Embora o Dia dos Namorados no Brasil tenha origem na publicidade, ele é bastante comemorado por aqui, e uma ótima oportunidade para os negócios. No setor de restaurantes, vale celebrar a data mais romântica do ano investindo em dicas e receitas para o Dia dos Namorados.

Mas, antes, queremos te contar um pouco mais sobre a celebração nacional. Em 1949, o empresário João Dória atrelou o dia 12 de junho à comemoração, já que o mês era um dos mais parados para o comércio brasileiro.

Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor", foi instituído oficialmente o Dia dos Namorados, que desde então movimenta a economia e funciona como um lembrete para que casais apaixonados comemorem o amor!

Um jantar especial é a ocasião perfeita para isso. Aproveite nossas dicas e faça do seu restaurante o melhor lugar para o Dia dos Namorados!

Menu para dia dos namorados: crie uma experiência gastronômica

Antes de mais nada, é importante que você reconheça que hoje em dia, no mundo da gastronomia, as experiências gastronômicas são mais valorizadas do que nunca.

Ou seja, além de desenvolver um menu para o Dia dos Namorados, é preciso também levar em consideração o ambiente, a apresentação dos pratos e tudo o que envolve a vivência do consumidor no seu estabelecimento, desde as boas-vindas até o “até logo”.

Com isso em mente e respeitando a temática do seu restaurante, é legal explorar diferentes elementos que remetem ao amor, para que tudo complemente as melhores receitas para o dia dos namorados.

Esses elementos podem estar presentes na decoração do espaço, no menu, no atendimento e nas embalagens (em caso de delivery). Experiências gastronômicas são marcadas por sutilezas, e cada detalhe faz diferença.

Receitas para o Dia dos Namorados remetem a sentimentos como afeto e aconchego. Dessa forma, para somar sua marca à memória afetiva do seu cliente, é preciso se atentar, ainda, a detalhes como aromas e nome dos pratos.

É comum que os casais se reúnam em restaurantes para comemorar o Dia dos Namorados com estilo. Portanto, prepare-se para esse momento de alta demanda, e estabeleça um número limite de clientes que você pode atender com todo cuidado e atenção. No dia a dia isso já precisa ser feito, mas em uma data tão especial é mais do que imprescindível.

Nada é mais característico desta época do ano do que flores, música sutil, mimos de chocolate e, claro, o romantismo. Envolva seus clientes nesse clima, e sirva as receitas para o Dia dos Namorados em um ambiente acolhedor, com rosas, meia-luz, garrafas de vinho na mesa, velas e o que sua criatividade – e coração – perceberem como diferencial.

Como montar um menu para o Dia dos Namorados

As diretrizes para inovar em datas comemorativas sempre esbarram nos cuidados gerais na hora de montar um menu. Atenção às recomendações dos chefs da Unilever Food Solutions.

Não perca tempo

Planeje com antecedência para ficar à frente. Entenda qual formato é o ideal para o seu negócio: apenas delivery? Reserva de mesa em restaurante? Atenção também ao CMV e práticas da concorrência para entender quais receitas para o dia dos namorados serão realmente vantajosas.

Crie um diferencial exclusivo

E já que o Dia dos Namorados combina com presentes, por que não oferecer uma cortesia? Dê a cada mesa ou casal um pequeno mimo, ou realize um sorteio de prêmios, como kits de vinhos e taças, caixa de chocolates ou vouchers para um jantar em outra ocasião.

Promoções costumam despertar muito interesse nos clientes, e bebidas e porções extra podem aumentar ainda mais o faturamento.

Não precisa quebrar a cabeça: você pode oferecer, por exemplo, uma sobremesa simples e saborosa, como brownie ou mousses, no delivery. Já para reservas de mesa, que tal uma taça de vinho ou champanhe promocionais para abrir o apetite?

Invista no simples

Menus fixos são fáceis de vender em datas comemorativas. Monte um menu padrão, com no máximo três opções de entradas, três pratos principais e três sobremesas. A seguir, sugerimos receitas para o dia dos namorados com duas opções para cada.

Seja inclusivo

Ofereça opções de dietas restritivas, e certifique-se de que os alérgenos ou ingredientes de origem animal sejam claramente identificados em seu menu. Além disso, a demanda de dietas plant-based não para de crescer, e vale também aprender a montar um cardápio vegano.

Oferecer opções inclusivas parece complicado, mas não é. A Hellmann’s Vegana, por exemplo, tem sabor e consistência surpreendentes, e é perfeita para pratos frios e quentes, podendo até substituir o tradicional creme de leite em seus preparos.

Seja versátil

Por fim, planejamento, praticidade e economia vão proporcionar o menu perfeito. Siga as reservas para organizar a lista de compras de forma a evitar possíveis desperdícios e utilizar produtos mais versáteis nas receitas para o dia dos namorados, que sirvam tanto para almoço quanto para o jantar.

Lembre-se de que pratos ensopados podem ficar semiprontos, sem perder qualidade. Além disso, você pode aproveitar frutas da estação para fazer sobremesas aliadas ao chocolate, como um mousse de Manga com chocolate e gengibre. Uma boa dica é sempre manter um equilíbrio entre pratos leves e comfort food, agradando a todos.

O que é mais procurado para comer no Dia dos Namorados

Quando pensamos em receitas para o Dia dos Namorados, as sobremesas logo vêm à mente. Além delas, cestas de café da manhã e jantares românticos embalam a data e o imaginário dos casais mais apaixonados. Incorpore isso ao seu estabelecimento, pensando sempre nas porções para dois.

A cena clássica de cinema de um casal jovem dividindo uma taça de sorvete ou copo de milkshake pode acontecer dentro do seu restaurante. E, aqui, a aparência importa muito! Cores, flores, corações, homenagens escritas em cobertura, confeitos e tudo o que tiver de mais instagramável deve ser considerado na hora de eternizar o Dia dos Namorados perfeito para seus clientes. Isso também vai ajudar na hora de atender às expectativas dos pombinhos mais exigentes.

Além de ficarem bonitas na imagem do seu negócio, as sobremesas possuem alto valor agregado e trazem muita lucratividade. Por exemplo, toda a linha Carte D’or é superprática, versátil e não necessita de chef confeiteiro e nem maquinários especializados. As sobremesas podem ser feitas em minutos apenas com liquidificador ou batedeira tradicional. Aposte na criatividade!

As melhores receitas para o Dia dos Namorados

Nossos chefs também prepararam algumas receitas exclusivas que podem funcionar muito bem no seu menu. Veja receitas de pratos para o Dia dos Namorados, da entrada à sobremesa.

Cestinha de Camarão Cremoso com Alcaparras

Molhos e frutos do mar são a cara das receitas de dia dos namorados. Que tal começar o menu com uma entrada deliciosa como essa? 

Cestinha de Camarão Cremoso com Alcaparras

Ingredientes

 - 100g de Maionese Hellmann's Saco 2,8 kg

 - 200g de Camarão Limpo

 - 10g de Alcaparras

 - Cebolinha Picada

 - 100g de Massa Filo

 - 40g de Cebola

 - 5g de Caldo Delícias do Mar Knorr

 - 20ml de Azeite

 - 20g de Pimentão Amarelo

 - 30g de Tomate em Cubos

 - Pimenta do Reino

 - 30g de Manteiga

 - 30g de Farinha de Trigo

Modo de Preparo

Em uma panela aquecida, adicione o azeite e doure a cebola, acrescente o pimentão e refogue por 2 minutos. Adicione os camarões e tempere com Caldo Delícias do Mar Knorr e pimenta do reino, desligue o fogo. Adicione a Maionese Hellmann’s e as alcaparras, misture bem e reserve.

Corte a massa filo em quadrados de 10x10 e leve para uma forminha de empada untada com manteiga e farinha de trigo. Adicione uma porção dos camarões dentro da massa filo e pincele delicadamente as bordas com manteiga. Leve para o forno pré-aquecido até que as cestinhas estejam crocantes. Finalize com cebolinha picada.

Quiche de Alho-Poró

Uma opção vegetariana para complementar suas receitas para o Dia dos Namorados. A clássica quiche pode passar por uma releitura em porções menores e ser servida como entrada. 

Quiche de Alho-Poró

Ingredientes

- 30g Molho Branco Bechamel Knorr

- 500g Massa para quiche

- 150g Maionese Hellmann's Saco 2,8 kg       

- 300ml Leite

- 3 Ovos

- 200g Alho-poró

- 20g Manteiga 

- 50g Queijo parmesão ralado

- 100g Queijo cremoso

- 50g Queijo ementhal

Modo de Preparo

Obs.: 30g de Molho Branco Bechamel Knorr pronto.

Forre o fundo e as laterais de uma forma com fundo removível (25 cm de diâmetro) com uma camada de massa para quiche. Pressione a massa contra a assadeira. Em uma tigela, junte a Maionese Hellmann's, o Molho Branco Bechamel Knorr (pronto), o leite e o ovo batido. Misture com um batedor de arame, fazendo um creme homogêneo. Reserve.

Refogue o alho-poró cortado em meia lua fina na manteiga. Reserve. Junte todos os queijos e o alho-poró ao creme, misture bem e coloque-o na assadeira forrada com a massa. Leve ao forno a 175 ºC por 40 minutos. Pronto!

Couve-Flor Gratinada Vegana

O cardápio inclusivo não é difícil! Olha como é fácil utilizar ingredientes-chave em preparos sem carne nas suas receitas para o Dia dos Namorados. 

Couve-Flor Gratinada Vegana

Ingredientes

- 500g Couve-Flor

- 12g Caldo de Legumes Knorr 1,01 kg

- 500ml  Água

- 250g Hellmann’s Vegana Bag 1,6 kg

- Pimenta-do-reino branca

- 50ml Azeite de oliva   

Modo de Preparo

Aqueça a água com o Caldo de Legumes Knorr e deixe ferver, adicione a couve-flor em buquês por apenas 1 minuto, retire da água. Misture a Hellmann’s Vegana com os buquês de couve-flor e pimenta do reino branca. Em um refratário forneável, adicione todo azeite e os buquês de couve-flor, leve ao forno pré-aquecido até dourar. Aproveite.

Salmão Crocante sob Molho Unilever Knorr

Esta receita foi criada pelo cozinheiro Dionedio de Araujo Guimaraes, do restaurante Five Sport Bar, que fica em Salvador (BA). Em 2016, o prato venceu o concurso Melhores Quilos do Brasil em 1º lugar na sua região, e pode fazer sucesso entre as suas receitas para o Dia dos Namorados. 

Salmão Crocante sob Molho Unilever Knorr

Ingredientes

Salmão:

Caldo Delícias do Mar Knorr 1,01 kg

Tempero Cebola em Pó Knorr 1,1 kg

- Alho picado

- Pimenta-branca moída

- Suco de laranja

- Sumo de limão

- 100g Xerém de castanha-de-caju

- Lâmina de salmão

 

Molho:

Molho para Salada Hellmann's Limão 475 mL

- Molho para Salada Hellmann's Mostarda e Mel 475 mL

- Creme de leite

Modo de preparo

Salmão:

Junte o Caldo Delícias do Mar Knorr, a Cebola em Pó Knorr, o alho picado, a pimenta branca moída, 100 mL de suco de laranja e o sumo de limão. Bata tudo no liquidificador até formar um creme liso.

Coloque o salmão em uma assadeira e cubra com o creme. Deixe marinando por 4 horas, abafado com papel-alumínio.

Após 4 horas, retire o excesso do líquido e faça uma crosta com o xerém de castanha-de-caju na parte de cima do salmão. Leve ao forno a 180 °C e deixe lá até que a crosta fique dourada. Retire do forno e reserve.

Molho:

Junte o Molho para Salada Limão com Alecrim Hellmann’s, o Molho para Salada Mostarda e Mel Hellmann’s, o Molho Shoyu Knorr, 100 mL de suco de laranja e o creme de leite. Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e cozinhe até reduzir pela metade.

Montagem:

Coloque o salmão no réchaud e regue a receita com o molho Unilever.

Por fim, vamos para a sobremesa, afinal é preciso encerrar o menu de Dia dos Namorados em grande estilo.

Para fechar com chave de ouro, você pode fugir um pouco do óbvio e oferecer um delicioso pão de mel com doce de leite para arrematar o seu cardápio. Veja a receita:

Pão de Mel Hellmann’s com Doce de Leite

Sim, Hellmann 's na sobremesa! Nossa maionese é superversátil e, com apenas esse produto no estoque, você consegue fazer molhos, gratinados e até doces. Já percebeu como ela aparece em quase todas as nossas receitas para o Dia dos Namorados?

Pão de Mel Hellmann’s com Doce de Leite

Ingredientes

 - 300ml de Leite

 - 70g de Cacau em Pó

 - 2 Ovos

 - 200g de Mel

 - 300g de Doce de Leite Cremoso

 - 150g de Açúcar Mascavo

 - 100g de Maionese Hellmann's Saco 2,8 kg

 - 10g de Bicarbonato de Sódio

 - 3g de Cravo em Pó

 - 3g de Canela em Pó

 - 20g de Fermento em Pó

 - 200g de Farinha de Trigo

Modo De Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer (exceto a farinha de trigo). Adicione a base batida em um recipiente, acrescente a farinha de trigo e misture com ajuda de um fouet/batedor aramado. Leve para o forno pré-aquecido em uma forma untada e enfarinhada. O bolo estará pronto em cerca de 30 minutos.

Utilize um palito para verificar se a massa está cozida o suficiente. Corte ao meio e recheie com doce de leite.

Torta Banoffee

Esse docinho simples está super na moda e dá tons de requinte ao seu cardápio, além de deixá-lo por dentro das tendências quando o assunto são receitas para o dia dos namorados. Uma clássica sobremesa inglesa de banana e doce de leite.

Torta Banoffee

Ingredientes

- 300g Mousse de Chocolate Branco Carte D'Or 400g

- 300g Pavê & Torta Holandesa Carte D'Or 800g

- 180g Biscoito tipo maizena    

- 20ml Café frio

- 1.30l Leite

- 8 Bananas nanicas em rodelas

Modo de Preparo

Prepare a Mousse de Chocolate Branco Carte D’Or na batedeira, conforme as instruções da embalagem. Assim que ela ganhar volume, adicione a dose de café. Bata por mais 1 minuto.

Triture toda a bolacha Maizena. Reserve.

Prepare o pavê como manda a embalagem. Adicione, na base do potinho, a bolacha triturada, uma camada do doce de leite e as bananas fatiadas. Cubra com um pouco do creme de doce de leite e finalize decorando com mousse de chocolate branco saborizado com café.

Temos certeza de que, com essas ideias, seu restaurante será um sucesso e um ótimo destino durante o Dia dos Namorados.

Gostou das receitas? Faça o download no nosso E-book de Dia dos Namorados e garanta ainda mais inspirações para o seu menu. 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu