Ao que parece, 2022 será o primeiro ano desde o início da pandemia a contar com festas juninas e quermesses de forma presencial. Com isso em mente, investir em um cardápio de festa junina para seu estabelecimento pode ser uma ótima forma de atrair clientes e vender mais. Vem com a gente que te ensinamos como. 

Antes de mais nada, vale lembrar que as comidas típicas, brincadeiras, rituais, danças e decorações das festas juninas de hoje são uma junção de culturas que envolvem a formação do país, principalmente a africana, europeia e indígena. Há também uma forte influência do catolicismo, que associa a comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Festa Junina é puro suco de Brasil e, seja em restaurantes, igrejas ou em casa, não faltam motivos para que ela seja tão amada. Depois do Carnaval, o povo está em polvorosa por uma festa tão querida e brasileira quanto!

Juntando o útil ao agradável, veja como montar um cardápio de festa junina que atenda a todos os públicos. Nos acompanhe nesse Arraiá para lá de bom!

Como montar um cardápio de festa junina simples

Um cardápio para datas comemorativas não precisa ser muito elaborado, basta escolher ingredientes versáteis ou que já estão no seu estoque, além de investir em receitas práticas e econômicas que não vão elevar tanto seu CMV.

Por sorte, essa simplicidade está na própria essência da comemoração de festa junina. Portanto, somar alguma sobremesa de cortesia, menus completos ou pratos especiais não precisa ser uma dificuldade neste caso. Que tal fazer uma releitura junina do carro-chefe do seu negócio?

São muitos os elementos que compõem uma festa junina, e a comida é um dos grandes protagonistas. É moleza encontrar os ingredientes típicos dessa época e agradar os paladares mais exigentes apostando apenas no mais popular.

Para montar um cardápio de festa junina simples, você vai precisar focar em alguns itens curinga:

Milho

Olha o carro da pamonha passando na sua rua! A peça-chave desta culinária é um item mega versátil, que vai desde uma simples receita de milho cozido com manteiga até algo mais elaborado, como curau, pipoca e suco de milho.

Amendoim

O pé de moleque é um doce fácil e típico especialmente no Nordeste, mas no seu estabelecimento você também pode servir um simples amendoim puro, torrado, doce ou salgado.

Mandioca

Não tem arraial que resista a uma mandioca frita ou a uma fatia de bolo de mandioca com coco. E falando nele…

Coco

Bala de coco, cocada, bolos e mais uma infinidade de doces podem ser feitos com esse ingrediente delicioso.

Sem precisar quebrar a cabeça, ainda há muitos sabores tradicionais que você pode explorar ao montar um cardápio de festa junina. Por exemplo, muito conhecido na região sul, o pinhão pode ser um petisco ou acompanhamento bacana para as suas refeições.

Salgados práticos como pastel e coxinha também fazem brilhar os olhos de quem procura por comida em uma festa junina, e podem já fazer parte do seu menu. Com o básico, não tem erro. 

Como montar um cardápio de festa junina doce

Damas e cavalheiros, com vocês, os doces! Principalmente para fazer a alegria da criançada ou acompanhar aquele bilhetinho no correio-elegante para um amor, sobremesas não podem faltar no cardápio de festa junina.

Na barraquinha dos doces do seu menu de festa junina, você pode explorar ingredientes típicos versáteis, como o já citado milho. Além de servir em preparos salgados, com ele você faz pamonha, pipoca doce, curau, sorvete, docinhos, suco e bolo de milho. Essa é, sem dúvidas, a forma mais esperta de não fugir do tema e nem do orçamento.

Frutas com chocolate, maçã do amor e sobremesas com amendoim, como paçoca, também servem bem e agradam demais ao paladar brasileiro. Mas nem por isso deixe de usar a criatividade, utilizando esses ingredientes para criar um menu exclusivo para o seu restaurante, por exemplo. 

Estimule também a doçura nos demais elementos que compõem o seu cardápio de festa junina doce. Por que não implementar um esquema de correio-elegante no delivery? Deixe que seus clientes usem das suas receitas para fazer declarações de amor!

Explore as comemorações de junho de uma só vez, ao combinar elementos de Dia dos Namorados com os de festa junina.

E falando em amor, aí vai uma sugestão de receita apaixonante, simples e com bom rendimento!

Bolo rústico de banana

Bolo rústico de banana

Ingredientes

Massa:

- 125g Amido de Milho Maizena 1 kg

- 125g Farinha de trigo

- 2g Sal

- 1 Ovo

- 180g Margarina

- 65g Açúcar   

- 8g Fermento em pó

Montagem:

- 100g Açúcar   

- 2g Canela em pó

- 3 Bananas grandes

- Suco de limão 50 ml

- Sorvete

Modo de Preparo

Massa

Em uma tigela, misture todos os ingredientes na ordem indicada. Amasse até obter uma mistura homogênea.

Montagem

Misture o açúcar e a canela. Corte as bananas em rodelas de 1 cm e as coloque em uma travessa com suco de limão, para não escurecerem. Em uma assadeira de 20 cm x 30 cm, untada e forrada com papel-manteiga também untado, distribua ⅓ do açúcar com canela.

Arrume as bananas no fundo da assadeira e cubra-as com o restante do açúcar. Espalhe a massa por cima. Asse em forno pré-aquecido a 150°C por 45 minutos, até a massa ficar dourada. Espere esfriar e corte em quadrados. Sirva com sorvete de creme ou de milho, se quiser algo mais junino.

Como montar um cardápio de festa junina salgado

Para curtir a festa, muitas vezes os salgados vêm em forma de petiscos. Então, se seu restaurante já oferece porções de coxinha, pastel, bolinhos e mandioca frita, por exemplo, essa pode ser só uma questão de adequar o menu ao tema. Simples assim. Adicione suas bandeirolas ao ambiente e promova seus itens com um novo recorte.

Tanto com os doces quanto com os salgados do seu cardápio de festa junina, é importante explorar opções sem ingredientes de origem animal e voltadas a dietas restritivas. Tudo sempre muito bem sinalizado no menu, e com a equipe preparada para apontar e detalhar as opções inclusivas dentro dele.

Se você quiser inovar nas propostas, sugerimos elaborar um prato principal com ingredientes típicos. Pode ser uma carne que, em vez de em espetinho, é servida de forma requintada ao molho de vinho, por exemplo. Nada melhor do que adaptar a data comemorativa ao estilo do seu estabelecimento!

Ainda, por ser no inverno, caldos e sopas também são muito bem-vindos em um cardápio de festa junina salgado. Caldo-verde, sopa de mandioca e tantas outras opções quentinhas são uma forma de deixar seu menu aconchegante. Confira nosso receituário de inverno para se inspirar.

O cuscuz paulista é um prato muito popular, que utiliza o ingrediente-chave da festa e evita desperdício de outros ingredientes. Experimente a nossa versão, cuscuz de arroz, mais leve e prática.

Cuscuz de arroz

Cuscuz de arroz

Ingredientes

- 150g Arroz cozido      

- 250ml Leite de coco   

- 20g Caldo Delícias do Mar 1 kg Knorr

- 80g Amido de Milho Maizena 1 kg

- 10ml Óleo para fritar

- 100g Cebola finamente picada

- 5g Tempero Completo Alho e Sal Arisco 1 kg

- 50g Pimentão amarelo

- 50g Pimentão verde   

- 50g Pimentão vermelho         

- 50g Ervilha em Conserva Profissional Bonduelle 1,75 kg

- 100g Tomate picado e sem sementes           

- 10g Salsa picada

- 10g Cebolinha picada

- 10g Coentro picado    

- 50g Requeijão

-  100g Ovo de codorna

- 100g Minitomates

- Sal

- Pimenta

Modo de Preparo

Recheio

Em uma panela aquecida, refogue no óleo a cebola, o Tempero Alho e Sal, os pimentões, a ervilha e o tomate.

Massa

Bata todos os demais ingredientes no liquidificador, menos ovo e tomates, até obter um creme uniforme.

Montagem

Junte o recheio à mistura de arroz e mexa até descolar do fundo da panela. Acrescente as ervas e o requeijão. Passe a massa do cuscuz para uma forma pequena (20 x 30 cm) untada e leve para gelar. Para servir, corte o cuscuz com um aro e decore com o ovo de codorna e os minitomates. Finalize com sal e pimenta.

Dica:  Para dar um toque especial, decore com 100 g de camarão 7 barbas cozidos.

Como montar um cardápio de festa junina infantil

Já percebeu que quase todas as comidas do cardápio de festa junina têm um gostinho de infância? Isso porque a festa junina é um evento ainda mais especial para as crianças, muitas vezes comemorado na escola para a alegria dos pequenos.

Dependendo do seu estabelecimento e do público-alvo, é interessante apostar em um cardápio de festa junina infantil. Nele, não podem faltar os docinhos e salgados dos quais já falamos, mas preste também muita atenção às necessidades alimentares dos mais jovens. Pense em porções individuais e embalagens decoradas e práticas, que permitam que a criança se mova enquanto come, mas sem fazer sujeira.

Existem ainda algumas brincadeiras e práticas que podem ser adotadas na hora de deixar seu ambiente mais junino, e as crianças vão amar: quadrilha, casamento caipira, jogo de dardos, pescaria… Quem vencer pode ganhar alguns quitutes e prendas especiais para levar pra casa, que tal?

Temos a receita perfeita para agradar o paladar dos pequenos e seus acompanhantes mais velhos. O Clássico Hot Dog também é tradicional dos cardápios de festa junina. Use a criatividade para montar o seu.

Hot Dog com queijo

Hot Dog com queijo

Ingredientes

- 25g Molho Branco Bechamel Knorr 1,1 kg

- 8g Ketchup Arisco 1,01 kg

- 40g Maionese Arisco 2,8 kg

- 5 unidades Pão de cachorro-quente

- 5 unidades Linguiça bovina defumada

- 80g Queijo parmesão ralado

- 100 g Bacon em cubos

- 50g Mostarda Dijon

- 250ml Leite

Modo de Preparo

Doure as linguiças na chapa ou grelha e reserve. Em uma panela, aqueça o leite e adicione o Bechamel Knorr, em seguida acrescente a Mostarda Dijon e misture bem. Em uma frigideira teflon, doure os cubos de bacon até ficarem crocantes.

Montagem

Abra o Pão Hot Dog, adicione uma camada de molho à base de Mostarda Dijon, acrescente uma linguiça defumada, farofa de Bacon, mais uma porção de molho e queijo parmesão. Para deixar seu Hot Dog ainda melhor, finalize com Ketchup e Maionese Arisco

Preparar para a despedida! É hora de pegar o caminho da roça com nossas dicas e receitas para montar seu próprio cardápio de festa junina e conquistar muitos clientes com os sabores mais tradicionais da culinária brasileira. 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu