Os pratos mineiros já fazem parte da cultura brasileira e muitas pessoas viajam até Minas Gerais para provar essas delícias, colocando o Estado em uma das principais rotas gastronômicas do Brasil.
E, se você pretende expandir o seu menu com comidas mineiras, selecionamos uma variedade de ingredientes e ensinamos receitas que farão sucesso em seu food service.
Essa é uma ótima forma de trazer aconchego e um sabor inesquecível, além de possibilitar o aumentar dos pedidos e, consequentemente, o lucro do seu estabelecimento.
Qual a origem da culinária mineira?
As receitas mineiras são sinônimo de comfort food, transportando os clientes para momentos de felicidade. Mas qual é a origem dos pratos típicos de Minas Gerais?
A gastronomia mineira foi criada durante o período colonial brasileiro e mistura influências indígenas, africanas e portuguesas e todos os ingredientes usados hoje nos pratos são nativos da região.
Pratos típicos, como frango com quiabo e o feijão tropeiro são tão famosas no Estado que são servidos tanto no dia a dia quanto em grandes comemorações.
A maioria das comidas mineiras é feita com ingredientes nativos da região, como queijo, angu, feijão e mandioca, além de temperos frescos que dão um toque final aos preparos, como salsinha e cebolinha.
Aliás, os mineiros adoram pratos que misturam sabores doces e salgados, como o popular "Romeu e Julieta", que junta queijo Minas com goiabada, uma sobremesa simples, mas deliciosa.
E não podemos esquecer do tão querido doce de leite, servido de formas diferentes e igualmente saborosas!
Quais os principais ingredientes da gastronomia mineira?
A gastronomia mineira tem uma variedade de ingredientes que são marca registrada do Estado, conhecido também por pratos preparados em cozimento lento – é o caso do feijão tropeiro –, trazendo muito mais maciez e fazendo com que cada tempero se sobressaia.
Abaixo, destacamos ingredientes que não podem faltar na preparação do menu de quem quer abrir um food service voltado para a gastronomia mineira:
- café;
- Cachaça;
- Feijão;
- Queijo Minas;
- Mandioca;
- Fubá;
- Milho;
- Quiabo;
- Frango;
- Carne de porco;
- Torresmo;
- Carne bovina;
- Linguiça;
- Couve;
- Canjiquinha;
- Ora-pro-nóbis.
Por que apostar num restaurante de comida mineira?
Uma das vantagens de integrar a gastronomia mineira ao seu menu, é que os pratos típicos e com sabores marcantes que conseguem transportar os clientes para um lugar de aconchego e afeto. E, por serem comidas mais caseiras, remetem diretamente a lembranças e receitas familiares.
Como os pratos são preparados, geralmente, com produtos locais, a culinária mineira traz ingredientes frescos e deliciosos, conquistando pela simplicidade aliada ao sabor e é, justamente, esses aspectos que as pessoas buscam em restaurantes de comida mineira. Há também o afeto no atendimento que atrai os clientes, despertando a vontade de voltar mais vezes.
2 propostas de preparações mineiras para investir no seu cardápio
Depois de saber quais são os ingredientes típicos das receitas de Minas Gerais, veja duas sugestões de pratos que podem enriquecer o seu cardápio de comida mineira e fazer os clientes ficarem com água na boca!
Claro que um dos ingredientes deste primeiro prato tem que ser o queijo que aqui é usado para empanar a frango e deixá-lo muito mais crocante!! Confira essa receita de Frango à Ouro Preto com coxa e sobrecoxa temperadas com maionese.
A segunda sugestão é o Picadinho de Linguiça Toscana que leva vinho tinto seco e sementes de erva-doce, dois ingredientes que, juntos, irão surpreender o paladar dos frequentadores do seu restaurante!
Segredinhos para dar um sabor a mais aos pratos mineiros
Os pratos mineiros levam uma variedade grande de temperos e ervas que dão o toque final aos preparos – e alho e a cebola não podem faltar. Assim, não deixe o Meu Tempero Cebola & Alho Knorr Professional fora da cozinha do seu negócio.
E quando for preparar pratos com proteínas, inclua caldos de carne, de galinha e de galinha caipira para deixá-las mais suculentas. Conheça a linha completa de Meu Tempero!
Agora que você já sabe quais são os principais ingredientes da gastronomia mineira, programe-se para trazer essas novidades ricas em sabor para o seu estabelecimento.
E não esqueça de montar a ficha técnica das preparações escolhidas para entrar no seu menu para manter a qualidade e o padrão de cada prato servido aos clientes.