Você sabia que cada vez mais pessoas têm adotado o veganismo nos últimos anos? Para se adequar às especificidades desse público, está crescendo também o número de restaurantes que oferecem pratos sem ingredientes de origem animal, buscando aprender como montar um cardápio vegano.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, em seis anos a quantidade de pessoas que afirmaram não comer carne dobrou. Além do mais, com base em um estudo recente do Industry Leaders, o crescimento do veganismo é um dos fatores que mais trazem mudanças no setor alimentício.
Veja, nesta página, alguns motivos para incluir opções veganas no seu menu, e venha com a gente aprender o que é cardápio vegano e como montá-lo no seu negócio!
O que é alimentação vegana?
Primeiramente, antes de saber como montar um cardápio vegano, é preciso entender o que é alimentação vegana. O veganismo é, mais do que uma forma de alimentação, um estilo de vida. Afinal, além de a pessoa vegana não consumir nenhum produto de origem animal, ela também não utiliza vestuário, cosméticos e itens de higiene com animais na composição ou que fazem testes em animais.
O que vegano come, então? A alimentação vegana inclui, principalmente, frutas, legumes, verduras, fungos e produtos integrais, que são nutritivos, gostosos e devem marcar presença no seu cardápio vegano.
Ao mesmo tempo, atualmente já existem diversas alternativas também de proteína vegetal para preparar comida para veganos que escolheram sua dieta por questões ambientais e direitos dos animais, mas ainda gostam da textura e sabor de carnes.
Qual a diferença entre comida vegana e vegetariana?
Agora que você já sabe como funciona a alimentação vegana, vamos explorar outras dietas. A alimentação vegetariana é, de modo geral, mais abrangente do que a vegana. O ovolactovegetariano inclui em sua dieta ovos, leite e derivados; já o vegetariano estrito exclui de sua alimentação todos os derivados de origem animal –incluindo ovos, leites e outros – mas se diferencia do vegano por não estender a preferência a outras formas de consumo.
Saiba mais sobre as diferenças entre as dietas que têm restrições parecidas, Flexitarianismo, Vegetarianismo e Veganismo.
O que vegano não pode comer?
Na preparação de seus pratos veganos, certifique-se de que você sabe o que vegano não pode comer. Acredite se quiser, quando não se tem esse hábito, muitas pessoas esquecem que produtos como gelatina e mel também são de origem animal.
Logo, para entender como montar um cardápio vegano de qualidade e coerente, tenha em mente alguns itens “proibidos”:
- Carnes animais, incluindo carne bovina, suína, aves, pescados e frutos do mar;
- Leites animais e derivados do leite, como manteigas e queijos;
- Ovos;
- Mel;
- Temperos à base de carnes;
- Gelatinas de origem animal;
Ao montar um menu vegano utilizando produtos industrializados no preparo de seus pratos, não se esqueça de certificar-se de que aquele item é realmente vegano. Isso porque diversos ingredientes com aparência “verde” na verdade contêm substâncias que podem ser de origem animal. Isso ocorre com o ácido láctico, albumina, corante carmim e glicerina.
Na dúvida, procure por produtos que contenham na embalagem informações e selos que comprovem que os ingredientes são vegan, como a Hellmann’s Vegana.
Quais proteínas podem substituir a carne?
Uma das principais preocupações ao preparar comida para veganos é garantir que ele seja nutritivo e balanceado, principalmente em relação às proteínas. Existem, no entanto, uma série de fontes vegetais de proteínas que podem ser exploradas em diversos preparos.
Leguminosas, soja texturizada e seitan são algumas das opções práticas e populares. Conheça cada uma delas e saiba como utilizar proteínas vegetais.
Como combinar alimentos e ingredientes veganos?
Um passo importante na sua missão de criar um cardápio para essa dieta é saber como combinar alimentos veganos. Para começar, considere adequar pratos já existentes. Aqui vão algumas sugestões de substituição dos principais ingredientes de origem animal por algo vegan:
- Leite de vaca por leite de origem vegetal (de castanhas, coco, aveia);
- Ovos por Hellmann’s Vegana ou géis de origem vegetal;
- Manteiga por azeite e outros óleos vegetais;
- Mel por melados vegetais, como o de cana-de-açúcar.
Acesse a lista completa de substituições. Ademais, no processo de montar um cardápio vegano, use e abuse de legumes, verduras, cogumelos e grãos nas mais variadas formas.
Uma boa dica é utilizar sempre a pirâmide alimentar para balancear os nutrientes e garantir que seus clientes consumam uma refeição saudável. E lembre-se: quanto mais colorido, melhor. Eis aqui uma ideia de prato vegano gostoso e saudável com receita para você!
Couve-flor gratinada vegana
Ingredientes
- 500g Couve-flor
- 12g Caldo de Legumes Knorr
- 500ml Água
- 250g Hellmann’s Vegana
- Pimenta-do-reino-branca
- 50ml Azeite de oliva
Modo de preparo
- Aqueça a água com o Caldo de Legumes Knorr e deixe ferver. Adicione a couve-flor em buquês por apenas 1 minuto, retire da água;
- Misture a Hellmann 's Vegana com os buquês de couve-flor e pimenta do reino branca;
- Em um refratário forneável, adicione todo azeite e os buquês de couve-flor, e leve ao forno pré-aquecido até dourar;
Mais dicas de como montar um cardápio vegano
A tendência já está consolidada, e para não ficar de fora e perder clientes em seu restaurante, recomendamos que você selecione pelo menos uma parte do cardápio para pratos veganos, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Eles podem estar separados em um menu especial, ou marcados para indicar que são veganos ou vegetarianos, por exemplo.
Outra dica bacana é investir em montar um cardápio vegano semanal: aí, é só deixar a criatividade rolar! Lembre-se de aproveitar a sazonalidade dos ingredientes e utilizar tudo aquilo que estiver em época para fazer receitas de dar água na boca e tornar seu restaurante uma referência para a comunidade.
Em um primeiro momento, pode ser que os pratos veganos pareçam “estranhos” ou diferentes demais. Muito pelo contrário! A verdade é que eles se adaptam muito bem ao paladar do brasileiro – nosso clássico arroz e feijão é um ótimo exemplo disso, assim como a batata frita, as saladas e os legumes. Ou seja, adaptar o menu ao veganismo não é um desafio tão difícil de ser superado assim, viu?
Temos certeza de que com as nossas dicas você saberá como montar um cardápio vegano delicioso para que o seu negócio possa se tornar ainda mais acessível para todos os públicos!