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Já não é mais novidade o poder de usar as redes sociais para restaurantes: uma forma barata e fácil de fidelizar e atrair clientes, divulgar seus serviços e fortalecer sua marca e valores, entre outras vantagens.

Não por acaso, a concorrência no espaço virtual também é avassaladora, já que são milhares de perfis buscando o bem mais precioso do nosso tempo: a atenção.

Mas, não tema! Estamos aqui para apoiar o seu negócio com dicas preciosas que vão fazer você se destacar digitalmente. Ao longo deste artigo, você vai conhecer perfis inspiradores capazes de te ajudar a arrasar na comunicação com o seu público-alvo! Vamos lá?

Saiba por que investir em redes sociais para restaurantes

Bem, por que não? Como já adiantamos, essa tática não exige grandes investimentos de dinheiro, pessoal ou tempo, e pode trazer ótimos resultados.

Saiba mais sobre as possibilidades que redes sociais para restaurantes abrem:

  • Atrair mais público: por exemplo, as pessoas não buscam recomendações apenas no Google, na verdade, as redes sociais são grandes potências para isso. Seja por contatos em comum, localização ou destaque de conteúdo, seu restaurante pode aparecer nessas buscas e atingir muito mais gente;
  • Fidelizar clientes: é preciso desenvolver um relacionamento de confiança com seus clientes para que eles se tornem mais fiéis e recomendem espontaneamente seu estabelecimento. As redes sociais são ótimas formas de estreitar esse laço;
  • Comunicar seus valores: os valores da empresa precisam estar em tudo, mas o conteúdo nas redes sociais é uma ótima maneira de apoiar causas alinhadas à sua missão, contar a sua história e mostrar o que está nos bastidores da sua marca.

Tenha um perfil capaz de refletir a sua marca

Não tenha pressa na hora de criar um perfil. É preciso planejar estrategicamente como isso vai contribuir para o seu empreendimento, assim como analisar a concorrência, definir o tema e o público-alvo lá na etapa do plano de negócios - aqui, você precisa entender pelo menos um pouco sobre o universo que deseja entrar.

Logo, a par dos interesses, características e necessidades do seu público, vai ficar mais assertivo trabalhar na identidade textual e visual do perfil. Seu perfil vai usar quais cores? Por quê? Quais formas? Tipos de fotos? Filtros? Vai ter logo? Usar uma linguagem mais séria ou coloquial?

Defina tudo isso de acordo com a sua marca, de forma que condiga com o que você acredita e oferece no estabelecimento.

Como descobrir qual a rede social mais adequada ao seu negócio?

Ainda no planejamento, identifique as redes com as quais você e seu público possuem familiaridade. Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, Pinterest, TikTok… Você não precisa estar em todas elas, mas deve ser ativo e atender às expectativas dos usuários em qualquer rede social para restaurantes.

Cada rede possui suas peculiaridades, algumas priorizam vídeos curtos, outras conteúdos mais longos. Uma suporta apenas textos breves enquanto outra estimula publicações longas. Veja onde você, seu nicho e as pessoas que você quer atingir melhor se encaixam.

Vá além das fotos de comida

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Ah, quem não ama fotos de comida capazes de fazer salivar instantaneamente? A tática de usar imagens “suculentas” é obrigatória para o mercado de food service, afinal, você quer mesmo atiçar o paladar do seu cliente. Lembre-se de que para isso você precisa ser fiel ao seu menu e estar por dentro das tendências de tecnologia e alimentação.

As fotos de comida são a isca perfeita para gerar likes e interesse do público, mas apenas não é o suficiente. Logo, selecione linhas editoriais para o seu conteúdo, ou seja, defina sobre quais temas você vai tratar no seu perfil, para que ele não se torne apenas um catálogo.

Por exemplo, uma pizzaria pode abordar, de forma geral:

  • Conteúdo que puxe conversas com os clientes, como enquetes perguntando preferência de sabores, batalhas entre pizzas, etc;
  • Conteúdo que divulgue produtos e promoções, fotos de comida e vídeos de preparo de pizza;
  • Por trás do balcão, conteúdo que apresente os funcionários, conte o dia a dia da operação;
  • Conteúdo institucional, que mostre de maneira criativa as ideias e valores do negócio.

Crie relacionamentos

Uma rede social serve para socializar, não é mesmo? Em todas as plataformas, é importante que haja interações entre a conta e o público. Para isso, você deve instigar os seguidores a interagirem com seu conteúdo por meio de comentários, compartilhamentos, salvamentos, respostas, mensagens e, a partir daí, gerar um relacionamento.

Ou seja, responda as pessoas e puxe conversa! Essa é a melhor forma de criar uma comunidade unida e fiel ao que você oferece. Um bom relacionamento nas redes sociais para restaurantes também gera conteúdo espontâneo do público: os clientes vão postar fotos de seus pratos, do seu restaurante, compartilhar a localização e recomendar seu negócio nas redes sem pedir nada em troca!

Uma oportunidade bacana é misturar as interações online com a vida real. Por exemplo, uma sorveteria pode propor uma enquete nos stories do instagram para criar um novo sabor a ser vendido. Com o poder de decisão na mão, o público se sente parte da comunidade. Ainda, recompense seus clientes fiéis com programas de fidelidade.

Siga bons exemplos de rede social de comida

O aprendizado no marketing digital é contínuo. A melhor forma de evoluir é seguir perfis que te inspiram a ser sempre melhor. Selecionamos alguns exemplos de redes sociais para restaurantes para mostrar como as dicas que demos funcionam na prática, veja só.

No Instagram da Unilever Food Solutions e no nosso Pinterest, enquanto explora nosso conteúdo, você pode ver uma identidade visual forte que condiz com todos os canais da marca. O tiktok dos chefs de UFS também é uma ótima inspiração para explorar vídeos curtos de receitas.

Um bom exemplo de como usar fotos de comida lindas e apetitosas em seu perfil é com o Instagram do estabelecimento paulista Botanikafé, que sempre conta com conteúdo espontâneo do público nos Stories.

O Restaurante japonês de Curitiba Gogo Sushi usa muito mais do que sushi em seu Tiktok e Instagram, mostra personalidade e bastidores com os funcionários e muito bom humor. São uma boa inspiração para pensar diferentes editorias de conteúdo para explorar em redes sociais para restaurantes.

Atenção às peculiaridades de cada plataforma. No Twitter, grandes marcas do food service como Burger King e Mcdonald 's arrasam em conteúdos com memes repletos de interação, que são o forte da rede de textos curtos.

Rolar um feed com perfis do food service vai te dar muitos insights e ideias para colocar em prática, conte com a gente nessa jornada!

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