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Um dos desafios diários na vida do empreendedor é saber como escolher um fornecedor que atenda às necessidades da sua empresa e, ao mesmo tempo, gere o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Esse cuidado ainda precisa ser redobrado em estabelecimentos gastronômicos, que não podem descumprir as leis e regras específicas para manuseio e conservação de alimentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pensando nisso, selecionamos alguns critérios que devem influenciar a sua escolha para que ela seja a mais assertiva possível. Veja a seguir por que e como escolher bons parceiros!

Quais os benefícios de ter bons fornecedores no seu negócio?

O primeiro ganho é, claro, no que diz respeito à qualidade da matéria prima, que afeta substancialmente o resultado do que será servido ao cliente. Porém, os benefícios de ser criterioso na escolha de fornecedores de insumos para restaurantes vão muito além desse. Confira alguns deles:

  • Estabilidade no negócio: uma cadeia logística funcional precisa de equilíbrio em todos os lados. Ou seja, quanto mais confiável for o fornecimento, menos interferências haverá nos demais processos;
  • Gestão de estoque: já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância de ter um bom controle de estoque – essa é uma ótima forma de cortar gastos e evitar desperdício, por exemplo. Por isso, faz muita diferença escolher um fornecedor que colabore com esse processo;
  • Negociações vantajosas: quando seus parceiros de negócio são confiáveis, isso pode gerar vantagens econômicas diversas. Compras em grande escala, por exemplo, podem sofrer menos influência de reajustes de índices como o IPCA, além de garantir descontos ou formas alternativas de pagamento. Também é mais fácil negociar um prazo de entrega adequado;
  • Reputação da empresa: com um fornecimento de ingredientes de má qualidade, você não só prejudica o seu menu, mas também a percepção que o público tem dele. Atrasos, itens faltando, alimentos vencidos, utensílios quebrados, tudo isso vai refletir na experiência do cliente – e ele não vai deixar de comunicar o ocorrido a outras pessoas.

Por fim, é evidente que a falta de itens fundamentais para a produção de seu restaurante gera prejuízos financeiros ao estabelecimento. Nesse caso, a medida mais eficiente em te proteger de uma situação como essa é o bom e velho plano de negócios, documento detalhado de planejamento que inclui todas as questões logísticas necessárias.

Mas, para além do plano, essencial para manter seu negócio saudável, destacamos outros critérios que você deve considerar no momento de escolher um fornecedor. 

como escolher

O que priorizar na hora da escolha de fornecedores para o seu restaurante?

Entender a situação da empresa é tão importante quanto escolher um fornecedor. E a compreensão do cenário de seu negócio começa com algumas perguntas bem simples.

  • Quais tipos de fornecimento você precisa: alimentos, bebidas, equipamentos, energia, utensílios?
  • Você irá comprar por quantidade ou por demanda?
  • Quem são os responsáveis por fazer a mediação com o fornecedor no dia a dia?
  • O local possui a estrutura necessária para receber o fornecimento? Elevadores, carrinhos e rampas, por exemplo.

Determinado isso, selecionamos quatro pontos de atenção na hora de desenvolver uma lista com possíveis fornecedores para seu negócio.

1.Produtos de qualidade

O primeiro ponto a que você deve estar atento é a busca por produtos de qualidade. Certifique-se da procedência de tudo o que está sendo fornecido para garantir conformidade com a lei e com as regulamentações técnicas-sanitárias.

Avalie também se os itens estão de acordo com as exigências de seu padrão de qualidade. Os produtos da Unilever Food Solutions são um ótimo exemplo de soluções práticas para o dia a dia e que garantem padronização de preparo, além de terem um ótimo rendimento. Essas características são importantes também para economizar espaço em seu estoque.

2. Localização e prazo de entrega

Priorize os fornecedores locais para evitar contratempos com a logística. Com distâncias mais curtas, é até mais fácil visitar o fornecedor e conhecer pessoalmente a empresa antes de contratá-la, mas isso impacta principalmente nos custos da operação e no prazo de entrega. Geralmente, viagens mais curtas acarretam prazos mais curtos e custos mais baixos com transporte.

No caso de pedidos com urgência – considerar imprevistos é um passo fundamental em como escolher um fornecedor –, é melhor contar com alguém mais próximo do que de outra cidade ou até estado, não é? Além do mais, quando pensamos em ingredientes perecíveis, longos caminhos podem torná-los menos frescos.

3. Pesquisa de valores

Seus parceiros de negócio precisam ter uma capacidade de produção adequada à sua demanda, além de oferecer preços competitivos e um prazo de entrega justo. Ou seja, tudo isso entra na balança.

Portanto, não adianta fazer uma pesquisa de valores e optar imediatamente pela opção mais barata. Você deve procurar por custo-benefício diante da média de valor do mercado. Para garantir a saúde de seu negócio, seu fornecedor deve ser um aliado na hora de atrair e fidelizar clientes; ou seja, será que essa opção que custa mais não te faz lucrar mais?

Ademais, avalie as possibilidades de descontos e formas de pagamento mais adequadas ao seu empreendimento! Como um bom empreendedor, confiamos que você saberá encontrar a melhor solução sem deixar de lado a qualidade.

Esse tópico também é importante na hora de precificar o seu cardápio.

4. Histórico de parceiros de negócio

Cá entre nós, você já deu uma olhada nos fornecedores da concorrência? Conferiu a indicação de amigos? Não deixe de aprofundar sua pesquisa e buscar ajuda. Essa prática é importante para saber o histórico da empresa que pretende se tornar um de seus fornecedores – empresas que já trabalharam com eles podem te passar o melhor panorama.

Não há como escolher um fornecedor confiável sem obter o máximo de informações possíveis sobre ele. As questões legais são importantes – como registros de veículos de transporte, controle de temperatura dos alimentos e  autorizações competentes –, mas os relacionamentos também contam na hora de decidir com quem trabalhar.

A integridade da empresa, a facilidade de comunicação e a forma como lidam com problemas são dados importantes para garantir uma verdadeira parceria de longo prazo.

Por fim, esses fatores devem ser de grande ajuda e elucidar como escolher um fornecedor de forma que sua empresa possa se destacar no mercado de food service com preços atrativos e gerar os desejados lucros. Quer saber mais? Você pode acessar nosso artigo sobre como administrar um restaurante.

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