Que tal inovar nas receitas para o Dia dos Pais e criar um menu atrativo e saboroso pensando nas vendas do seu food service?
Esta data tão especial deve ser comemorada em grande estilo entre as famílias, mas não deixa de ser uma ótima oportunidade para mostrar o seu trabalho e ter um rendimento extra.
O Dia dos Pais é um marco no calendário do food service porque é o momento em que as famílias se reúnem em torno da mesa e buscam sabores que tragam conforto e boas lembranças. E você pode lucrar com isso!
Montar um menu dedicado a essa data aumenta o ticket médio, conquista aqueles clientes que não querem ir para a cozinha em datas especiais e reforça o vínculo afetivo do seu restaurante, lanchonete ou padaria.
Por que preparar receitas para o Dia dos Pais é estratégico
Datas comemorativas como o Dia dos Pais representam uma das maiores movimentações do varejo no Brasil. Restaurantes registram picos de até 20% no faturamento.
Mas mais do que faturar, é uma chance de gerar memórias afetivas que conectam o seu restaurante à vida dos clientes.
Criar um menu exclusivo para a data mostra cuidado com os detalhes e fortalece o relacionamento com as famílias.
Além disso, fazer um planejamento faz o almoço de domingo ficar inesquecível e é uma grande oportunidade para que os clientes voltem e se tornem fiéis ao seu negócio.
Datas sazonais que fidelizam famílias e aumentam o ticket médio
Menus temáticos são convidativos para quem já frequenta seu estabelecimento, mas têm o poder de atrair novos visitantes. Ofereça previsibilidade: pense em pacotes com entrada, prato principal e sobremesa com um preço fechado.
Assim, você controla custos e o cliente também já sabe quanto vai pagar. Ah, não deixe também de compartilhar fotos de pais celebrando nas redes sociais, isso gera marketing espontâneo e amplia sua visibilidade.
Leia também: Confira 5 motivos para optar por um cardápio sazonal em seu restaurante
Entradas para um menu de Dia dos Pais inesquecível
Abrir o apetite com toques de comida regional prepara o cliente para o prato principal e remete às origens de cada pai. Veja algumas opções simples, mas deliciosas!
Petiscos e saladas com toque regional
● Bolinho de arroz com pequi: com sabor típico do Centro-Oeste, é um petisco especial que surpreende;
● Caldo de feijão preto em mini-copos: para os pais mineiros ou que amam Minas Gerais, um caldo de feijão preto temperado com paio e um toque de coentro é imbatível;

● Salada de palmito com vinagrete de coco: leve, refrescante e cheia de sabor, essa salada conquista quem tem raízes nordestinas.
Cada entrada custa pouco e rende boas margens de lucro, e é porta de entrada para os pratos principais.
Leia também: Calendário para restaurantes: principais datas para impulsionar
Prato principal: o sabor das lembranças
Por ser um país diverso, o Brasil reúne memóSe quiser fazer algo diferente, sirva espetinhos de carne com banana-da-terra, porque a mistura de doce com salgado faz o churrasco ter um sabor mais peculiar.
Churrasco
O churrasco costuma ser unanimidade de Norte a Sul. Cortes nobres, como picanha e fraldinha, combinados a acompanhamentos. Inclusive, com farofa fica perfeito, assim como esta receita de farofa de banana-da-terra, vinagrete caseiro e pão de alho com ervas é um cardápio certeiro.
Se quiser fazer algo diferente, sirva espetinhos de carne com banana-da-terra, porque a mistura de doce com salgado faz o churrasco ter um sabor mais peculiar.
Você ainda pode servir molhos para churrasco, deixando os pratos com carnes ainda mais suculentos e cremosos.
Feijoada
Na hora de escolher receitas para o Dia dos Pais, considere a feijoada, afinal, ela é a materialização da alegria e das reuniões de família.
No Dia dos Pais, não precisa ser diferente. Monte porções individuais ou um self-service à vontade, com arroz branco, couve mineira, laranja e torresmo.
Lasanha
A lasanha costuma cair bem no paladar de todos, principalmente dos descendentes de italianos que tem no prato uma memória dos avós.
Para fazer uma lasanha de qualidade superior e com cara da Itália, use massa fresca, um bom ragu alla bolognese cozido lentamente com vinho tinto e gratine com queijo.

Se quiser um prato com mais autenticidade, substitua uma parte da carne do ragu por linguiça. Isso vai aproximar o prato das raízes italianas.
Confira: Tudo sobre comfort food: saiba por que apostar nessa tendência em seu restaurante
Pratos típicos por região
Pais que trocaram de Estado costumam sentir saudade de pratos locais. Veja três receitas para o Dia dos Pais que vão trazer um toque regional para o seu menu.
1. Baião de Dois
Prato rápido de fazer e ótimo para cozinhar em quantidade, o Baião de Dois agrada tem um sabor bem brasileiro e agrada pais do Norte e de todas as partes do país. Veja como fazer.
Ingredientes:
· 2 xícaras de arroz;
· 2 xícaras de feijão-de-corda cozido;
· 200 g de carne-seca dessalgada e desfiada;
· 100 g de queijo coalho em cubos;
· 1 cebola;
· 1 pimentão verde;
· 2 dentes de alho picados;
· Coentro e cebolinha a gosto;
· Azeite ou manteiga de garrafa.
Como fazer:
Refogue a cebola, o pimentão e o alho no azeite ou manteiga de garrafa. Acrescente a carne-seca. Em seguida, junte o arroz cru e o feijão cozido. Cubra com água, tempere e cozinhe até secar. Misture o queijo coalho, o coentro, e a cebolinha antes de servir.
2. Galinhada
Típica do Centro-Oeste, a galinhada também é uma das receitas de pai bem afetivas. Quando bem-feita, tem um sabor excepcional e custa pouco para ser feita. Coloque ela como prioridade nas suas receitas para o Dia dos Pais.
Ingredientes:
· 1,5kg de frango cortado em pedaços;
2 xícaras de arroz;
1 cebola grande;
· 3 dentes de alho picados;
1 cenoura em cubos;
1/2 xícara de chá de pequi;
· 4 xícaras de água quente;
Sal;
· Pimenta-do-reino;
Cheiro-verde.
Como fazer:
Doure o frango temperado em azeite e reserve. Na mesma gordura, refogue a cebola, o alho e a cenoura. Junte o arroz cru e o pequi picado. Adicione o frango, cubra com a água, ajuste o sal e cozinhe até o arroz ficar macio. Finalize com cheiro-verde fresco.
Leia também: Como a culinária do Centro-Oeste e os sabores do cerrado enriquecem o menu do seu negócio
3. Barreado
Se a sua região for no Sul, o barreado deve fazer sucesso como uma boa receita de pai. Veja como fazer.
Ingredientes:
· 1,2 kg de carne bovina de segunda cortada em cubos (acém ou paleta);
· 200 g de toucinho cortado em cubos;
· 2 cebolas;
· 4 dentes de alho picados;
· 2 tomates sem pele e sementes;
· 1 litro de água;
· Sal;
· Pimenta-do-reino;
· Cominho.
Como fazer:
Em uma panela, faça camadas de carne, toucinho, cebola, alho e tomate, temperando cada camada com o sal, a pimenta-do-reino e o cominho. Cubra com água e cozinhe por
aproximadamente 3 horas. A carne deve ficar macia a ponto de se desmanchar ao mexer. Misture até formar um molho espesso e sirva com banana-da-terra e farinha de mandioca.
Veja também: Explore toda a riqueza de sabores da culinária do sul
E, claro, para acompanhar estes pratos, seja entrada ou principal, não esqueça de ter no menu bebidas, como cerveja, caipirinha ou drinks mais leves, como Gin Tônica ou Mojito.
Como adaptar a comida afetiva nas receitas de pai
Se você não quiser criar nada muito típico nas receitas para o Dia dos Pais, mas quiser dar um toque regional em cada prato, uma ideia é acrescentar algum ingrediente regional em um prato comum.
Faça uma farofa com pinhão para trazer uma atmosfera mais sulista, enquanto um quiabo bem-feito vai ficar com cheirinho de Minas Gerais.
Quando quiser que seu cliente se lembre do Nordeste, acrescente leite de coco e queijo coalho em alguns preparos, por exemplo.
Essa segmentação cultural receitas para o Dia dos Pais traz identificação e atrai clientes que buscam o sabor de casa mesmo longe dela.
Veja também: Comida nordestina: ingredientes que fazem parte dessa culinária e receitas para o seu restaurante
Sobremesas que completam a experiência
Para encerrar com chave de ouro toda a comilança, sirva doces que tragam nostalgia nas suas receitas para o Dia dos Pais. Não precisa ser nada muito elaborado, mas algo que remeta à infância daquele pai.
Sirva em porções pequenas para que as famílias possam provar várias opções.
Doces com cara de infância e tradição
Para a sobremesa, separamos os pratos que têm potencial para agradar a maioria dos seus clientes:
● Pudim de leite condensado: clássico, derrete na boca e é difícil achar quem não goste;
● Pé-de-moleque cremoso: faça uma releitura do pé-de-moleque e sirva em taças individuais;
● Doce de abóbora com coco: lembra festas juninas e a infância;
● Churros: dedique esta sobremesa para aqueles pais que se esbaldavam de comer churros na infância;
● Torta banoffee: a combinação de banana, chantili e doce de leite faz sucesso;
● Cheesecake de Romeu e Julieta: se quiser uma versão mais moderna para as receitas de Dia dos Pais, esta combinação de goiabada com queijo foge do lugar comum.
Estratégias para divulgar o menu especial
Em datas comemorativas, é importante contar uma história que emocione. Faça alusões a memórias de uma infância livre e feliz na casa dos avós, por exemplo, e explore o marketing em cima disso.
Comunicação emocional nas redes e no salão
Comece os preparativos para o Dia dos Pais pelo menos 1 mês antes. Colha depoimentos dos funcionários a respeito dos próprios pais, estimule a interação nas suas redes sociais para que seus clientes contem sobre a relação de afeto que têm com os próprios pais.
Quando estiver mais perto da data, publique vídeos curtos que mostrem a preparação das receitas, como a feijoada borbulhando e o queijo da lasanha gratinando.
No salão, decore mesas com fotos antigas de pais e filhos, quadros com receitas escritas à mão e placas ilustrativas destacando o prato de cada região.
Crie campanhas com chamadas como “Sabor de casa no Dia dos Pais” e use anúncios segmentados no Facebook ou Instagram para atrair famílias da sua região.
Faça do Dia dos Pais um evento esperado
Ao oferecer receitas para o Dia dos Pais com sabores regionais e naquele toque afetivo, você sai na frente dos concorrentes e transforma um almoço em uma lembrança gostosa.
Planeje com antecedência, estude seu público e adapte as receitas das da gastronomia mineira, nordestina, centro-oeste ou sulista ao seu formato, seja ele seja rodízio, buffet ou menu à la carte.
Por fim, divulgue o sucesso do evento nas suas redes sociais. Assim, seu negócio se estabelece como destino obrigatório das famílias em datas especiais e seu faturamento cresce com a satisfação dos clientes.
Leia também: Calendário para restaurantes: principais datas para impulsionar