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No cenário atual do setor de alimentação, como vender bem no delivery passou a ser uma estratégia fundamental para a saúde financeira de seu negócio. O setor testemunha uma transformação significativa, com especial impulso na pandemia e a consolidação da importância desse canal de venda nos modelos de negócio.

Essa modalidade, que teve sua introdução no Brasil nos anos 1980, não apenas permaneceu, mas aumentou nos últimos anos, e tende a ser ainda mais expressiva no futuro.

Diante desse panorama em constante evolução, a necessidade de compreender e dominar as estratégias de como vender bem no delivery se faz ainda mais importante hoje por conta do aumento acirrado da concorrência.

É nesse ponto que entram as seis dicas cuidadosamente selecionadas que apresentaremos ao longo deste texto, com as comidas mais vendidas no delivery, divulgação e escolha de embalagens como pontos centrais. 

1. Entenda quais são as comidas que mais vendem no delivery

Veja se os itens do seu cardápio de delivery correspondem à demanda. Um levantamento realizado pela Hubster, empresa que gerencia aplicativos de entrega, com dados do primeiro semestre de 2022, traz alguns dados interessantes sobre o comportamento dos consumidores brasileiros, que servem de orientação para pensarmos em como vender bem no delivery.

O estudo indicou que os usuários desembolsaram cerca de 60 reais por pedido, realizando em média oito refeições por mês em cerca de 75 milhões de pedidos mensais, indicando um potencial de crescimento.

Nesse levantamento, as comidas mais requisitadas no período incluíram, na ordem: hambúrguer, frango frito, açaí, batata frita, sorvete, pizza, milk-shake, comida brasileira, refrigerante e comida mexicana.

Não se desespere com novas ideias para vender no delivery caso a especialidade de seu restaurante não tenha aparecido neste top 5. Considere, sempre, as especificidades do empreendimento e do público: ou seja, avalie quais pratos do seu restaurante têm funcionado melhor no modelo e busque entender por quê.

2. Aumente as vendas no delivery

Como vender no delivery pode parecer imediatamente uma receita de sucesso, uma vez que reduz os custos do salão, faz todo o atendimento online e tem seu trabalho mediado por uma plataforma.

Essas características são uma verdadeira tentação, mas é preciso avaliar bem a situação antes de se jogar de cabeça na tendência. Aqui estão algumas orientações:

  • Planejamento: avalie os investimentos necessários e as adaptações no negócio. Considere a precificação dos pratos e a possibilidade de utilizar um software de gestão específico;
  • Operações iniciais: inicie as operações com períodos curtos, menu simples e raio de cobertura limitado. Avalie o desempenho do teste; se bem-sucedido, expanda as vendas no delivery;
  • Revisão da rotina: se sua operação estiver em pleno funcionamento, faça uma revisão da rotina para garantir que esteja preparado para atender à demanda crescente. Inove para atrair mais clientes e se destacar na concorrência;
  •  Gestão eficiente: mantenha o estoque organizado e estabeleça padrões na produção, assegure que a equipe seja ágil nos processos e avalie a viabilidade financeira em relação a taxas sobre vendas e embalagens;
  • Adaptação contínua: se necessário, dê passos atrás, reduzindo horários, cardápio digital e distância de entregas para realizar testes. Detalhes como esses são cruciais para entender gradualmente como vender bem no delivery;
  • Conheça seu consumidor: invista em treinamentos para entender como encantar e fidelizar clientes à distância e mantenha-se atualizado com as preferências do seu público para oferecer experiências personalizadas.

Seguindo essas orientações você fica mais bem preparado para explorar as oportunidades do delivery e maximizar o sucesso do seu restaurante. 

3. Escolha bem os aplicativos de delivery que melhor se adequem

no delivery

A Escolher uma ou mais plataformas para vender bem no delivery é fundamental e exige, além de cuidado, bastante pesquisa. Portanto, saiba quais plataformas são dominantes na sua região, e informe-se sobre quais recursos elas oferecem.

Avalie, por exemplo, se há cupons de desconto, entregadores parceiros, condições especiais de pagamento, desconto progressivo, um programa de fidelidade – e, claro, as taxas que são cobradas em cada uma.

Estude a opção de ter uma plataforma própria. Caso você não dependa da divulgação feita pelas plataformas mais populares para vender mais no delivery, pode ser uma boa forma de economizar em taxas e garantir um relacionamento mais próximo com o seu cliente.

Vendas por telefone são viáveis, mas ligeiramente antiquadas. Compreenda os hábitos dos clientes, otimize os recursos e pense em detalhes como direcionamento de chamadas e a contabilização eficiente de pedidos e pratos.

Conectar-se com o consumidor no canal que ele realmente tem incluído em sua rotina é fundamental na hora de elaborar uma estratégia de como vender bem no delivery.

4. Invista em boas fotos dos pratos para divulgação no delivery

Se você quer ser visto e lembrado pelos seus clientes, precisa caprichar ainda na primeira impressão: as fotos dos pratos. Ou seja, para vender bem no delivery em suas plataformas é preciso ter um visual que atraia e sirva de isca para os pedidos: as fotos podem ser tão irresistíveis quanto o prato ao vivo, fazer o cliente salivar e… clicar.

Fotos tiradas por um profissional são sempre a melhor opção, mas caso você não possa arcar com esse custo, hoje em dia não é difícil tirar boas fotografias usando um celular simples, além de deixar a criatividade fluir na edição por meio de recursos online gratuitos. Considere as opções, essa é mais uma etapa bem importante para aprender como vender bem no delivery.

As fotografias podem ser o seu diferencial na hora de vender mais no delivery, visto que as fotos não são restritas ao cardápio digital - elas podem e devem fazer parte da divulgação completa on e offline.

Quer saber mais? Nós temos conteúdo sobre redes sociais para restaurantes e estratégias de marketing digital.

temos um curso de fotografia em UFS Academy para social media. Não vale a pena linkar? 

5. Atenção aos produtos que performam melhor na modalidade

É essencial garantir que a qualidade e a apresentação dos pratos se mantenham impecáveis na entrega aos consumidores. O tempo e a distância podem impactar negativamente a aparência e o sabor dos alimentos, por isso, implemente medidas para evitar decepções e impulsionar as vendas no delivery.

Imagine se houvesse produtos projetados para preservar a qualidade e o sabor dos pratos, mesmo após uma viagem prolongada: essas soluções já estão disponíveis!

Ao optar por Hellmann 's na sua operação, você mantém a sua maionese saborizada com a aparência mais fresca, brilhante, sem formar película e sem perder a consistência. Não tem como vender bem no delivery se o seu prato chega feio ao consumidor. Nós também ‘comemos com os olhos’, certo?

hellmanns delivery

Além de garantirem muito mais praticidade e economia para a sua operação, sem deixar a desejar no sabor, os molhos Knorr Professional, como nossa Base de Tomate, mantêm a aparência impecável e brilhante dos alimentos após 60 minutos.

Pensando em outras receitas, o Milanesa Knorr é muito simples de fazer, evita desperdícios na cozinha e se mantém sequinho, aderente e saboroso mesmo após uma hora, se mostrando mais uma solução para manter a crocância de frituras e empanados após longas distâncias.

knorr concurrencia

Perceba que a única forma de saber como o seu prato vai ficar alguns bons minutos depois de pronto é por meio de testes! Faça você mesmo e note que se dedicar a receitas e ingredientes funcionais que certifiquem a qualidade e agilidade exigida pelo sistema de delivery é muito importante para alavancar suas vendas.

Aliás, você pode garantir descontos e vantagens nos produtos Unilever Food Solutions através da plataforma Compra Food Service.

6. Embalagens inteligentes são bom diferencial no delivery

Com dados de uma pesquisa recente da Much Consultoria, percebemos que 51% dos consumidores disseram que já deixaram de comprar em um restaurante por problemas nas embalagens, como falta de lacre, comida desarrumada ou vazando.

A escolha das embalagens interfere muito na percepção da comida do seu restaurante, daí a importância de analisar com calma, mais uma vez, as preferências e necessidades do seu público e explorar as oportunidades que o mercado oferece. Pode parecer tão difícil quanto vender bem no delivery, mas não é.

Muito além de tamanhos e formatos, cada tipo de alimento exige um tipo de embalagem para que tenha a melhor performance. Confirma mais em nosso artigo sobre como escolher a melhor embalagem para delivery. O nosso time de Chefs destaca os fornecedores Scuadra Embalagens, Klabin For You, Atimil, Innova Papan e Prisfood como referências no mercado.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis em sua jornada, e elucidado como vender bem no delivery. Para saber mais sobre a tendência, momentos de consumo, critérios de escolha de um restaurante e outros assuntos da gastronomia, baixe nosso material exclusivo.

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