar a comida saborosa, faça um bom estoque de especiarias para adicionar aos pratos. Para além do refogado com alho e cebola, um clássico brasileiro, o tempero de comida é essencial para despertar sabores surpreendentes aos pratos.

Todos os temperos são capazes de elevar o sabor dos pratos e fazer com que qualquer preparo fique ainda mais delicioso. Porém, é necessário entender quais temperos (e a quantidade adequada) usar em cada preparação (proteínas, legumes e molhos), é o que chamamos de harmonização.

Linkar o artigo "Saiba como usar os temperos essenciais na cozinha para impulsionar o seu negócio" quando estiver publicado. 

 

Separamos algumas sugestões de especiarias e pratos em que podem ser adicionadas:

  • Manjericão: beringela, pimentão, molhos de tomate e pizzas;
  • Orégano: pizzas, omelete, batatas, carne de porco e frutos do mar;
  • Salsinha: sopas, risotos, todas as proteínas, farofas, arroz, feijão e molhos;
  • Alecrim: batatas, beringela, ovos e carnes vermelhas grelhadas;
  • Sálvia: sopas, purê de batatas, abóboras assadas, massas e carnes mais gordurosas;
  • Hortelã: pratos do Oriente Médio, como kibe e assados;
  • Louro: ensopados à base de carne vermelhas e cozimento de grãos em geral;
  • Tomilho: batatas, legumes assados, cogumelos, carne de cordeiro, carne de porco e massas.

Ter praticidade na cozinha do seu restaurante é um fator primordial, pois quanto mais rapidez no preparo, menos tempo o cliente espera pelo prato!

Por isso, tenha sempre na bancada um tempero de comida perfeito para usar na preparação de diversos pratos, como a linha Meu Tempero Knorr Professional, com temperos que dão um toque especial no seu refogado.

 

5. Como a apresentação do prato influencia o sabor percebido

Quem nunca olhou um prato lindo e pensou: “Uau, que lindo, deve estar uma delícia”? Pois é! Pensar a apresentação de pratos do seu restaurante ajuda a deixar a comida saborosa aos olhos do cliente. É um fator essencial, junto ao sabor, para abrir o apetite e fazer com que o cliente volte ao seu espaço e recomende para outras pessoas.

Mas como aprimorar a apresentação dos pratos? O primeiro passo é escolher a louça específica para servir cada prato.

Por exemplo: em um prato mais fundo, sirva caldos, sopas, cremes, massas, risotos ou uma sobremesa mais cremosa. Em pratos rasos, sirva carnes, frangos e peixes sem caldo, arroz ou massas sem molho.

Algo que também pode impactar a visão do consumidor é fazer uma boa combinação de cores e contrastes na apresentação, pois ingredientes coloridos chamam a atenção e despertam o apetite.

Seja uma salada verde com legumes coloridos, uma proteína servida com massa, pimentões e salsinha ou uma farofa cheia de itens coloridos, como tomate, milho e cebola roxa, pense na combinação de cores, texturas e sabores!

Para envolver essa comida saborosa e dar mais cremosidade, use ingredientes práticos e de qualidade. Tenha sempre à mão na cozinha do seu restaurante a Maionese Hellmann's, que está presente em mais de 45.000 cozinhas profissionais e foi considerada a maionese nº1 entre os chefs e os consumidores. A Maionese Hellmann’s é a mais leve e saborosa do mercado!

A criatividade na hora de preparar uma comida saborosa é uma das principais estratégias para dominar o seu CMV e fazer com que seu restaurante atraia muito mais clientes e gere mais lucro. Entenda tudo sobre CMV para garantir um faturamento maior do que os custos!

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu