Muitos operadores do food service torcem o nariz na hora de fazer sobremesas para vender. Isso porque pratos salgados costumam ser o carro-chefe em restaurantes, enquanto que sobremesas podem exigir técnicas e máquinas complexas e, à primeira vista, trazer pouco retorno financeiro.

Mas se você faz parte desse time, não se preocupe, as sobremesas podem ser simples e rentáveis para o seu estabelecimento. Neste artigo, explicamos por quê.

Motivos para fazer sobremesas para vender

Fazer sobremesas para vender em seu bar, restaurante, lanchonete ou cafeteria pode ter uma série de vantagens, tanto do ponto de vista da operação quanto do administrativo. Veja só:

Aumento de ticket médio: quando o cliente decide pedir mais um prato para encerrar a refeição, o gasto dele aumenta. Logo, essa é uma oportunidade de obter mais lucro.

Promoções e combos: as sobremesas são fáceis de serem incluídas em promoções e combos, e isso pode atrair mais clientes.

Mais valor para o negócio: uma refeição que inicia e acaba em seu restaurante garante uma experiência completa a quem consome. E, assim, o cliente não precisa procurar a concorrência.

Oportunidade de inovar: com a mudança de um simples ingrediente, como um brigadeiro de leite em pó em vez de leite condensado, você consegue acompanhar tendências sem mexer muito no custo.

Por fim, as sobremesas para vender são um bom negócio, e oferecem novas possibilidades ao seu empreendimento. Vale o teste, não acha?

5 Dicas para vender sobremesas

Agora, vamos desmistificar as dificuldades de fazer sobremesas para vender em seu estabelecimento. Atente-se a algumas dicas certeiras.

1. Coma com os olhos

Coma com os olhos

Além de gostosas, as sobremesas costumam ser muito bonitas. Por isso, arrase na apresentação dos pratos e deixe que os garçons desfilem com eles pelo salão atraindo olhares curiosos.

Não se esqueça dos detalhes: até mesmo na foto do cardápio correspondente à sobremesa é preciso caprichar bastante.

Essa é a oportunidade perfeita de encantar os clientes e fazer com que eles divulguem seu restaurante nas redes sociais, já que seu prato tende a render os posts mais diversos. Invista nas cores, enfeites e no empratamento.

2. Inclua sobremesas nos combos

O cliente pode até não fazer muita questão, mas se ele provar sua sobremesa e adorar, pode se tornar um consumidor fiel. Por isso, ofereça combos com sobremesa!

Uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa pode ser vendida por uma valor único, fazer parte de menus comemorativos e facilitar ainda mais a sua operação.

3. Vai um mimo?

Outra forma de fazer com que o cliente experimente e note o valor da sua sobremesa é oferecer pequenas porções como brinde.

Você pode selecionar os consumidores que mais frequentam seu restaurante e fazê-los sorrir com uma surpresa no caixa ou no próximo pedido. Ou, ainda, oferecer o benefício por meio de um programa de fidelidade, que tal?

4. Escolha bem os ingredientes

Para lucrar com sobremesas, é preciso garantir custos baixos de produção, além de processos ágeis que não atrapalhem o dia a dia dos chefs e cozinheiros. Por isso, tortas, cupcakes, mousses e brownies são ótimas opções e costumam levar poucos ingredientes.

Já conhece a nossa linha de sobremesas Carte D’or? Por ser prática e versátil, você não precisa de maquinários especializados nem de chef confeiteiro para usá-la. As sobremesas podem ser feitas em minutos, apenas com liquidificador ou batedeira tradicionais.

Com 4 produtos, você consegue obter mais de 40 receitas! São bases, recheios, coberturas, bebidas e sorvetes. Nossos produtos trazem o sabor que os seus clientes buscam para finalizar a refeição da melhor maneira.

5. Ouse na medida certa

Se você ainda não faz sobremesas para vender, nossa dica é investir nos clássicos. Tenha, em seu menu, doces que já agradam o paladar brasileiro, com direito a muito chocolate.

Você pode, claro, alinhar o tema do seu restaurante aos tipos de sobremesa – por exemplo, uma pizzaria oferecer opções de pizza doce -, mas vá além. Ao sair um pouco do óbvio, a pizzaria também pode ofertar cannolis, tortas em formato de pizza, etc.

Sobremesas para vender no delivery

Não tem como terminar este artigo sem falar da modalidade de vendas que tem ganhado cada vez mais espaço no food service, o serviço delivery. Não por acaso, as sobremesas também são parte importante para quem quer atingir o delivery perfeito.

Ao apostar na venda de sobremesas, nossa sugestão é sempre caprichar nas embalagens. É por isso que doces em pote fazem tanto sucesso em entregas!

Com isso em mente, preparamos uma lista de sobremesas para vender no pote. Com ela, você pode apostar tanto em serviços de salão quanto por delivery.

Vamos a algumas opções de dar água na boca:

  • Torta holandesa: um clássico bem facinho de fazer e de gostar;
  • Brigadeiro: o doce favorito do brasileiro é prático de transportar em potinhos;
  • Banoffee pie: torta britânica que está super na moda;
  • Cheescake: a de morango é a mais tradicional, mas você pode brincar com frutas da época;
  • Mousse: os sabores podem ser variados, desde que o resultado seja sempre uma delícia;
  • Bombom na travessa: experimente novos formatos para doces tradicionais;
  • Bolo: quem não adora um bolinho após o prato principal?

Os bolos de pote são o maior clássico dos doces em pote. E além de colocar o doce na nossa lista, decidimos deixá-lo para o final, com uma receita deliciosa e pronta para você experimentar. Entendeu por que é importante fechar o menu com uma ótima sobremesa?

Bolo de Pote

Bolo de Pote

Ingredientes

800g Brownie & Petit Gateau Carte D'Or 800g

400g Mousse de Chocolate Carte D'Or 400g

200ml Leite gelado     

130g Manteiga

200g Doce de Leite    

800ml Água filtrada    

Modo de Preparo

Misture a base Brownie & Petit Gateau Carte D’Or com os 200ml de leite e a manteiga em consistência de pomada. Leve ao forno em uma assadeira com papel-manteiga por 15 minutos, a 180 °C.

Bata a Mousse de Chocolate Branco Carte D’Or com 800ml de água na batedeira. Inicialmente em velocidade baixa e, depois, em velocidade alta, até aerar.

Corte pedaços de brownie na circunferência dos potinhos.

Monte a sobremesa na seguinte sequência: brownie / mousse / brownie / mousse / brownie. Deixe a sobremesa na geladeira por 1 hora e sirva.

Esperamos que você tenha muito sucesso na venda de doces, seja no salão ou por delivery. Ah! Temos muito mais receitas de sobremesas para vender com produtos práticos da Unilever Food Solutions. Aproveite!

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu