Monte um cardápio para festas de fim de ano saboroso e sustentável
Descubra como surpreender seu cliente com receitas de final de ano deliciosas e práticas de sustentabilidade que vão diferenciar seu restaurante da concorrência
A tradicional correria do dia a dia na rotina de bares e restaurantes ganha ainda mais impulso com a chegada das celebrações de Natal e Ano Novo. Por isso, um bom planejamento é muito importante na hora de montar o cardápio para festas de fim de ano. Quanto antes você iniciar esse trabalho, melhor será o resultado!
Seja para dar um gostinho à clientela de receitas de fim de ano e já entrar no clima, ou para servir no Natal e Ano Novo, ter um cardápio dedicado a essa época vai te diferenciar da concorrência e atrair o público, que tende a comer mais fora de casa nessa época do ano.
Bora planejar o seu? Preparamos dicas de como preparar esse cardápio, o que levar em consideração e algumas receitas para entrar no clima!
Cardápio para festas de fim de ano: por onde começar
Ao imaginar as festas de final de ano, pratos clássicos, decoração típica e até um coral de anjos surgem na nossa mente. Mas isso não significa que não há como surpreender o cliente. Busque mesclar o estilo do restaurante com os ingredientes clássicos dessa época, algo que mescle a história do seu menu com o clima de festar de final de ano.
Ofereça diversidade
Você não precisa reformular inteiramente o que sai da sua cozinha para o cardápio de Natal ou para o cardápio de Réveillon, mas deve oferecer algo novo e variedade de opções. Uma possiblidade é propor um menu de receitas tradicionais natalinas nos pratos principais e oferecer algo que é destaque no menu o ano todo, mas repaginado, como entrada.
Drinks e sobremesas diferenciados também são uma ótima opção para agregar valor ao seu cardápio para festas de fim de ano sem pesar nos custos. Você pode, por exemplo, oferecer um delicioso choconhaque, que tem um preparo simples e prático.
Aposte no reaproveitamento de alimentos
Uma forma de se diferenciar da concorrência é inserir a responsabilidade social no seu ˜menu˜. Sendo assim, por que não investir no reaproveitamento de alimentos? Uma ótima maneira de não desperdiçar alimentos é apostar em ingredientes típicos da época, como frutas secas, castanhas e carnes assadas, que podem ser reaproveitados em outras receitas, como farofas especiais, saladas ou recheios de tortas, por exemplo.
Uma salada de frango com creme de mostarda, salsão, nozes, damasco e especiarias, por exemplo, pode ter as tiras de frango substituídas pelo chester ou peru desfiado sem prejuízo, diminuindo o desperdício do cardápio de Natal ou do cardápio de Réveillon. O segredo está em soltar a criatividade e explorar o máximo que puder dos ingredientes.
Respeite restrições alimentares
Ofereça opções para dietas restritivas, principalmente em festas de tradição familiar, como o as festividades de Natal e Ano Novo, que reúnem muitas pessoas.
Assim, para agradar o maior número de clientes possível – e não perder a vez caso alguém do grupo seja, por exemplo, celíaco –, inclua sempre opções sem glúten, sem lactose e para dietas sem consumo de alimentos de origem animal.
Aposte em um cardápio sem carne
A fartura do cardápio para festas de ano está muito associada a pratos com carne, como chester, tender, pernil, peixes, churrasco etc.
No entanto, os alimentos conhecidos por trazerem sorte para o ano que se aproxima são em maioria de origem vegetal, como lentilha, romã e uvas, que podem ser protagonistas em seu menu. Assim, pode ser uma boa pensar um cardápio sem carne.
Dê atenção à ambientação típica
Planeje com carinho a sua decoração. Elementos feitos à mão podem ser uma opção tão acolhedora quanto a data e virar presentinhos para os clientes. Além disso, a iluminação intimista com pequenos pontos de luz indireta são a cara do Ano-Novo, por exemplo.
A regra é: promova uma experiência! Seu cliente precisa estar imerso em um mundo de fantasia ao degustar seu cardápio para festas de fim de ano. Pense também na organização do ambiente para atender grupos maiores: organize as mesas de forma que permita a circulação de clientes e funcionários.
Saiba como precificar seu menu de festas de final de ano
A precificação de um cardápio para festas de fim de ano não foge das regras gerais de como precificar produtos. Leve em consideração, primeiramente, seus custos e, depois, a margem de lucro. Para entender os custos da sua operação, utilize sempre uma ficha técnica para cada prato e, então, calcule o CMV – Custo por Mercadoria Vendida.
Negocie com fornecedores
Principalmente para que não falte nenhum item importante no “Dia D”, negocie antecipadamente com os fornecedores do seu cardápio para festas! Se você deixar tudo em cima da hora, há grandes chances de encontrar baixa qualidade e preços elevados. Seu estoque precisa estar preparado para o aumento de demanda.
Utilize produtos versáteis
Uma boa é investir em produtos que ofereçam muitas soluções, como os de UFS, que ainda garantem economia. Hellmann’s, por exemplo, é a preferida do mercado e rende até 30% mais do que a concorrência e pode ser usada em gratinados, molhos, pratos quentes e frios e até sobremesa. Conheça a versatilidade da melhor maionese e descomplique seu menu.
3 receitas para o cardápio para festas de fim de ano
Seja no Natal ou no Ano Novo, os clássicos são sempre bem-vindos. Mas também é possível surpreender os clientes com receitas diferenciadas. Separamos três sugestões para você. Confira a seguir:
1. Charutinho de folhas
Por que não começar com uma receita sustentável, em que você pode usar o arroz cozido que sobrou do dia anterior?
Ingredientes
- 10 un de folhas de couve branqueadas
- 350 g de carne suína moída ou outra proteína da sua preferência
- 150 g de pimentão vermelho em julienne
- 45 g de azeite
- 8 g de Caldo de Carne Knorr Professional
- 60 g de cebola em brunoise
- 200 g de arroz cozido
Modo de preparo
Refogue a cebola e o pimentão com o azeite. Depois, adicione a carne e tempere com o Caldo de Carne Knorr Professional. Misture com o arroz já cozido e se prepare para a montagem, que é super simples: basta rechear as folhas de couve e enrolar.
Você pode substituir a carne de porco por qualquer proteína e também criar a versão vegetariana, com um refogado de legumes.
Vale lembrar que essas e outras opções de receita estão disponíveis gratuitamente para download no Menus do Futuro, que reúne as maiores tendências gastronômicas, receitas, técnicas e muito mais!
2. Bacalhau espiritual
Apesar de ser um clássico da Páscoa, o bacalhau também costuma aparecer nas festas de final de ano, principalmente no Réveillon. O que vem a seguir é uma delícia!
Ingredientes
- Molho bechamel;
- 1kg de bacalhau dessalgado, desfiado e cozido;
- 75ml de azeite de oliva;
- 300g de cebola cortada à Julienne (ou Juliana);
- 3 folhas de louro;
- 30g de alho descascado e picado;
- 300g de cenoura ralada;
- 45g de salsinha picada;
- 300ml de creme de leite;
- 30ml de óleo de soja;
- Maionese Hellmann's;
- 300g de queijo parmesão ralado;
- 300g de broa de milho amanteigada picada.
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o azeite com o óleo de soja e refogue, em fogo médio, cebola, alho e louro. Depois, adicione bacalhau desfiado, a cenoura ralada e a salsinha, envolvendo bem. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
Com o molho bechamel já pronto, adicione a essa mistura. A textura deve ser de um creme mais espesso. Agora na hora da montagem, despeje todo o creme em um refratário e cubra com uma camada de Maionese Hellmann's.
Finalize com o queijo parmesão ralado, a broa de milho picada, e leve ao forno para gratinar a 180 ºC por 25 minutos ou até dourar a prato.
3. Pão de Mel Hellmann’s com Doce de Leite
E, para fechar a ceia, uma boa pedida para surpreender os clientes com o seu cardápio de festas para fim de ano é preparar um pão de mel com maionese Hellmann’s que é uma delícia. Confira:
Ingredientes
- 300ml de leite
- 70g de cacau em pó
- 2 ovos
- 200g de mel
- 300g de doce de leite cremoso
- 150g de açúcar mascavo
- 100g de Maionese Hellmann’s
- 10g de bicarbonato de sódio
- 3g de cravo em pó
- 3g de canela em pó
- 20g de fermento em pó
- 200g de farinha de trigo
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer (exceto a farinha de trigo). Adicione a base batida em um recipiente, acrescente a farinha de trigo e misture com ajuda de um fouet/batedor aramado. Leve para o forno pré-aquecido em uma forma untada e enfarinhada.
O bolo estará pronto em cerca de 30 minutos. Utilize um palito para verificar se a massa está cozida o suficiente. Corte ao meio e recheie com doce de leite.
E agora que você já sabe como se destacar tanto com seu cardápio de Natal como com seu cardápio de Réveillon, e ainda conheceu algumas dicas de reaproveitamento de alimentos nas festas de fim de ano, que tal descobrir mais inspirações para incluir pratos diferenciados em seu menu. É só seguir com a gente clicando aqui!