Menu

Sempre batemos na tecla de que seu serviço no food service pode ser uma experiência e tanto, não importa o tamanho. Afinal, a alimentação tem um valor emocional enorme – muitas vezes está atrelada a momentos felizes! Quando bem exploradas, algumas estratégias são capazes de abalar corações e intestinos por aí. Então, veja como encantar o cliente com 3 dicas práticas e simples.

O que é preciso para encantar o cliente?

Basicamente, você precisa, primeiro, atender às expectativas e, ainda, surpreendê-lo de forma positiva. Algumas marcas podem nos ensinar muito sobre como encantar o cliente, muitas vezes elas são conhecidas como love brands.

Quando uma marca é capaz de transcender o relacionamento com o cliente, ela se torna não só favorita, mas amada por ele. Esse amor não se restringe ao produto ou serviço, mas está muito mais ligado aos valores e identificação com a marca.

Ou seja, encantar o cliente está bastante ligado ao ato de despertar emoções e sentimentos nele - é isso que diferencia alguém de gostar e amar algo.

Esse foco passa por diversas partes da sua operação, e nós reunimos 3 estratégias para você adotar no seu negócio agora mesmo:

Saiba como encantar o cliente no primeiro atendimento

A primeira impressão é a que mais importa! Não menospreze o primeiro contato com o seu cliente em nenhuma hipótese, ele é como um primeiro encontro capaz de construir um relacionamento longo e feliz.

Como encantar o cliente no primeiro atendimento? Siga 3 passos.

Conheça seu público: saiba o que se espera do seu estabelecimento para que ele não se decepcione. Por exemplo, quando alguém entra em um bar, espera que haja uma carta de drinks e menu de petiscos. Tenha o básico e sinalize bem.

Deixe a pessoa à vontade: não precisamos dizer que limpeza é imprescindível, né? Ofereça uma decoração que seja capaz de transmitir os valores da empresa. Por exemplo, um negócio vegano pode utilizar muitas plantas, ser pet friendly, abusar da cor verde.

Seja lembrado: invista no atendimento rápido e eficaz, instruindo a equipe a falar, de forma breve, sobre o funcionamento do local. É possível até trazer algo como uma curiosidade ou história do lugar, desde que o cliente se mostre receptivo.

Para compreender como atender um cliente no restaurante, ao final do atendimento não deixe apenas um cartão, mas talvez um mimo e instruções para um bom programa de fidelidade

Como encantar o cliente do seu restaurante

Utilize técnicas de PNL

PNL é a abreviação de Programação Neurolinguística, uma análise dos padrões comportamentais e modelos mentais humanos que pode explicar como agimos em determinadas situações.

Ao que nos interessa, algumas técnicas de PNL ajudam a reforçar um potencial positivo nos canais sensoriais das pessoas, e são uma mão na roda em como encantar o cliente.

Técnica da ancoragem: as âncoras são sentimentos positivos despertados por um determinado acontecimento. Busque soluções que fiquem atreladas a sensações e sentimentos confortáveis. Por exemplo, com um cardápio de natal, que reúne a família em um momento especial.

Técnica do reforço positivo: se refere a incentivo e recompensa por bons comportamentos. No seu restaurante, você pode usar premiações e programas de fidelidade.

Supere as expectativas

Como dito anteriormente, de início, é preciso atender às necessidades e expectativas do cliente. Não adianta ter um cardápio criativo super diferente se essa não é a proposta do seu negócio, isso vai apenas frustrar a clientela.

Feito isso, sirva algo a mais. Inove. Isso vai definir como encantar o cliente. O que você pode fazer para ser lembrado?

Aqui entra um tempero especial, a releitura de um prato clássico, uma decoração temática, uma oportunidade de ganhar um brinde. Precisa ser algo que só você tem, por isso esteja atualizado e inspirado para ter as melhores ideias - dessa forma, a fidelização de clientes vai acabar acontecendo!

Claro, esse é só um gostinho de como encantar o cliente. São muitas as possibilidades e formas de fazer isso no seu negócio. Aproveitando, você sabe quando é a hora de mudar o cardápio?

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu