Menu

Não tem quem dispense uma macarronada de domingo cheia de molho de tomate! Ele é versátil e atende aos mais diversos paladares, ou seja, pode ser ótimo um curinga em seu restaurante.

Quais são os principais tipos de molho de tomate?

Para começar os trabalhos, aprenda com a gente a diferenciar os tipos de molho de tomate, desde os mais básicos até aqueles mais ricos em ingredientes!

E tem molho para todos os gostos, viu? Desde os clássicos ao sugo, pomodoro e à bolonhesa, até os mais diferentões, como o molho à puttanesca e o à arrabiata!

Molho ao sugo

O molho ao sugo é aquele molho com tomate mais grosso, feito com purê de tomates, e serve como base para o preparo de diversos outros tipos de molhos - tanto que a palavra “sugo”, em italiano, significa “molho”!

Aproveitando que estamos falando em italiano, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre comida italiana para conhecer um pouco mais sobre a culinária desse país?

Molho ao pomodoro

O molho ao pomodoro é bem similar ao sugo, mas em vez de ser feito com purê de tomates, é utilizado o tomate pelado em pedaços e, por isso, acaba por ser um molho perfeito para aquele cliente que gosta de opções mais clássicas.

Assim como o sugo, ele dispensa carnes - ótima alternativa para oferecer aos seus clientes vegetarianos ou veganos.

Molho à bolonhesa

Queridinho entre as opções de tipos de molho de tomate, o macarrão com molho à bolonhesa é um clássico em que você sempre pode apostar. Além do molho de tomate, ele conta com carne - geralmente carne moída - e quaisquer legumes você quiser acrescentar.

Ainda é possível deixar o prato mais inclusivo substituindo a carne, como ao investir em uma receita de macarrão à bolonhesa com lentilhas veganas.

O molho à bolonhesa fica delicioso combinado com penne, mas isso você já sabe pelo nosso artigo sobre tipos de massa de macarrão! A seguir, saiba como preparar o tradicional Espaguete à Bolonhesa!

 

Espaguete à Bolonhesa

Espaguete à Bolonhesa

Ingredientes:

●      50g de Cebola picada

●      20g de Alho picado

●      60ml de Azeite

●      1 folha de Tomilho

●      1 folha de Louro

●      1 maço de Alecrim

●      400g de Carne Moída

●      10g de Caldo de Carne Knorr

●      1L de água

●      125g de Base de Tomate Desidratado Knorr

●      Pimenta-do-reino branca moída a gosto

●      Sal a gosto

●      1kg de Espaguete cozido

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite e adicione o tomilho, o louro e o alecrim. Acrescente a carne moída e tempere com o Caldo de Carne Knorr. Deixe refogar até dourar.

Coloque a água, deixe esquentar e acrescente a Base de Tomate Desidratado Knorr - misture. Inclua a pimenta-do-reino branca e o sal a gosto. Deixe ferver por 2 minutos. Incorpore a massa ao molho e sirva em um prato fundo.

 

Molho à puttanesca

Com ingredientes tipicamente mediterrâneos, o molho à puttanesca é rico em sabores marcantes! Esse tipo de molho conta com elementos de sabores únicos, como alcaparras, azeitonas e, em algumas versões, até aliche.

Dá uma olhadinha nessa receita de capeletti de carne com molho à puttanesca que vai dar o que falar entre seus clientes.

Capeletti de carne à puttanesca

Capeletti de carne à puttanesca

Ingredientes:

●      50ml de azeite

●      20g de alho picado

●      50g de cebola picada

●      80g de champignon laminado

●      100g de alcaparras

●      200g de tomate cereja

●      200g de azeitonas pretas sem caroço

●      10g de manjericão

●      10g de salsinha

●      9g de cebolinha

●      Sal a gosto

●      Pimenta-do-reino preta a gosto

●      1l de água

●      125g de Base de Tomate Desidratado Knorr

●      2kg de capeletti de carne cozido

●      20g de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, o champignon, as alcaparras, o tomate cereja e a azeitona. Adicione à panela da refoga o manjericão, a salsinha, a cebolinha, sal e pimenta-do-reino preta a gosto.

Em seguida, acrescente a água e deixe esquentar. Coloque a Base de Tomate Desidratado Knorr e deixe ferver por 2 minutos. Adicione o capeletti e misture ao molho. Sirva em prato fundo, finalizando com queijo parmesão ralado.

 

Molho à arrabiata

Vamos apimentar um pouco as coisas? Dentre as diferentes alternativas de tipos de molho de tomate, o molho à arrabiata é perfeito para aquele seu cliente que quer deixar a vida um pouco mais picante!

Ele geralmente leva bastante pimenta em seu preparo, seja pimenta calabresa, malagueta ou mesmo a clássica pimenta-do-reino preta. Bateu até um calor!

Salsa de tomate

Mudando um pouco de ares, a salsa de tomate é um molho típico mexicano, ao contrário das opções da culinária italiana que já apresentamos. Ele tem como base o tomate e a pimenta vermelha, e é usado principalmente como acompanhamento para petiscos, como nachos. E assim como o “sugo” em italiano, “salsa” também significa “molho” em espanhol!

Quer saber um pouco mais sobre a culinária mexicana? Temos um artigo inteirinho sobre isso.

Com as nossas opções de macarrão com molho de tomate e outros molhos criativos, esperamos que tenhamos ajudado você a conhecer um pouco mais sobre cada versão desse clássico.

Ofereça essa variedade de tipos de molho de tomate aos seus clientes e assista-os se surpreenderem! Aproveite também para aprender mais sobre a nossa gastronomia brasileira

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu