Para assegurar a presença constante de ingredientes de qualidade no seu restaurante, é fundamental realizar um bom controle de estoque de restaurante. O proprietário de restaurante que negligencia essa etapa corre o risco de enfrentar prejuízos, pois as mercadorias podem se perder na desorganização, deteriorar-se ou ultrapassar a data de validade.
Além disso, a falta de conhecimento sobre produtos e quantidades em seu estoque afeta a preparação dos pratos, o que pode comprometer a experiência do cliente e reputação de sua cozinha. Não queremos nada disso! Então, apresentamos seis dicas, do registro ao modelo de reposição, que vão imperdir confusões em seu negócio.
1. Registre tudo o que entra e sai
A dica essencial para controle de estoque de restaurante é manter um registro minucioso, seja por meio de fichas impressas, planilha para controle de estoque ou ferramentas específicas, gratuitas ou pagas. Escolha um sistema que permita documentar informações como data, horário, valor e classificação do produto.
Duas opções úteis para esse registro são os sistemas oferecidos pelo Conta Azul e pelo Sischef. No entanto, recomendo explorar outras alternativas, pois ninguém conhece melhor as necessidades do seu restaurante do que você. Faça uma pesquisa e encontre as ferramentas que mais se adequam à organização de estoque do seu negócio!
2. Classifique os produtos
Além de organizar os itens em categorias genéricas, como legumes, carnes e bebidas, defina também outros critérios claros que envolvem todos os produtos, considerando características como:
- Marca;
- Tipo;
- Cor;
- Tamanho;
- Variações;
- Preço de custo e venda;
- Nome do fornecedor;
- Prazo de validade;
- Quantidade disponível.
Embora esse processo demande algum esforço, já que será necessário separar os produtos a cada entrada no estoque, o tempo investido se traduzirá em benefícios financeiros no futuro. Temos mais dicas de como organizar seu estoque.
A recompensa virá na forma de uma gestão mais eficiente e lucrativa para o seu negócio, evitando desperdício de alimentos e otimizando o controle de estoque de restaurante.
3. Fiscalize com frequência
Defina prazos regulares para monitorar os produtos que apresentaram maior movimentação de estoque em um período específico. Programe visitas periódicas ao espaço físico e reserve um tempo para analisar o sistema, planilha ou ficha impressa que você utiliza.
Ao realizar esse acompanhamento, além de garantirq ue voc~e está seguindo as regras de higienização para restaurantes, você vai conseguir entender sobre quais mercadorias têm maior saída e, consequentemente, representam boas oportunidades de investimento. Esse cuidado regular permitirá maximizar o potencial desse ambiente
4. Organize os produtos em perecíveis e não perecíveis
Os produtos não perecíveis, como milho, macarrão e feijão, são de fácil armazenamento em prateleiras ou armários, desde que elevados do chão e com boa circulação de ar. Já os alimentos perecíveis devem ser refrigerados a fim de manter uma temperatura segura e com controle rigoroso.
Organizar os produtos por data de vencimento é uma prática recomendada, mas você pode criar um sistema personalizado que atenda às necessidades específicas do seu restaurante.
5. Oriente os funcionários
É recomendável restringir o acesso ao espaço apenas a pessoas autorizadas e instruir todos os funcionários sobre os procedimentos para retirada de mercadorias, incluindo o preenchimento de uma requisição com todas as informações necessárias.
Em food services de maior porte, a função de controle de estoque de restaurante exige um colaborador dedicado, medida imprescindível para o sucesso do estabelecimento. Essas medidas contribuirão para a eficiência e segurança na gestão do estoque do seu restaurante.
6. Escolha um modelo de reposição
A reposição contínua é um modelo no qual as compras são feitas com frequência, mantendo uma quantidade menor de mercadorias estocadas. Essa estratégia de controle de estoque de restaurante tem algumas vantagens, como reduzir os custos com estoque e diminuir as perdas, seja por vencimento ou por compra errada.
Porém, dependendo da demanda, será preciso fazer a reposição periódica. Nesse modelo, o proprietário faz compras maiores e programadas. A opção pode sair mais em conta pois é possível negociar com fornecedores quando a compra é feita em alta quantidade. Por outro lado, ela exige mais planejamento e organização de estoque para evitar o acúmulo de mercadorias.
Estratégias na administração de restaurante
Por fim, adotar essas práticas de controle de estoque de restaurante é meio caminho andado para assegurar a qualidade dos alimentos servidos e promover a eficiência operacional e a sustentabilidade financeira do seu restaurante. Mas, não apre por aí.
Lembre-se, a gestão cuidadosa do estoque, aliada a práticas sustentáveis e recursos tecnológicas pode ser um diferencial na otimização de recursos, redução de custos e satisfação dos clientes, garantindo o sucesso duradouro de seu restaurante. Aprenda mais sobre a administração de um negócio gastronômico.