Uma das principais preocupações de quem trabalha no setor de food service é criar estratégias para aumentar o número de clientes e, consequentemente, o lucro do estabelecimento. E que tal fazer promoções para restaurante e chamar a atenção de mais pessoas para o seu espaço?
Portanto, se você deseja ver o salão com todas as mesas ocupadas e o serviço de delivery cheio de pedidos, separamos dicas de vários tipos de desconto para aumentar o público do restaurante e, claro, trazer vantagens tanto para você, como para a clientela.
As reduções no preço dos pratos podem ser aplicadas de várias formas, sendo as principais: desconto primeiro pedido, programas de fidelidade, desconto sazonal, na happy hour e desconto para empresas. Confira como funciona cada um deles!
Desconto no primeiro pedido: como implementar e atrair novos clientes
Sem dúvida, uma das promoções para restaurante mais utilizadas é o desconto no primeiro pedido, que pode ser implementado em valores reais (R$10, R$15 ou R$20) ou em porcentagem (10%, 15% ou 20%).
O primeiro passo é estabelecer o desconto tendo como base a precificação dos pratos e o quanto você gasta na produção (desde o fornecedor até a preparação). Dessa forma, fica mais fácil chegar ao valor da promoção.
Além disso, ao oferecer o desconto no primeiro pedido, a fim de incentivar novos clientes a conhecerem o seu restaurante, você abre as portas de seu negócio para que avaliem não apenas a qualidade, mas também a apresentação dos pratos.
Ao entrar em seu restaurante, o cliente deve ter uma boa experiência em diferentes aspectos, tais como ambiente, atendimento e limpeza. Portanto, tenha essas ideias em mente!
Para divulgar a novidade, use as redes sociais a seu favor ou, se trabalhar com cartazes físicos de cardápio, deixe claro em algum local do estabelecimento que está oferecendo esse tipo de desconto para novos clientes.
Programas de fidelidade: recompensando seus clientes
Como o nome diz, os programas de fidelidade são tipos de promoções para restaurante ideais para atrair e fidelizar clientes. Essa é uma ótima forma de criar uma rede de clientes fixos e mais frequentes e com o objetivo de recompensar as pessoas que sempre dão prioridade em seu estabelecimento.
Outro detalhe essencial é que esses programas de fidelidade podem ser feitos de formas simples, como, por exemplo, oferecer um cartão ao cliente na primeira compra e, toda vez que ele voltar, ganha um carimbo. É possível, também, controlar a presença dos clientes no restaurante através do aplicativo próprio do estabelecimento.
E como funciona? Ao completar 10 refeições (10 carimbos no cartão), o cliente ganha uma refeição, uma bebida ou uma sobremesa.
A segunda opção é fazer um programa de acúmulo de pontos que funciona da seguinte forma: os clientes ganham um certo número de pontos para cada real que consomem no seu restaurante. Você deve estabelecer um valor para que eles troquem pontos por pratos, bebidas ou sobremesas e até crédito para usar nas próximas visitas.
Descontos sazonais: aproveitando datas especiais para atrair mais clientes
Uma das promoções para restaurantes que você pode implementar é usar os fatores sazonais a seu favor, como estações do ano, feriados, férias escolares e festas de final de ano. Até, porque, nestas datas, as pessoas preferem fazer refeições fora de casa, o que cria uma ótima oportunidade para o seu negócio.
Ainda é possível aproveitar a sazonalidade dos alimentos para destacar pratos com ingredientes típicos de uma determinada época do ano. Por exemplo, se as frutas da estação são morangos ou maracujá, ofereça descontos em sobremesas com as frutas. Assim como pratos com legumes e verduras específicas da época.
Happy Hour: promovendo momentos de lazer e consumo
Já pensou em criar descontos para clientes que fazem happy hour (encontro de amigos de trabalho) no seu espaço? Essa é uma das promoções para restaurante capazes de aumentar o seu público em dias da semana, como quarta, quinta e sexta.
O desconto para Happy Hour é uma maneira de aumentar a movimentação e fazer com que mais pessoas conheçam o seu food service. E os lucros podem aumentar ainda mais se o seu estabelecimento fica próximo de empresas, pois os amigos costumam se reunir ao final do expediente.
Determine os dias de desconto e defina o valor, que pode ser 10% em cada pedido feito! E, claro, uma boa estratégia é priorizar porções e bebidas, opções que costumam ser as mais pedidas.
Descontos para empresas: estabelecendo parcerias lucrativas
Se o seu restaurante fica localizado em zona comercial ou em uma área corporativa, pense em implementar o desconto para empresas em que os colaboradores possam almoçar ou jantar no seu espaço.
É simples executar esse tipo de desconto: selecione alguns pratos do cardápio (ou o cardápio completo) e dê descontos especiais para os funcionários das empresas próximas. Basta fazer uma lista dos locais e, no momento do pagamento, a pessoa informa onde trabalha e recebe o desconto, que pode ser entre 10% e 15%.
Para incentivar a visita de um grupo maior de pessoas, faz parte das promoções para restaurante o desconto progressivo, aplicado de acordo com o número de pessoas. Mas como funciona? Quanto maior o grupo, maior o desconto! Essa estratégia é uma forma de incentivar que os clientes chamem mais pessoas para se juntar ao grupo.
Um bom exemplo de desconto para empresas progressivo é: se um prato custa R$34, pode sair por R$30 para grupos de três pessoas ou R$26 para grupos de cinco ou mais. Mais uma vez, os cálculos dos descontos devem ser feitos de acordo com a precificação dos pratos no cardápio.
Combine os descontos com boas estratégias para aumentar as vendas
Seu restaurante faz serviço de entregas e você quer aumentar os pedidos? Separamos 6 dicas para impulsionar as vendas no delivery É essencial estar antenado às novidades do mercado de entregas, pois o modelo de negócio tem crescido nos últimos anos.
Aproveite para conhecer estratégias de marketing digital que podem alavancar suas vendas, que começa definindo seu tipo de negócio, passando pelo público-alvo até as fotos de qualidade nas redes sociais para chamar atenção e ganhar frequentadores.
Depois de todas essas sugestões de promoções para restaurante, é hora de juntar sua equipe para planejar os próximos descontos para seus clientes. Afinal, um restaurante lotado e um serviço de delivery cheio de pedidos é sinônimo de prosperidade! Boas vendas e até a próxima.