Você tem o poder de transformar seu menu de restaurante para aproveitar o que há de melhor tanto para a produção quanto para as vendas. Como? Por meio de um cardápio sazonal!

Além das vantagens para o seu negócio, datas sazonais estão quase sempre relacionadas a momentos especiais em volta de uma bela refeição posta à mesa. Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, por exemplo, são algumas das opções para lucrar ainda mais e encantar seus clientes.

Neste artigo, conheça as vantagens de investir em um cardápio sazonal.

O que é um cardápio sazonal?

O cardápio sazonal é aquele que se transforma de acordo com as mudanças de estações. Eles são como feiras tradicionais de inverno, de Natal e Festas Juninas, por exemplo. Mas, por que apostar em cardápios temporários? Bem, principalmente, porque os ingredientes também são sazonais.

Frutas, hortaliças, legumes, pescados e outros itens são encontrados com mais facilidade em determinadas épocas do ano, e sofrem variações de qualidade e preço com o passar do tempo.

Para evitar essas flutuações, é possível, ainda, utilizar datas comemorativas no cardápio sazonal, a fim de garantir o melhor negócio para seu bolso e para seus clientes.

3 vantagens de investir em um cardápio sazonal

São muitos os benefícios de se ter um cardápio sazonal em seu restaurante. Selecionamos os três principais, veja só:

1. Chama atenção do consumidor

Esse tipo de ação traz muita comodidade ao consumidor, sendo uma oportunidade de construir relacionamento com clientes, principalmente os novos. Afinal, um cardápio sazonal permite que você teste pratos diferenciados que podem chamar atenção e despertar curiosidade nos consumidores.

Ao renovar o cardápio, você chama atenção da mídia e do público nas redes sociais. Por exemplo: grandes redes, como o Starbucks, propõem novos produtos a cada temporada. No final do ano, próximo ao Halloween, o famoso Pumpkin Spice Latte faz o maior sucesso!

Mesmo fast-foods conhecidos pelo seus carros-chefes, se renovam com novas opções no menu para se diferenciar da concorrência e chamar atenção dos consumidores. Outro exemplo? Os lanches da Copa do Mundo do McDonald 's sempre dão o que falar.

2. Grande oportunidade de aumentar vendas

Esses períodos são considerados uma oportunidade de faturamento muito boa. O Natal e o Dia das Mães, principalmente, movimentam MUITO a economia do país. Aproveite o embalo - nem todo restaurante conta com habilidades para produzir um cardápio sazonal, e essa pode ser a sua chance de se destacar.

A oferta de cardápio sazonal também ativa alguns gatilhos de venda bem importantes e velhos conhecidos do marketing. Ela gera senso de urgência, escassez e exclusividade, o que só ocorre quando algo está no menu por tempo limitado.

3. Sabor, atratividade e baixo CMV

Aproveitar os ingredientes da época é a principal vantagem do cardápio sazonal. Assim, você consegue manter um baixo CMV, sem deixar de lado qualidade e sabor e, de quebra, ganha atratividade.

Entre os ingredientes considerados sazonais, estão geralmente frutas e verduras, que pertencem especificamente a uma estação do ano. Quem não procura por lichia e ameixa no Natal, por exemplo?

Porém, atenção. Aqui, não falamos apenas de opções típicas, mas daquelas mais disponíveis nesse período. Isso porque costuma ser difícil contar com esses ingredientes o ano todo, em um cardápio fixo, sem decepcionar alguns clientes.

Mas há, também, ingredientes essenciais que raramente estão em falta, assim como opções que garantem que você não vá sofrer com alterações ao longo do ano, como os produtos desidratados Knorr. Por exemplo, a Base de Tomate Desidratado Knorr é muito mais prática do que um molho caseiro, e permite a padronização das receitas independentemente da época.

A seguir, veja uma das opções de pratos com baixo investimento e ideias para determinadas épocas do ano.

O picadinho é uma comfort food que combina com o inverno, mas também funciona em comemorações em família como Dia das Mães, dos pais e dos namorados.

Picadinho Clássico

Picadinho Clássico

Ingredientes:

500g de Filé Bovino em cubos

10g de Caldo de Carne Knorr

120 ml de Vinho Tinto Seco

1 Cebola

1 Tomate

100g de Cenoura em Cubos

Tomilho fresco ou seco

90ml de Molho Madeira Knorr

1L de Água

50 ml de Azeite

Pimenta-do-Reino

Modo de Preparo:

1. Em uma panela aquecida, acrescente azeite, doure a cebola, adicione os cubos de filé e tempere com Caldo de Carne Knorr e pimenta do reino.

2. Adicione os cubos de cenoura e tomate.

3. Aqueça a água e misture o Molho Madeira Knorr. Deixe ferver, adicione

o vinho tinto e cozinhe por 2 minutos. Se necessário, ajuste o sabor com

caldo de carne e pimenta-do-reino.

4. Misture o molho ao filé em cubos e deixe cozinhar por cerca de 10 a 12 minutos. Aproveite!

Veja mais receitas para cada ocasião e dicas de como montar um menu sazonal em nosso e-book de inverno

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu