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Como encantar o cliente é uma das perguntas fundamentais de um food service – e é o que você vai descobrir hoje com a gente. Mais do que comida, estabelecimentos desse setor precisam oferecer uma ótima experiência. Até porque sabemos que a comida tem um valor sentimental e especial no coração das pessoas!  

De fato, quando todas as oportunidades são bem exploradas, aliadas a boas estratégias de negócio, os clientes aparecem e seu espaço é indicado para mais e mais consumidores! Então, veja maneiras de satisfação do cliente com 5 dicas práticas e simples.

1. Porque é importante encantar o cliente

Quando está no seu restaurante, padaria ou lanchonete, o cliente sempre espera experimentar uma gastronomia de qualidade, bom atendimento e preço justo, por isso é importante saber como fidelizar clientes.

Além destes fatores, quando for possível e fizer sentido dentro dos planos de seu negócio, crie algumas promoções para atrair clientes e fidelizar o público mais antigo. Isso mostra que você considera muito importante a presença deles ali. Afinal, todo mundo gosta de economizar e ainda sair satisfeito de um food service!

Resumindo, quando você encanta o cliente está ajudando a manter a saúde financeira do empreendimento, com altas possibilidades de crescimento e prosperidade. E, ao atrair clientes e ter mais lucros, é possível fazer mudanças e melhorias para alavancar a empresa.

2. Como encantar o cliente

Sabe o clássico "a primeira impressão é a que fica!"? Jamais menospreze o primeiro contato da pessoa com seu restaurante, porque pode ser crucial para a fidelização e para que ele faça uma boa avaliação e queira voltar.

A ocasião funciona como um primeiro encontro, isto é, se ele não gostar logo de cara, tem grandes chances de optar por fazer refeições na concorrência. Agora, se ele gostar da experiência, ele indicará seu food service para amigos.

 Funcionária finalizando atendimento de cliente feliz ao comprar em padaria

Como encantar o cliente no primeiro atendimento? Siga estes três passos:

  • Conheça o perfil do seu público: pesquise o que as pessoas esperam de um food service para que não se decepcionem. Por exemplo, em um bar, a pessoa espera uma carta de drinks e um menu de petiscos e, quando está em um restaurante, lanchonete ou padaria, que tenham pratos de qualidade. Estes serviços devem ser oferecidos com excelência;

  • Deixe a pessoa à vontade: faça o cliente se sentir acolhido. Espere que olhe todo o cardápio, dê sugestões, vá à mesa perguntar se está tudo bem e ouça o que ele tem a dizer. Ofereça uma decoração que transmita os valores da empresa. Por exemplo, um negócio vegano pode utilizar muitas plantas, ser pet friendly, abusar da cor verde etc. E nem precisamos dizer que limpeza é imprescindível, né?

  • Seja lembrado: é um ótimo sinal quando o cliente lembra de seu restaurante, pois está dando prioridade a você. Invista em um atendimento rápido e eficaz, instruindo a equipe a falar, de forma breve, sobre o funcionamento do local. É possível até trazer alguma curiosidade ou história do lugar, se o cliente se mostrar receptivo.

Descubra quais erros devem ser evitados no atendimento de seu food service para potencializar a fidelização do cliente em seu estabelecimento.

3. Utilize técnicas de PNL

Para quem não está familiarizado com o termo, PNL é a abreviação de Programação Neurolinguística, uma análise dos padrões comportamentais e modelos mentais humanos que pode explicar como agimos em determinadas situações.

Essa ferramenta te ajuda a "decifrar" o que os clientes podem estar pensando para que você desenvolva boas estratégias para alavancar os resultados de venda.  

Há duas técnicas de PNL ajudam a reforçar um potencial positivo nos canais sensoriais das pessoas e são preciosas para encantar os clientes de food services. São elas:  

·       Técnica da ancoragem: as âncoras são sentimentos positivos despertados por um determinado acontecimento. Busque soluções que fiquem atreladas a sensações e sentimentos confortáveis. Por exemplo, com um cardápio de Natal, de Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo, em que as pessoas se reúnem para comemorar um momento especial;

·       Técnica do reforço positivo: se refere a incentivo e recompensa por bons comportamentos. No seu restaurante, você pode usar premiações e programas de fidelidade para demonstrar que está atento às necessidades dos consumidores, inclusive de economia. Outra sugestão é, se você fica em uma hora comercial, ofereça pratos promocionais para funcionários das empresas próximas.

Entenda a importância de um cardápio otimizado e eficiente para refletir a identidade de seu negócio, impulsionar a rentabilidade e reduzir os custos no seu estabelecimento.

 4. Supere as expectativas

Precisamos reforçar aqui que você deve sempre superar as expectativas para a fidelização do cliente. De nada adianta ter um cardápio criativo super diferente se essa não é a proposta de seu negócio, isso vai apenas frustrar a clientela. A capacidade de inovar vai definir como encantar o cliente.

Aqui entra um tempero especial, a releitura de um prato clássico, uma decoração temática, um brinde para a clientela fiel... Precisa ser algo que só você tem, por isso esteja atualizado e inspirado para ter as melhores ideias!

5. Crie experiências exclusivas

Há um pensamento em comum entre as pessoas que vão a restaurantes com certa frequência: as experiências únicas que seu negócio irá oferecer a elas. Já falamos de um cardápio criativo, atendimento cuidadoso e o aconchego que o espaço deve oferecer. 

Garçonete anotando pedido de casal sorridente sentados à mesa

E como encantar o cliente com experiências exclusivas? Confira algumas sugestões:

  • Que tal oferecer descontos nas refeições dos clientes mais assíduos? Veja alguns exemplos de programas de fidelidade para aplicar no seu restaurante;
  • Crie diferentes canais de atendimento para ouvir o feedback (site, WhatsApp, Instagram, aplicativo próprio etc);
  • No presencial, peça a opinião sobre o cardápio, o atendimento e sobre o espaço no geral (limpeza, decoração e conforto);
  • Guie seus funcionários para que sejam simpáticos e solícitos para qualquer necessidade. O cliente deve sempre estar em primeiro lugar. Por isso, treine sua equipe para solucionar qualquer eventual problema;
  • Coloque-se no lugar de seu cliente e aja de acordo com o que você esperaria como consumidor de um food service.

Agora que você já sabe como encantar cliente em todas as visitas dele ao seu espaço, é hora de criar estratégias para melhorar ainda mais a experiência e superar todas as expectativas. E lembre-se que o segredo do sucesso está na conquista constante! 

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