Menu

Tão importante quanto o que você apresenta aos clientes é aquilo que está por trás das cortinas: a parte financeira do seu restaurante! O fluxo de caixa te ajuda a saber como usar seu capital e torna o dia a dia do seu negócio bem mais simples.

Vem com a gente saber um pouco mais sobre essa etapa importantíssima na hora de administrar o seu negócio. Vamos lá?

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa de um restaurante é basicamente um acompanhamento financeiro do capital que circula no seu estabelecimento, ele é o “feijão com arroz” da administração financeira.

Quando você organiza direitinho todos os seus lucros e despesas, é possível garantir um melhor controle sobre seu negócio, e desenvolver estratégias específicas para suas necessidades com base nos resultados.

Nessa operação, você conta quais são todas as suas despesas (saídas) enquanto nota, também, o que está entrando no seu caixa. Abatendo as despesas e contas a pagar do seu saldo disponível, você tem o chamado capital de giro.

Assim, aprendendo o que é fluxo de caixa e colocando a técnica em prática, você controla melhor o seu capital de giro e sabe quando (e o quanto) investir em melhorias para seu negócio, como equipamentos novos e reformas, contratação de pessoas, etc.

Ao fazer uso do método você entende, ainda, se está operando no vermelho e precisa ou não tomar medidas para evitar o prejuízo.

Existem planilhas prontas para organização financeira, mas se você quiser fazer a sua do zero e personalizá-la para melhor se adequar ao seu negócio, aí vão as nossas dicas de como fazer fluxo de caixa e não perder o controle do seu capital de giro.

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa do seu restaurante

 

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa do seu restaurante

Montar o seu fluxo de caixa é indispensável para seu negócio, e não precisa ser complicado. Venha com a gente tomar as rédeas das finanças do seu estabelecimento.

1. Registre todas as suas movimentações financeiras

O fluxo de caixa tem pelo menos duas colunas, a de entradas e a de saídas. Anote tanto seus lucros, entradas, quanto suas despesas, saídas, conforme forem acontecendo. É ideal que esse acompanhamento seja feito diariamente. Para tal, lembre-se de anotar:

  • Recebimentos: vendas, duplicatas, investimentos, etc;
  • Pagamentos: compras à vista ou a prazo, duplicatas, despesas fixas ou variáveis;
  • Previstos: você também pode deixar calculados os recebimentos e pagamentos previstos para os próximos meses.

Ao fazer registros, seja em um caderninho ou em uma planilha, você tem uma noção maior de como anda a parte financeira e se ela está de acordo com o seu plano de negócios.

2. Categorize seus lucros e despesas

Para sair do básico, você pode também criar categorias além de entrada (recebido) ou saída (gasto), e assim entender melhor de onde vem e para onde vai seu suado dinheiro. Divida as despesas em compras para seu negócio, custos operacionais (água, eletricidade, gás) e salários.

Na outra coluna, calcule o quanto volta para você na forma de vendas, saldos de aplicações e dinheiro de sócios, por exemplo. Faça esse controle mensalmente, e acomode todas as suas movimentações em categorias.

3. Faça projeções

Se você já tem uma ideia sobre o quanto gasta com cada categoria, fica fácil fazer projeções para os próximos meses, sabia? Com muito planejamento, dá quase para prever o futuro!

Muitas das despesas de um restaurante são fixas, e isso torna mais fácil o trabalho de controlar o seu fluxo de caixa. Não se esqueça de considerar os pagamentos e recebimentos previstos para os meses seguintes, caso eles existam.

4. Faça análises

Agora que você tem as projeções e os gastos reais, você pode fazer uma avaliação. A conta de água ficou mais barata esse mês? Você pode usar essa sobra de caixa no seu capital de giro para quitar alguma despesa extra, por exemplo.

Vale lembrar que, apesar de ser o ideal, nem todos os meses terminarão com um saldo positivo, e quando isso ocorrer você deve avaliar se o prejuízo foi situacional ou está acontecendo de forma recorrente. Caso seja recorrente, é importante tomar algumas atitudes, como rever as suas despesas, checar o controle de estoque, negociar com fornecedores e se planejar melhor.

Lembrando que quanto maior for o seu negócio, mais difícil será de organizar o seu fluxo de caixa - por isso, se necessário, considere contratar um serviço de contabilidade para tornar esse processo mais fácil.

Com as nossas dicas, esperamos que você tenha uma ideia de como organizar financeiramente o seu restaurante, para assim ter um maior controle sobre seu negócio e tomar decisões financeiras assertivas. Saiba mais sobre como administrar um restaurante.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu