Menu

Montar um sistema financeiro para restaurante envolve muitas responsabilidades, e as finanças estão entre as principais delas, já que a desorganização do setor pode comprometer todo o funcionamento de um negócio, levando até mesmo ao prejuízo em um piscar de olhos.

De acordo com dados do IBGE, quase metade das empresas que são abertas no Brasil fecha antes mesmo de completar três anos. Quando pensamos especificamente no ramo da gastronomia, para evitar isso, é preciso, entre outras coisas, saber como implementar um sistema financeiro para restaurante eficaz, levando em consideração alguns indicadores.

Nesta página, vamos ensinar a você sobre gestão financeira em restaurantes, com dicas valiosas para colocar o sistema em prática.

O que é gestão financeira de restaurantes

Controlar quanto de dinheiro entra e quanto sai do seu restaurante é uma etapa fundamental para entender se ele está gerando lucro ou prejuízo. Além disso, você precisa saber se pode ou deve fazer novos investimentos para vender mais, se consegue expandir o seu negócio ou se precisa cortar gastos. Ou seja, existem muitos benefícios ao manter o controle financeiro de restaurantes e bares.

Pra começar, você sabe quanto, em média, seu estabelecimento lucra por dia? Para fazer esse cálculo, não basta saber apenas o quanto você recebeu, mas também quanto gastou com energia elétrica, funcionários, ingredientes, gás, impostos, etc. O lucro bruto é a diferença entre o faturamento e os custos da operação e é um dos importantes indicadores fincanceiros para restaurantes.

Por meio desse cálculo, você sabe, por exemplo, em quanto tempo seu negócio começa a se tornar vantajoso, já que, no início, o sistema financeiro vai apenas se concentrar em arcar com os investimentos iniciais feitos.

Em resumo, aprender o mais cedo possível sobre como administrar financeiramente um restaurante é essencial para que ele seja realmente um empreendimento de sucesso.

Como administrar financeiramente um restaurante

Primeiramente, é preciso entender as singularidades do seu negócio, ou seja realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira para um restaurante. Quais as modalidades de atendimento? Para um restaurante que funciona com atendimento em mesas, caixa e delivery, fazer essa gestão financeira para restaurante é mais complexo, por ser preciso que vários processos diferentes sejam integrados.

Outro aspecto importante a se pensar é sobre quem vai administrar financeiramente o restaurante? Logo, leve em consideração a usabilidade do mecanismo escolhido, que precisa ser simples, ágil e eficaz para todos os envolvidos - adapte as nossas dicas à sua realidade.

Vale ressaltar, ainda, que hoje em dia grande parte do sistema financeiro para restaurantes é feita de forma automatizada. Existem aplicativos, sites e softwares que tornam cada vez mais fácil monitorar a saúde do seu estabelecimento, sendo alguns deles gratuitos e outros com versão paga.

A maioria deles, que servem especificamente ao segmento de restaurantes, integram muitas funcionalidades, como gestão de pedidos, controle de estoque e fluxo de caixa em um só lugar. Há também como fazer o controle de forma manual, principalmente por meio de uma planilha controle financeiro para restaurantes, desde que leve-se em conta os principais indicadores financeiros. 

Principais indicadores financeiros para restaurantes

Seja para criar suas próprias planilhas, seja para contratar um serviço, alguns indicadores são importantes na administração de um restaurante, inclusive financeira. Para chegar a eles, é interessante contar com recursos como o cadastro de clientes, a gestão de estoque e o controle de pedidos, fluxo de caixa e relatórios periódicos.

Com indicadores financeiros conseguimos calcular o desempenho do restaurante, garantindo a melhor performance. Assim, se identificam pontos fortes e fracos da sua operação para entender o que pode ser melhorado. Os dados ainda permitem que se cumpra metas e se adapte, se preciso, a estratégia do seu negócio.

Alguns exemplos do que você pode tomar como norte na intenção de montar um sistema financeiro para restaurante:

Lucro bruto: a partir da sua receita menos os custos da operação. Por meio desse número, pode-se calcular quanto o restaurante tem que ter disponível para lidar com os custos fixos. Fundamental para um planejamento mensal;

Percentual de crescimento por período: aqui, calcula-se quanto sua receita tem aumentado para entender se seu restaurante está estagnado, não tem agradado os clientes, etc;

Ticket médio por refeição: quanto o seu cliente gasta? Este número é interessante para entender se é possível mudar a precificação do seu cardápio, dando insights para promoções, por exemplo;

Custo de Mercadoria Vendida (CMV): saber quanto o prato custa ao seu negócio é importante para o controle de estoque e gastos com ingredientes no geral. 

Montando uma planilha de controle financeiro para bares e restaurantes

Caso ainda não seja hora de investir em um software de gestão para o seu estabelecimento, podemos começar com o mais simples, visto que todo e qualquer passo na direção certa já é um avanço.

A base para um controle financeiro de restaurante é o fluxo de caixa, e nele são discriminadas as “Saídas” com qualquer gasto do negócio e as “Entradas” com todo dinheiro que chega, a receita. Ao final do dia, você tem, subtraindo as saídas das entradas, o saldo.

A categorização das entradas e saídas também é importante. Entenda quanto das suas saídas é utilizado com fornecedores, com produtos e reparos. Com essa organização simples, você já pode ter uma ideia de como expandir lucros e diminuir custos e, consequentemente, saberá o que fazer para aumentar as vendas do seu restaurante.

Ter apenas os números anotados não é o bastante, já que dados também são muito importantes para que possamos fazer análises. Ou seja, orientar um olhar analítico à gestão financeira do seu restaurante vai garantir ainda mais resultados.

Elabore, então, relatórios periódicos de desempenho, que podem funcionar de forma mensal, quinzenal ou até semanal - a comparação entre eles é ouro para entender se você está ou não no caminho certo!

Agora, o desafio de administrar um sistema financeiro para restaurantes está em suas mãos. Seu negócio, junto com as nossas dicas, tem tudo para ser um sucesso! 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu