Menu

Entre dezembro e março, os dias longos e ensolarados fazem com que muitas pessoas saiam à procura de um bom cardápio de verão.

Para suprir essa demanda, seu restaurante precisa estar atento às tendências mais refrescantes e aos detalhes ligados à estação que fazem a diferença na experiência do cliente.

Dicas para montar um cardápio de verão

Além do cardápio de festas de fim de ano, a chegada da estação exige comidas de verão, ou seja, pratos leves e nutritivos cheios de refrescância para o período mais quente do ano. Isso somado a uma ótima experiência vai garantir muito mais atratividade para seu negócio.

Surpreenda a clientela fiel, turistas à passeio e novos consumidores com o que eles querem – e precisam – nos dias de calor. Se engana quem conclui que incluir uma opção de salada no menu é o suficiente, viu? Na gastronomia, é preciso se diferenciar.

Vem com a gente, temos muitas dicas para isso. 

Deixe caldos e pratos gordurosos de lado

O cardápio de verão vai de encontro ao cardápio de inverno. Ou seja, se na estação mais fria do ano o corpo exige o consumo de alimentos calóricos e pesados, como caldos e frituras, tudo isso pode ser deixado quando os dias ficam consideravelmente mais quentes.

Esses alimentos, então, não devem ser o ponto central do seu menu, mas também não podem ser totalmente excluídos. No Brasil, temos o hábito, por exemplo, de comer uma bela feijoada no almoço de sábado, mesmo que seja um dia de calor. Os brasileiros também adoram um cafezinho bem quente, independentemente do clima lá fora.

Logo, tente diminuir as opções quentes no seu menu, deixando apenas aquilo que é considerado mais clássico e indispensável no cotidiano do brasileiro. Assim, você joga luz aos novos pratos que têm mais a cara do verão.

Diversifique as opções de pratos leves

Em consonância com o tópico anterior: diminua as opções de pratos pesados e diversifique as opções de pratos leves! É muito importante que seu cardápio tenha variedade para que possa agradar um bom número de pessoas, com diferentes preferências e até restrições alimentares.

Portanto, além de incluir opções sem glúten, sem lactose e dietas sem consumo de alimentos de origem animal, oferecer pratos diferenciados pode ser um ótimo caminho.

Já pensou em deixar que o cliente escolha os ingredientes da salada? Esse estilo personalizável é uma grande tendência com baixo custo, e os molhos podem ser supercriativos.

Hellmann’s, por exemplo, permite que você crie diversas opções de molhos de salada à base de maionese: pesto, aioli, molho de avocado, de beterraba… é dar o seu toque de chef e deixar a imaginação fluir!

Invista em comidas leves para o verão

Da entrada à sobremesa, a palavra-chave aqui é refrescância. Por isso, aproveite principalmente frutas e verduras da estação como matéria-prima para seus pratos. Assim, você cria opções saborosas e que são, por si só, a cara do período. Para te ajudar na criatividade, saiba como preparar saladas decoradas simples para restaurante.

Outros ingredientes que podem ser muito bem explorados no cardápio de verão são os frutos do mar: além de leves e nutritivos, eles adicionam um requinte à lá culinária mediterrânea ao seu estabelecimento.

Mas, veja bem, ao servir mais alimentos in natura, seu restaurante precisa redobrar a atenção na higienização dos alimentos, combinado?

Agregue valor ao seu cardápio de verão

É possível agregar valor ao seu cardápio de verão entrando ainda mais no clima. Ofereça bebidas naturais diversas ou drinks típicos da estação como cortesia! Afinal, é momento de priorizar a hidratação.

Abuse do tema na apresentação dos pratos e até na decoração do restaurante, sobretudo se ele estiver localizado em uma cidade litorânea.

Mas, se esse não for o caso, para garantir uma cara de litoral basta investir em iluminação solar, boa ventilação e algumas cadeiras de praia. Que tal?

Comidas para o verão: experimente nossas receitas

O segredo para o sucesso no cardápio de verão é investir em ingredientes de qualidade e abusar da criatividade. Falando nisso, sabia que Hellmann’s têm sabor e consistência que duram mais?

A melhor maionese do mercado fica até 3 dias fora da geladeira, e é ideal para o preparo do seu menu de verão: saladas, sanduíches, carnes, gratinados, tortas… ela combina com tudo! Vamos de inspiração?

Lagosta Gratinada com Maionese Cítrica

lagosta

Ingredientes

Modo de Preparo

Em um recipiente, misture o leite com a Base Sabor Limão em Pó Knorr até que esteja bem dissolvida. Adicione a Maionese Hellmann’s e as raspas de limão siciliano e misture bem. Reserve. Depois, limpe a lagosta e corte a cauda ao meio, leve para cozinhar em 500ml de água fervente com 10g de Caldo Delícias do Mar. Cozinhe por 6 minutos.

Retire a cauda da lagosta do cozimento, retire o excesso de umidade. Misture a manteiga com 10g de Caldo Delícias do Mar e pincele a cauda. Cubra com a maionese cítrica delicadamente, leve para gratinar por 3 minutos. Sirva acompanhado de arroz de açafrão ou qualquer acompanhamento que você preferir.

Salada Fria de Bacalhau com Grão de Bico

salada

Ingredientes

Modo de Preparo

Em uma panela aquecida, adicione o alho-poró e refogue por 2 minutos. Adicione o bacalhau e tempere com Caldo Delícias do Mar Knorr. Adicione o tomate cereja partido ao meio e metade da salsinha/coentro.

Cozinhe as batatas em cubos até que estejam al dente. Em um recipiente fundo, misture a Maionese Hellmann’s, as batatas em cubos, o grão-de-bico e o refogado de bacalhau. Finalize com o restante da salsinha/coentro e misture delicadamente. Refrigere a salada por pelo menos 1 hora e então sirva.

Agora que seu negócio já está pronto para arrasar no cardápio de verão, saiba um pouco mais sobre as vantagens de apostar em um cardápio sazonal.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu