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Uma abordagem estratégica e um planejamento cuidadoso para a operação de um restaurante no feriado são essenciais para aproveitar ao máximo essa oportunidade de atrair clientes e garantir a fidelização deles. Para ter um bom resultado e transformar este momento em uma alavanca para o sucesso de seu food service é preciso estar atento às boas práticas de gestão.

Neste artigo, exploramos seis passos para oferecer um atendimento excepcional nesses períodos. Vem com a gente e aprenda como ter um fluxo suave de operações, equipe motivada, cardápio otimizado e muito mais!

1. Planeje e se antecipe à demanda

Para começar, pegue o calendário e identifique os feriados com antecedência. Isso pode ser feito anualmente, mas nunca é tarde para começar. Quanto antes você identificar a oportunidade, mais tempo você terá para avaliar a viabilidade dela e se preparar.

Identificadas as datas que interessam ao seu estabelecimento, crie um plano que inclua ações específicas para cada feriado ou data comemorativa.[ju1] [PI2]  Você pode analisar dados de anos anteriores para prever o movimento no feriado da sua região ou serviço. Considere a localização e a natureza turística da região no food service.

2. Avalie a necessidade de adequar a equipe

Analise a estrutura e a competência da equipe existente. Considere fatores como tamanho, habilidades e disponibilidade de cada membro. Assim, com base nas previsões de demanda dos próximos feriados, identifique as possíveis lacunas no time.

Explore opções de adequação como reorganização de funções, contratações temporárias, pagamentos de hora extra e adicional noturno, por exemplo. Lembre-se de sempre respeitar as regulamentações trabalhistas e manter sua equipe motivada.

Além disso, não deixe de realizar treinamentos para garantir que todos os funcionários estejam cientes das ações, do cardápio e das promoções pensadas para o restaurante no feriado.

3. Prepare cardápio e estoque

Já falamos algumas vezes dicas e vantagens de um cardápio sazonal otimizado para datas comemorativas. Alguns feriados, como Natal, Ano-Novo e Dia das Crianças, envolvem decorações e pratos tradicionais que podem ser incorporados ao tema do seu restaurante.

Se possível, decore o local de acordo com o tema da data e do seu restaurante, ofereça eventos, brindes temáticos ou promoções especiais para aumentar a atmosfera festiva. Algumas dicas:

  • Festa junina com mesa de doces típicos de cortesia;
  • Transmita jogos de eventos esportivos com promoções de petiscos e bebidas;
  • Cardápio Kids estendido no Dia das Crianças;
  • Promova concursos de fantasia de Dia das Bruxas.

Algumas ações típicas como essas, quando bem planejadas e divulgadas, podem movimentar muito a lucratividade do restaurante no feriado. Não se esqueça de que menu adaptado e controle de estoque andam juntos e verifique a disponibilidade dos itens necessários.

E aqui vai uma dica muito importante: para dias de restaurante cheio, escolha insumos inteligentes, que otimizem os processos na cozinha e ofereçam possibilidades saborosas para as suas receitas.

4. Adote horários especiais

Uma das chaves para oferecer um serviço impecável durante os feriados é estabelecer horários de funcionamento que atendam tanto às expectativas dos clientes quanto à capacidade da equipe. Cada feriado pode trazer consigo uma dinâmica diferente, por isso é essencial adaptar os horários de operação de acordo com as necessidades.

Isso inclui não apenas os tradicionais horários de almoço e jantar, mas também a consideração de opções como brunches e eventos noturnos. Essa flexibilidade permite que os clientes desfrutem de refeições em horários variados e se alinhem às suas próprias agendas festivas.

5. Organize reservas

Para que a previsão de demanda seja ainda mais precisa, ofereça a opção de fazer reservas. Ofereça incentivos como cortesias, vouchers ou descontos especiais para aqueles que optarem por garantir seu lugar com antecedência. Essa abordagem não apenas cria uma atmosfera acolhedora, mas também contribui para uma gestão eficiente do fluxo de clientes, resultando em experiências mais agradáveis para todos.

6. Execute checklists

Listas são uma forma eficaz de garantir que o planejamento vai ser seguido até o momento do feriado, seja um Dia das Mães, data em que muitas famílias buscam um restaurante com ambiente agradável para celebrar a matriarca, ou no Dia dos Namorados, quando os casais procuram por um lugar agradável para celebrar o amor. Algumas sugestões:

  • Faça um checklist de limpeza para garantir a higienização do restaurante no feriado; verifique a conformidade com as normas de saúde e segurança;
  • Realize um checklist detalhado para garantir que tudo esteja pronto: decoração, estoque, cardápio impresso, equipamentos e uniformes.
  • Em caso de eventos, liste as etapas para colocar tudo em prática, como: negociação com fornecedores, catering, hosts, divulgação, banda, documentos, etc.

Aqui temos exemplos bem abrangentes, mas utilize sua experiência e conhecimento da sua equipe para definir itens, prazos, prioridades de tarefas em uma lista que vá organizar e otimizar seu tempo. E, claro, execute o checklist.

Afinal, como atender bem o cliente?

Por fim, para analisar os resultados de vendas e desempenho do seu restaurante no feriado, documente lições aprendidas e sucesso alcançado para referências futuras e use as informações coletadas para melhorar as ações futuras. A chave para isso é saber como atender bem o cliente e solicitar feedback para agir sobre ele, além de manter-se atento às oportunidades para seu food service.

Em um cenário onde alguns clientes simplesmente gostam do serviço, enquanto outros são verdadeiramente encantados por ele, a diferenciação está na conquista. Reconhecendo o valor emocional da alimentação, particularmente associado a momentos de felicidade, encantar o cliente requer a habilidade de superar expectativas e surpreender positivamente. Veja 3 estratégias espertas para ir além do simples atendimento ao cliente.

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