Como preparar saladas decoradas simples para restaurante: inspire-se com ideias e soluções práticas 

Agregue valor ao seu menu ao apostar em saladas simples, gostosas e bonitas.

Hoje em dia, é preciso estar cada vez mais atento às demandas do consumidor para se destacar no ramo de alimentação fora do lar. As saladas decoradas simples para restaurante são uma forma de acompanhar as tendências da sociedade sem grandes investimentos.

Uma pesquisa realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar revela que, em 2022, entre os brasileiros, 91% buscam um estilo de vida pautado em saúde e bem-estar. Uma alimentação balanceada faz parte dessa transformação e, como você já deve saber, saladas são ótimas aliadas das melhores dietas. 

Aprenda mais sobre como incluir em seu menu algumas saladas decoradas simples para restaurante - provamos que elas são boas para a saúde, o visual e o sucesso do seu negócio!

Por que investir em saladas decoradas para restaurante? 

Primeiramente, seu cardápio precisa ser estratégico. Ou seja, pense em um menu inclusivo de forma a otimizar os seus custos.

Com isso em mente, perceba que saladas decoradas simples para restaurante são capazes de atender dietas restritivas – livre de glúten, vegana, vegetariana – com baixo custo de operação, além de agregar valor aos seus pratos. 

Além disso, as saladas são geralmente itens deixados de lado em restaurantes, o que gera uma oportunidade de você oferecê-las como um diferencial. É simbólico como se pode fazer mais com menos: basta um molho assinado pelo chef da casa, com ingredientes que já compõem o estoque, e você pode cativar tanto o paladar de um cliente a ponto de ele se tornar fiel.

Assim, você torna a estrela da refeição, o que nos concorrentes seria apenas um acompanhamento.

Como harmonizar e decorar saladas

Antes de explicarmos melhor sobre como decorar saladas para restaurantes, vale lembrar que saladas costumam ser ingeridas frias, o que exige um cuidado extra com a higienização dos alimentos para evitar contaminação cruzada, por exemplo. Fique de olho nas normas da Anvisa e em nossos artigos sobre o tema.

Vamos lá: não é só um punhado de alface no canto do prato ou do buffet que vai impressionar os clientes, certo? Não há nada de errado em apostar no senso comum, mas, como em tudo na gastronomia, saladas decoradas simples para restaurante exigem técnica e criatividade.

Geralmente, as saladas são compostas por um mix de folhas e rodelas de tomate, e a verdade é que essa combinação confortável explora textura e sabores de forma satisfatória, mas pouco ousada.

Para marcar presença no prato, você pode fazer mais:

Busque novas opções de ingredientes e combinações de cores e sabores, sem deixar de lado novas sensações proporcionadas por diferentes texturas. A seguir, veja alguns itens e dicas para começar a se aventurar nesse universo. 

  • Folhas: texturas distintas e folhagens em diferentes tons deixam a salada bonita. Prefira rasgar as folhagens maiores com as mãos ou utensílios próprios para o manuseio de saladas;
  • Legumes: abóbora, cenoura, beterraba, esses e muitos outros legumes são capazes de trazer cores ao seu prato. São também os mais visados na hora da decoração, podendo se transformar com diferentes cortes e formatos;
  • Frutas: além de um elemento de cor, aqui você pode brincar com novos sabores. Dê atenção especial para as frutas mais ácidas, que combinam bem com folhas e queijos;
  • Proteínas: o frango em tiras ou presunto são clássicos em preparos de saladas mais robustas, que têm o objetivo de servir como refeição completa. Explore também outras proteínas como frutos do mar, queijos e ovos, além de opções vegetais como tofu e grãos;
  • Molhos: não tem jeito mais gostoso e prático de finalizar saladas decoradas simples para restaurante do que com as opções de molhos Hellmann’s

Aqui fizemos uma passagem rápida por ingredientes básicos, mas lembre-se também de considerar leguminosas diversas, sementes, cogumelos, pães, castanhas, flores comestíveis, PANCs… são tantas possibilidades!

Decoração de Saladas para Buffet 

Vale destacar algumas peculiaridades desse tipo de operação. No buffet, é imprescindível mostrar a variedade de opções de alimentos e o posicionar bem os pratos para garantir a melhor experiência do cliente. 

Réchauds, pratos e expositores precisam ser dispostos na ordem em que as pessoas vão se servir: primeiro, saladas e entradas, depois, pratos quentes e, por fim, sobremesas. Observe a importância da decoração de saladas para buffet: elas são a primeira impressão!

Para agregar valor ao seu Buffet, tente conciliar sabor, praticidade e beleza. Pessoas que buscam por esse tipo de operação geralmente procuram otimizar o tempo. Por isso, não decore as saladas com produtos não comestíveis, que vão atrapalhar na hora de servir.

Alguns itens inusitados que podem contribuir com o mix e deixar as saladas diferentes e ainda mais saudáveis: trevos, dentes-de-leão, amor-perfeito, brotos e romã. Que tal incluir uma breve descrição nutricional desses itens curiosos na comunicação do prato?

Prefira, também, saladas feitas com mix de ingredientes, sem sobrepor um ao outro. Isso porque, como muitas pessoas vão passar por ali, a montagem em camadas pode se perder. Além do mais, elas precisam enxergar imediatamente tudo o que compõe as suas saladas decoradas simples para restaurante. 

Opções de Saladas Decoradas Simples

Hora de colocar tudo em prática! Nossos chefs não iam deixar a gente terminar esse conteúdo sem fornecer ótimas receitas de saladas decoradas simples para restaurante. Inspire-se e garanta o máximo valor e lucratividade para seu estabelecimento.

Salada Asiática

A culinária asiática é uma tendência em 2022. Explore essa opção de aparência adorável e saudável, uma boa escolha para seus clientes preocupados com a saúde.

Ingredientes

  • 10g Knorr Limão em Pó 800g
  • 100g Kani-Kama, congelado
  • 150g Peito de frango, em cubos       
  • 100g Cenoura ralada
  • 40g Pepino, em fatias finas   
  • 100g Repolho, lavado e picado
  • 60g Repolho roxo, lavado e picado   
  • 5g Folhas de hortelã cortadas
  • 15ml Molho de peixe 
  • 40g Amendoim torrado          
  • 10g Folhas de coentro cortadas        
  • 15g Cebola crispy      
  • 50g Pomelo ou laranja
  • 10g Açúcar

Modo de Preparo

Misture kani, frango, cenoura, pepino, pomelo, hortelã, repolho, repolho roxo e molho de peixe em uma tigela. Em seguida, adicione o limão em pó. Coloque os ingredientes misturados em um prato de servir e adicione o amendoim, as folhas de coentro e a cebola. Sirva em temperatura fria.

Alface-Americana com Frutas e Pepino

Uma combinação perfeita de folhas e frutas que é atraente aos olhos e ao paladar.

Ingredientes

  • 150g Alface-americana          
  • 1 maço Manjericão    
  • 1 unidade Manga em cubos  
  • 1 unidade Figo           
  • 1 unidade Carambola em fatias        
  • 1 unidade Laranja em gomos
  • 1 unidade Pepino japonês em rodelas
  • 150 ml Molho para Salada Hellmann's Rosé

Modo de Preparo

Corte as frutas e o pepino conforme a indicação, rasgue grosseiramente as folhas da alface-americana. Monte as saladas em bowls, intercalando as folhas de alface-americana com as frutas e o pepino. Finalize com o Molho para Salada Rosé Hellmann's. Decore com folhas de manjericão.

Já mencionamos, mas é sempre bom reforçar a importância de manusear os alimentos com cautela e cuidar da higienização. Por isso, mesmo para fazer saladas decoradas simples para restaurantes, é fundamental se atualizar sobre segurança dos alimentos.

 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu