Mesmo com a correria do dia a dia em bares e restaurantes, não se pode esquecer da importância de planejar um cardápio para festas de fim de ano. Quanto antes você puder se dedicar a isso, melhor!
O momento das confraternizações e eventos mais queridos de comemorar com família e amigos é uma grande oportunidade para seu negócio. Seja pelas férias escolares, recesso de trabalho, eventos ou compra de presentes, o público tende a passear mais, viajar e buscar espaços de alimentação fora do lar com a proximidade do Natal e da virada de ano.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como preparar o seu cardápio para a época. Vamos lá?!
Cardápio para festas de fim de ano: por onde começar?
Existem alguns pontos que logo se iluminam em nossa mente ao imaginar um cardápio para festas - pratos clássicos, decoração típica e até um coral de anjos cantando ao fundo. Para driblar isso, vamos te ensinar como atender às expectativas dos clientes sem ser previsível demais.
Sua preocupação não precisa ser inovar, mas usar a criatividade para trabalhar com o tradicional e torná-lo funcional e alinhado à operação do seu negócio. Busque, por exemplo, mesclar o estilo do restaurante com os ingredientes clássicos dessa época. Além disso, a seguir, falamos mais sobre o que o seu cardápio para festas precisa ter para agradar a clientela.
Ofereça diversidade
Você não precisa reformular seu cardápio inteiro, mas deve oferecer algo novo e variedade de opções. Por exemplo, proponha um menu de receitas tradicionais natalinas como pratos principais, e ofereça algo que é seu carro-chefe no cardápio o ano todo, mas repaginado como entrada.
Drinks e sobremesas diferenciados também são uma ótima opção capaz de agregar valor ao seu cardápio para festas sem pesar nos custos, sabia?
Sugerimos um delicioso choconhaque fácil e prático para sua operação. Com itens como esse, você tem, além de atrativo, um cardápio barato e variado.
Respeite restrições alimentares
Nunca se esqueça de oferecer opções para dietas restritivas. Principalmente em festas de tradição familiar, como o Natal, as pessoas costumam levar toda a parentela para o restaurante. Portanto, você vai querer agradar o maior número de clientes possível, e não perder a vez caso alguém do grupo seja, por exemplo, celíaco.
Logo, inclua sempre opções sem glúten, sem lactose e para dietas sem consumo de alimentos de origem animal. Ao ler nossos artigos, você perceberá que essa missão é bem mais fácil do que parece, mas precisa ser feita com respeito e delicadeza a fim de evitar problemas como a contaminação cruzada ;-).
Aposte em um cardápio sem carne
A fartura das festas de Natal e Ano-novo está muito associada a pratos com carne, como chester, tender, pernil, peixes, churrasco, etc. Note, no entanto, que os alimentos conhecidos por trazerem sorte para o ano que se aproxima são em maioria de origem vegetal, como lentilha, romã e uvas - e podem ser protagonistas em seu cardápio para festas.
Então, como falamos da importância de diversificar e acolher dietas restritivas, uma boa aposta é bolar também um cardápio sem carne. Assim, você desafia sua equipe a usar a criatividade em outros ingredientes e surpreende os clientes com um ótimo diferencial.
Dê atenção à ambientação típica
No Natal, não é só pendurar umas bolinhas e torcer pelo melhor, viu? Planeje com carinho a sua decoração. Elementos feitos à mão, o famoso faça você mesmo, podem ser uma opção tão acolhedora quanto a data e virar presentinhos para os clientes. Além disso, a iluminação intimista com pequenos pontos de luz indireta são a cara do Ano-Novo, por exemplo.
São os pequenos detalhes que fazem a diferença. A regra é: promova uma experiência! Seu cliente precisa estar imerso em um mundo de fantasia em todo o percurso. Além do cardápio para festas, preze por um atendimento e decoração personalizados para a ocasião.
Pense também na organização do ambiente em si. Como você vai atender grupos maiores, organize as mesas de forma estratégica e que permita espaço para circulação tanto de clientes quanto de funcionários.
Saiba como precificar produtos para seu cardápio de festa
A precificação de um cardápio para festas não foge das regras gerais de como precificar produtos. Leve em consideração, primeiramente, seus custos e, depois, a margem de lucro.
Como base para entender os custos da sua operação, utilize ficha técnica para cada prato e, então, calcule o CMV - Custo por Mercadoria Vendida.
Há, ainda, maneiras de saber como gerar mais rentabilidade com a data:
Tenha serviços com preço fixo
É interessante, sobretudo para a oferta de final de ano, disponibilizar combos e/ou menus completos com um preço fixo. Assim, você pode agregar valor com bebidas e sobremesas de cortesia e preparar melhor sua operação para o que está por vir.
Essa tática permite que você deixe itens pré-prontos, por exemplo, e simplifica seu estoque em um período de alta demanda. Os valores fixos podem servir individualmente ou grupos de clientes, como uma refeição estimada para uma família de 4 pessoas.
Negocie com fornecedores
Principalmente para que não falte nenhum item importante no “Dia D”, negocie antecipadamente com os fornecedores do seu cardápio para festas! Se você deixar tudo em cima da hora, há grandes chances de encontrar baixa qualidade e preços elevados.
Seu estoque precisa estar preparado para o aumento de demanda, por isso a importância de ser estratégico e contar com soluções inteligentes como aliadas.
Utilize produtos versáteis
Será que existem itens capazes de amenizar o caos de uma operação com a casa cheia? Nossos produtos são mega versáteis e garantem muita economia. Hellmann’s, por exemplo, é a preferida do mercado e rende até 30% mais do que a concorrência.
Com ela, você pode fazer gratinados, molhos, pratos quentes e frios e até sobremesa. Conheça a versatilidade da melhor maionese e descomplique seu cardápio para festas.
Cardápio para festas: confira sugestões de receitas
Ainda precisa de ideias para compor seu cardápio de festa? Não se preocupe, a gente cuida disso. Nossos chefs têm receitas incríveis para sugerir, olha só.
Entrada: Grissini de parmesão e alecrim
Ingredientes
- 250g de Queijo parmesão
- 260g de Amido de Milho Maizena 1 kg
- 2 Ovos
- 1 Gema de ovo
- 5g de Sal
- 40ml de Água
- 40ml de Óleo
- 20g de Alecrim fresco e picado
Modo de Preparo
Misture o queijo e a Maizena. Acrescente os ovos, a gema e o sal. Misture até virar uma farofa. Acrescente a água, o óleo e sove para dar liga na massa, depois a divida em duas partes iguais. Em uma das partes junte o alecrim picado e misture bem para incorporar. Faça rolinhos em forma de bastonetes e os disponha numa forma untada.
Com a segunda parte da massa, faça mais rolinhos, mas estes devem ser salpicados com o parmesão ralado. Asse por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido até dourar.
Sirva-os acompanhados de molho de ervas finas, ketchup de goiaba e vinagrete balsâmico.
Prato Principal: Peru com legumes assados
Ingredientes
- 1 unidade de Ave natalina temperada
- 300g de Batata bolinha lavada
- 10g de Tempero Mais Sabor Páprica Knorr 470 g
- 30ml de Azeite (para as batatas)
- 100 ml de Azeite (para os legumes)
- 150g de Tomate na rama
- 1 Cabeça de Alho
- 10g de Tempero Mais Sabor Alecrim Knorr 470 g
Modo de Preparo
Assar a ave de acordo com as instruções da embalagem do fornecedor. Para as batatas assadas, lavar e colocar em uma tigela, misturar com o azeite e o Tempero Mais Sabor Páprica. Assar em forno a 160ºC por 40 minutos.
Para os outros legumes, colocar em uma forma pequena os tomates, a cabeça de alho, o ramo de alecrim, Tempero Mais Sabor Alecrim Knorr e regar com azeite. Cobrir com uma camada de papel alumínio e deixar assar no forno por 20 minutos.
Sirva a ave natalina assada acompanhada das batatas, e os legumes confitados no azeite
Sobremesa: Pão de Mel Hellmann’s com Doce de Leite
Ingredientes
- 300ml de Leite
- 70g de Cacau em Pó
- 2 Ovos
- 200g de Mel
- 300g de Doce de Leite Cremoso
- 150g de Açúcar Mascavo
- 100g de Maionese Hellmann’s
- 10g de Bicarbonato de Sódio
- 3g de Cravo em Pó
- 3g de Canela em Pó
- 20g de Fermento em Pó
- 200g de Farinha de Trigo
Modo De Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer (exceto a farinha de trigo). Adicione a base batida em um recipiente, acrescente a farinha de trigo e misture com ajuda de um fouet/batedor aramado. Leve para o forno pré-aquecido em uma forma untada e enfarinhada.
O bolo estará pronto em cerca de 30 minutos. Utilize um palito para verificar se a massa está cozida o suficiente. Corte ao meio e recheie com doce de leite.
Agora que você já aprendeu como ser um sucesso nas festas de ano, saiba um pouco mais sobre as vantagens de apostar em um cardápio sazonal.