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Como fazer parcerias é uma dúvida comum entre muitos empreendedores do ramo de food service. Essas relações estratégicas são uma forma inteligente de acelerar o crescimento de qualquer empreendimento, sobretudo no ramo de alimentação.

Desse modo, ajudam a estabelecer conexões com fornecedores, outros negócios e empresas da região, que podem não apenas ampliar sua visibilidade, mas também gerar economia de recursos e fidelização de clientes. 

Funcionário de food service e parceiro fazendo fechamento de atuação conjunta

Benefícios das parcerias estratégicas para o crescimento do seu food service 

Conexões com outros negócios podem fortalecer o seu estabelecimento, que, a partir dessas colaborações, ganha mais competitividade e capacidade de inovação. Veja a seguir os principais benefícios de fazer parcerias:

●      Aumento da visibilidade da marca através da divulgação cruzada;

●      Economia de recursos e otimização de processos;

●      Maior poder de negociação com fornecedores;

●      Ampliação da oferta de produtos e serviços para os clientes;

●      Melhoria na fidelização de clientes por meio de programas de benefícios (por exemplo, uma promoção entre o seu restaurante e uma empresa de bebidas/bar, que conceda desconto e benefícios exclusivos para clientes de ambos os estabelecimentos;

●      Criação de novas oportunidades de marketing e eventos;

●      Fortalecimento da competitividade no mercado;

●      Maior permeabilidade entre diferentes públicos.

Como identificar parceiros alinhados aos seus objetivos de negócio?

Na hora de pensar em como fechar parcerias, busque empresas que atuem em mercados complementares, tenham públicos-alvo similares e possuam competências que possam agregar ao seu negócio.

Uma lanchonete, por exemplo, pode buscar uma doceria em seu entorno para enriquecer o seu cardápio com opções diferenciadas – a mesma opção pode ser adotada em um restaurante.

Já em padarias, pode-se buscar alternativas para enriquecer as opções de prateleira a partir de uma parceria com marcas e lojas que desenvolvam compotas de doces ou opções de patê e pastas, por exemplo.

As possibilidades são grandes e dependem do que você e seu parceiro desejam – e de um bom estudo de mercado.

O diálogo é fundamental nesse tipo de iniciativa: antes de firmar qualquer acordo, certifique-se de que ambos estão comprometidos em fazer esforços equivalentes para atingir resultados mutuamente benéficos.

Lembre-se, uma parceria eficaz deve ser uma relação ganha-ganha, onde todas as partes envolvidas colhem resultados equilibrados e conseguem fidelizar clientes de ambos os nichos.

6 formas de construir parcerias coerentes para o seu food service

Conversamos com o empreendedor Felipe Cesarini Pugliesi, proprietário de escolas profissionalizantes, e que atua no mercado de franchising há mais de uma década.

Pugliesi é responsável pelo projeto “Amar Gastronomia do Bem”, uma rede de restaurantes que servirá pratos assinados por renomados chefs a preços acessíveis com parte da renda destinada a projetos sociais.

A pedido da nossa equipe, ele separou algumas dicas sobre como fazer parcerias em food service (algo que o próprio tem feito nos últimos tempos). Acompanhe abaixo e veja na prática como funciona uma parceria e ideias para tirar do papel.

1. Parceria com fornecedores locais

Busque fornecedores de ingredientes locais (de preferência orgânicos), além de apoiar a economia local mostra um compromisso com a sustentabilidade e se bem trabalhado, pode trazer mídia espontânea, colocando os benefícios na balança não sai tão caro.

2. Chefs renomados 

Convide chefs renomados ou em ascensão para assinar pratos exclusivos em parceria com seu food service. Isso pode atrair a atenção da mídia e aumentar o interesse do público.

3. Parcerias com empresas de delivery

Faça acordos com empresas de delivery para promoções e melhorias no serviço de entrega. Uma boa logística de entrega é essencial para o sucesso de um food service.

4. Influenciadores de gastronomia 

Eles podem fazer reviews dos pratos em colaboração com a página do seu negócio ou promover uma experiência gastronômica. Essa estratégia tem grande potencial para encantar clientes e atrair mais público. Existem agências especializadas apenas em conectar influenciadores e restaurantes.

5. Colaborações com empresas de bebidas 

Faça uma parceria com distribuidores ou produtores de vinhos, cervejarias artesanais ou outras bebidas para criar harmonizações exclusivas com os pratos oferecidos.

6. Parcerias corporativas 

Ofereça serviços de catering para eventos empresariais, criando menus personalizados ou descontos para empresas que contratem seus serviços com regularidade.

“Estes são alguns exemplos que podem funcionar, mas sempre importante adequar a estratégia de acordo com a realidade do cliente, programas de fidelidade, parceria com comércios locais, academias, nutricionistas, entre outros também podem funcionar. Tudo realmente dependerá do posicionamento do negócio”, diz Pugliesi.

Pronto! Agora você já sabe os primeiros passos de como fazer parcerias de sucesso em seu food service. Continue acompanhando nosso conteúdo e fique por dentro de outras dicas e guias como este.

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