Snacks, aperitivos, canapés… tudo isso pode ser resumido com um termo: finger food. Modalidade gastronômica praticamente atemporal, pequenas porções podem - e devem - fazer parte do cardápio do seu restaurante.

Adiante, exploramos o que é finger food e contamos onde você pode adotar um menu recheado delas. Além disso, selecionamos receitas incríveis com soluções UFS para servir de inspiração. Vamos lá!

O que é um cardápio finger food?

Finger food é um termo que remete ao ato de “comer com os dedos”. Ou seja, nada mais é do que aquela pequena porção de comida que, de modo geral, não exige o uso de utensílios como garfos, facas e pratos.

Nos últimos anos, o nome virou tendência entre buffets, principalmente. Isso porque as receitas de finger food são perfeitas para serem servidas em eventos. Muito parecidas com os tradicionais aperitivos, essa versão costuma ser gourmet e caprichada na apresentação, mas o conceito não é muito diferente dos clássicos appetizers, canapés e snacks.

Ainda, são consideradas finger foods comidinhas ou pequenas porções que podem ser consumidas em uma ou duas mordiadas e, de preferência, que sejam levadas à boca com as mãos.

Na maioria das vezes, as opções ficam dispostas em uma mesa, separadas em doces ou salgados, para o cliente se servir. Ou, então, elas aparecem servidas por garçons que andam pelo salão oferecendo os pequenos e deliciosos minipratos.

Em quais ocasiões é interessante adotar o menu finger food?

Em um restaurante tradicional, pode não parecer adequado investir em opções de finger food, mas tenha em mente algumas possibilidades.

Cardápio infantil

Crianças não costumam gostar de ficar sentadas à mesa para comer, principalmente em eventos com brinquedos e amigos. Portanto, algumas opções de finger food podem ser ideais para os pequenos aproveitarem enquanto se divertem. Algumas opções são mini-hambúrgueres, salgadinhos tradicionais como coxinha e croquete, pipoca e docinhos.

Eventos

Restaurantes costumam também receber eventos de datas comemorativas ou serem reservados para aniversários e casamentos. Logo, ter um menu de finger food próprio para essas ocasiões é uma ótima forma de lucrar com baixo investimento. Principalmente em ocasiões mais formais, algo para ‘beliscar’ enquanto aguarda uma atração também é muito interessante.

Menu completo

Ainda em eventos ou em cardápios especiais, uma outra possibilidade é servir a finger food como entrada antes de pratos principais. É uma opção principalmente em ambientes mais descontraídos.

Menu degustação

Para que o cliente tenha oportunidade de experimentar uma grande quantidade de pratos, existe o menu degustação. As porções servidas em miniaturas – copinhos, tacinhas, panelinhas e colheres – servem para que você consiga apresentar uma grande variedade de pratos. Uma ótima forma de utilizar finger food.

Como e por que servir finger food

Como trabalhado na definição do termo, a finger food possui forte apelo visual. Por isso, na hora de servir, busque acentuar a delicadeza que apenas coisas pequenas têm.

É possível decorar as porções com alcaparras, raspas de limão e cortes de frutas, por exemplo. Você também pode servir as comidinhas utilizando o próprio alimento recheado, como tomates ou rodelas de pepino, ou fazer cestinhas com massas como a de pastel.

O principal benefício de adotar a finger food é a otimização de tempo e espaço. São opções versáteis para ocasiões formais e informais, que evitam problemas com organização de pedidos (e uma quantidade significativa de louça suja).

Racionando as porções você consegue atender mais pessoas, e apresentar uma variedade ainda maior de sabores! Com finger foods, seu restaurante tem pratos práticos, com baixo custo, que podem proporcionar ótimas experiências e fidelizar clientes de forma dinâmica.

5 receitas de finger food para você adotar no  seu restaurante

Sem muita complexidade, as receitas de finger food não são difíceis de encontrar e adaptar para seu negócio. Elas vão desde um simples petisco (como os de cardápio de bar!), salgado, canapé ou sticks até as miniaturas sofisticadas de pratos-assinatura.

Explore algumas ideias a seguir.

Gratinado de Camarão

Um prato delicioso e sofisticado para quem é fã de frutos do mar. Sirva como finger food em pequenas tigelas ou ramequins.

Gratinado de Camarão

Ingredientes

180g de Molho Branco Bechamel Knorr

20g de Caldo Delícias do Mar 1 kg Knorr  

1 litro Água     

1 litro Leite

200 ml Vinho branco  

1 kg Champignon       

100g Manteiga

Sal

1.20kg Camarão        

200g Queijo parmesão

Modo de Preparo

Dissolva o molho branco e o caldo na água e no leite, leve ao fogo médio e misture até engrossar. Adicione o vinho branco e cozinhe por 3 minutos em fogo baixo. Salteie os cogumelos na manteiga até ficarem levemente dourados. Tempere com sal. Distribua em 30 ramequins os cogumelos e os camarões. Cubra-os com uma concha de molho e salpique o parmesão por cima.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 10 minutos e depois ligue o grill ou salamandra por 3 minutos para gratinar.

Bolinho Cremoso de Arroz e Espinafre

Uma finger food clássica, com sabor e cremosidade na medida certa. 

Bolinho Cremoso de Arroz e Espinafre

Ingredientes

170g Molho Branco Bechamel Knorr 1,1 kg

700ml Leite    

225g Espinafre           

1 colher de sopa Azeite         

560g Arroz cozido

300g Preparo para Milanesa Knorr 800 g  

Modo de Preparo

Dissolva o molho branco no leite e leve para o fogo. Cozinhe mexendo sempre até formar um creme grosso. Deixe esfriar. Refogue as folhas de espinafre com o azeite, tampe e abafe por 5 minutos. Esprema muito bem as folhas em uma peneira, até que não saia mais líquido. Processe o molho preparado e o espinafre. Misture o arroz e leve à geladeira por 3 horas. Modele os bolinhos com as mãos untadas, umedeça-os com água e empane no preparo para milanesa.

Frite poucas unidades por vez em óleo a 170°C, sem mexer, até começar a dourar. Escorra-os em papel-toalha e sirva a seguir.

Petit Varanda com Hellmann's

Esta receita foi criada pela cozinheira Elaine Cristina Rosa, do restaurante Varanda do Coreu, que fica em Belo Horizonte (MG). Em 2016, o prato venceu o concurso Melhores Quilos do Brasil em 1º lugar na sua região.

Petit Varanda com Hellmann's

Ingredientes

Ovo

Mandioca

Farinha de trigo

Maionese Hellmann's Doypack 1kg

Leite

Requeijão

500g Calabresa

Modo de Preparo

Massa: Bater os ovos com a mandioca. Em seguida, acrescentar a farinha de trigo, a Maionese Hellmann's, o leite e o requeijão. Bater todos os ingredientes na batedeira até a massa ficar cremosa.

Recheio: Untar as formas de petit gâteau. Colocar a massa (modos de preparo 1 e 2). Rechear com a calabresa moída e complementar com a massa. Levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC e deixar por 10 minutos no forno.

Cupcake

Macios, deliciosos e lindos. Esta finger food vai conquistar o coração dos clientes. Aposte em forminhas mini. 

Cupcake Cupcake

Ingredientes

12g Fermento em pó  

300ml Leite    

800g Brownie & Petit Gateau Carte D'Or 800g      

140g Manteiga

200g Mousse de Frutas Vermelhas Carte D´Or 1kg 

100ml Chantilly Classic Carte D'Or 1 L         

300 ml Leite gelado

Confeitos Para Decoração A Gosto

Modo de Preparo

Dissolver o fermento químico no leite, acrescentar o Petit Gateau Carte D´Or, e em seguida acrescentar a manteiga. Misturar bem todos os ingredientes até formar uma massa uniforme. Preencher as forminhas de cupcake, levar à geladeira por 20 minutos antes de ir ao forno a 170ºC por 15 a 20 minutos.

Para a cobertura, escolha um sabor de Mousse Carte D´Or e bata na batedeira com o Chantilly Classic Carte d´Or e o leite gelado, conforme instruções da embalagem.

Confeite os cupcakes com o mousse e os confeitos.

Lemon Curd Pie

Uma sobremesa do tipo finger food, leve e delicada.

Lemon Curd Pie

Ingredientes

145g Amido de Milho Maizena 1 kg

125g Farinha de trigo 

90g Açúcar impalpável

12g Cacau em Pó      

150g Margarina          

3 unidades Ovo          

4 unidades Gema de ovo       

Raspas de limão siciliano

300ml Suco de limão 

100g Manteiga

50g Calda de Chocolate

Modo de Preparo

Base: peneire a Maizena, a farinha, o açúcar e o cacau numa tigela. Adicione a margarina e misture com os dedos até obter uma farofa uniforme. Faça um buraco no meio e coloque um ovo batido. Incorpore com uma espátula até dar liga e formar uma massa uniforme. Forme uma bola e abra com um rolo levemente enfarinhado. Molde a massa em uma forma canelada de 24 cm de diâmetro.

Leve ao freezer por 30 minutos. Retire e faça furos na massa com a ajuda de um garfo. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos, até a massa dourar.Creme: bata dois ovos e as gemas com o açúcar em uma panela pequena. Adicione as raspas, o suco de limão e 20g de Maizena diluída em um pouco de água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Desligue o fogo e adicione a manteiga em pedaços, misture bem e leve à geladeira.

Montagem: distribua o creme sobre a base da torta com a ajuda de um saco de confeitar.

Decoração: passe a calda de chocolate para um saco de confeitar e faça o desenho de uma espiral partindo do centro para a borda da torta. Puxe com um palito de dentes alternando do centro para fora e de fora para o centro para criar o efeito da decoração. Mantenha em geladeira até o momento de servir.

Agora que você já sabe o que é finger food e como utilizar o conceito no seu estabelecimento, temos mais uma dica: miniaturas são uma boa oportunidade para aprender a brincar com a textura dos alimentos. Experimente! 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu