Hoje é de conhecimento geral que o reaproveitamento dos resíduos de alimentos gera uma grande oportunidade de lucro, além de colaborar para a mudança da realidade divulgada pela Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO): um terço dos alimentos produzidos no mundo não são consumidos devido às perdas ao longo da cadeia produtiva, da produção ao consumo.
Mais do que nunca, portanto, é preciso que os estabelecimentos de food service sejam responsáveis pelo que produzem.
Como transformar resíduos de alimentos e oportunidades de negócios?
Adotar práticas sustentáveis na gestão de resíduos de alimentos reduz o impacto ambiental e aumenta as oportunidades de negócios, ao mesmo tempo que melhora a imagem do restaurante perante a clientela e comunidade em geral.
Junto da lucratividade, isso pode atrair mais clientes e criar uma reputação positiva para o negócio ao passo que contribui para um futuro mais sustentável para todos.
Essas práticas voltadas a uma gastronomia sustentável, para maior efetividade, precisam ser contempladas nos instrumentos de gestão de seu estabelecimento, desde a elaboração de suas fichas técnicas, por exemplo.
Agora, vamos a quatro oportunidades que nascem da gastronomia sustentável e do aproveitamento de resíduos. Conheça os benefícios de cada prática.
Compostagem
A compostagem é uma alternativa sustentável para a destinação de resíduos de alimentos porque permite que esses materiais sejam transformados em nutrientes valiosos para o solo e as plantas. Sendo assim, os restaurantes podem se beneficiar significativamente ao adotar a compostagem como uma prática para lidar com seus resíduos alimentares.
Essa medida pode reduzir a quantidade de resíduos que se joga no lixo, diminuindo assim sua pegada de carbono. Além disso, nasce uma nova fonte de receita para o restaurante a partir da compostagem, pois o adubo produzido pode ser vendido ou utilizado em sua própria horta ou jardim.
Venda e doação de subprodutos
Existem ainda alternativas sustentáveis para o que antes era considerado lixo. Que tal vender seus resíduos de alimentos? Em vez de descartar, experimente fornecê-los como ingredientes para outros negócios, como fábricas de produtos alimentícios que precisam de cascas e sementes.
Além disso, doar ou vender os resíduos de alimentos para fazendas e produtores de gado, aves e suínos é uma alternativa se eles forem componentes para o preparo de ração para os animais.
Receitas inovadoras
Por fim, desafie a equipe da cozinha a utilizar os insumos de forma integral em receitas inovadoras. Além de práticas de reaproveitamento alimentar baseadas nos resíduos, o caminho contrário também é válido: tente criar um menu sem desperdícios, em que não seja necessário descascar os legumes, por exemplo. Para ajudar, temos uma receita que utiliza esse princípio no uso do alho-poró.
Rondelli de alho-poró caramelizado e ricota

Ingredientes
Molhos:
- 50g de Molho Branco Knorr Professional
- 125g de Base de Tomate Desidratado Knorr Professional
- 1L de água
- 500 ml de leite
Recheio:
- 600g de alho-poró inteiro
- 500g Molho Branco Knorr pronto
- 100g de açúcar
- 50ml de azeite
- 300g de ricota
- 10g de Meu Arroz Knorr Professional
- Pimenta-do-reino
- Sal
Massa e montagem:
- 3L de água
- 700g de massa seca para lasanha
- 300g de queijo muçarela
Modo de Preparo
Para os molhos, em uma panela, adicione 1L de água. Quando ferver, hidrate a Base de Tomate Desidratado Knorr Professional, misture bem e deixe cozinhar por 2 Minutos. Reserve.
Em outra panela, adicione o leite e misture o Molho Branco Knorr Professional. Ligar o fogo e mexer até espessar. Deixe resfriar.
Para o recheio, basta cortar o talo do alho-poró em meia lua e as folhas finamente. Em uma panela, adicionar o azeite e dourar o alho-poró. Em seguida, adicionar o açúcar e deixar caramelizar.
Em um recipiente, misture a ricota e tempere com o Meu Arroz Knorr Professional, sal e pimenta-do-reino. Adicione o molho branco Knorr pronto e frio e o alho-poró caramelizado. Misturar e reservar.
A massa deve ser cozida até o ponto em uma panela após ferver a água com o sal. Retire e deixe escorrer, com cuidado para não deixar grudar.
Para a montagem, pegue uma folha de massa cozida e distribua o recheio de alho-poró em camadas finas. Enrole em formato de espiral e deixe resfriar. Corte em fatias de 2 cm. Reserve.
Em uma forma, adicionar uma camada fina de molho de tomate, posicionar os rondelles e finalizar com queijo muçarela. Gratinar em forno aquecido a 170°C.
Mas afinal, como lucrar mais?
Medidas sustentáveis como o reaproveitamento alimentar são uma forma de mitigar custos e maximizar o sucesso financeiro de seu negócio. Existem, ainda, outras estratégias para lidar com os resíduos de alimentos que mostram como lucrar mais, como optar por um cardápio inclusivo e inovador para se diferenciar da concorrência. Veja 5 receitas baratas para vender e lucrar em seu restaurante.