O relatório Food Trends para 2022, preparado pela nossa chef parceira Thais Gimenez, mostrou que apostar na comida mexicana é tendência absoluta para negócios de alimentação fora do lar, no Brasil e no mundo. 

Ou seja, receitas, temperos e técnicas dessa culinária tão marcante estão em alta, e são uma ótima oportunidade para deixar os lucros do seu negócio muy calientes. Quer saber como? Vem com a gente!

O que é culinária mexicana?

Parte da lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, da UNESCO, a culinária mexicana é muito antiga e de importância mundial. Ela inclui práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares, como a nixtamalização do milho (processo de cozimento e maceração do milho maduro em solução alcalina), que são uma grande contribuição e bases para diversas gastronomias. 

Cada região do país tem suas próprias variações, mas as principais influências que compõem o conceito de comida mexicana são da cultura indígena de povos originários e da colonização espanhola.

As bases são principalmente o milho, tomate, feijão e as pimentas. O cacau também é um ingrediente importante desde a origem até hoje! Vamos explorar um pouco mais sobre esses ingredientes e seus preparos a seguir. 

Quais os ingredientes e pratos da culinária mexicana?

Tacos, curuvinas, quesadillas, tlayudas, elotes… Vários dos pratos tradicionais mexicanos têm o milho como base, ingrediente que traduz tudo o que a culinária mexicana tem a dizer. Estima-se que povos daquela região começaram a cultivar uma versão primitiva do milho há cerca de 9 mil anos!

Além de milho de múltiplas cores, conheça o que mais compõe a comida mexicana, desde ingredientes até bebidas. Vamos lá, muchachos!

Principais ingredientes da culinária mexicana

Entre os ingredientes que compõem a comida mexicana tradicional, estão em destaque os vegetais e os frutos. Por isso, essa culinária é conhecida também por possuir vários pratos veganos e vegetarianos.  

Mas não rola uma carninha? Claro que sim! Os espanhóis levaram porcos, gado bovino, galinhas, cabras e outros animais que combinam muito com os temperos indígenas da região.

No geral, os pratos de comida mexicana costumam ter milho, feijão, temperos, tomate, abóbora, abacate, cacau e a baunilha. 

Pratos tradicionais de comida mexicana

São muito tradicionais as tortilhas e tamales para o dia a dia dos mexicanos, mas eles também possuem muitas festas e eventos incrustados à sua cultura milenar. A seguir, descrevemos alguns pratos de comida mexicana e quando são consumidos. 

  • Mole Poblano: molho composto de diferentes pimentas e chocolate, tradicionalmente consumido em festas de aniversário e casamentos;
  • Pozole: muito consumida no Natal, essa sopa ou guisado leva milho e carne de porco;
  • Cochinita pibil: com base em carne de porco marinada com achiote (condimento feito com sementes de urucu), esse preparo avermelhado é tipicamente servido em tortas e tacos em celebrações para os mortos;
  • Machaca: uma carne muito tradicional, desfiada e seca, que pode ser servida de várias maneiras (como em tacos ou burritos) ou em um prato com ovos, cebolas e pimentões, muito consumido no café da manhã. 

Outros pratos de comida mexicana que você pode conhecer:

  • Chilaquiles
  • Enchilada
  • Guacamole
  • Huitlacoche
  • Mixiote
  • Nopales
  • Pico de gallo
  • Totopos
  • Fritada de cabrito
  • Pozole

Bebidas

Você deve conhecer uma ou duas marcas de cerveja mexicanas, isso porque eles são um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo!  Além dessa bebida amada por brasileiros e mexicanos, são preparos tradicionais da culinária mexicana: a michelada, tejate (com milho e cacau), mezcal e, claro, a tequila.

Águas saborizadas e sucos também fazem sucesso no país. O suco de tamarindo do Chaves está na lista, junto de preparos com água e limão, melancia, arroz ou laranja.

Os temperos marcantes na culinária mexicana

Os povos originários do México descobriram todos os benefícios do cultivo da pimenta e, desde então, o solo mexicano não largou mais a iguaria. Esse é o traço mais tradicional de toda a comida mexicana: a picância no tempero.

Os temperos também envolvem salsa, orégano e canela, mas o protagonismo é dos vários tipos de pimentas que acentuam o sabor da comida. Esse é, também, um dos ingredientes mais versáteis: faz parte de doces, salgados e até bebidas e decoração. Os tipos mais populares cultivados no país são piquin, a guajillo, habanero e jalapeno. 

Comida mexicana no Brasil

Temos forte presença da comida mexicana no Brasil, principalmente quando o assunto é guacamole. O restaurante não precisa ser mexicano para oferecer essa opção no cardápio, como um ótimo petisco com nachos, por exemplo, ou em saladas decoradas.

Do estilo tex mex (com um toque americano) ao tradicional, a culinária do México cai no gosto dos brasileiros de diversas formas.

Nosso povo é ótimo em fazer adaptações, já que nem todos os ingredientes tradicionais são fáceis de serem encontrados por aqui. Quem nunca viu uma guacamole deliciosa feita com abacate em vez de avocado, e com tomates e pimentas típicos da gastronomia brasileira?

Como implementar a culinária mexicana no seu restaurante?

Como estávamos dizendo, as adaptações de receitas de comida mexicana são muito bem quistas no Brasil, por restaurantes e clientes. Elas são uma forma de variar o cardápio com influência de outra cultura, sem que o consumidor estranhe muito ou que você tenha dificuldade com ingredientes.

Uma sugestão é você trabalhar com datas comemorativas. Além do Halloween, no fim de outubro, novembro é o mês do “Día de los Muertos”, feriado nacional mexicano que celebra a honra de familiares e amigos que já se foram.

Você certamente já viu as lindas caveiras decoradas com flores que representam a celebração - já imaginou como elas ficariam lindas em seu restaurante?

Assim, usando esse tema no final de semana do feriado você pode testar novos pratos de comida mexicana, e a aceitação do seu público a essa grande tendência no food service.

Quer uma sugestão do que você pode servir nessa mistura gostosa de culturas? Agora mesmo!

Hot Dog Mexicano

Ingredientes

Creme Azedo

100g Maionese Hellmann's Saco

25g Base Sabor Limão em Pó Knorr

200g Cream cheese

Guacamole

0.10 unidade Abacate

30g Cebola roxa        

42g Tomate    

Coentro picado

Azeite de oliva

Sal

Montagem do prato

0.60 unidade Pão de cachorro-quente          

0.70 unidade Salsicha

48g Maionese Hellmann's

42g Mostarda Hellmann's

48g Ketchup Hellmann's

Nachos mexicanos

40 ml Óleo     

1 porção Sal

Modo de Preparo

Creme Azedo

  • Misturar a Maionese Hellmann’s, o cream cheese e o Limão em Pó Knorr;
  • Ajustar o sal se necessário.

Guacamole

  • Amassar o abacate;
  • Adicionar a cebola roxa picada em cubos, o tomate picado em cubos, o Molho de Pimenta Sriracha e um fio de azeite;
  • Misturar até formar uma pasta;
  • Ajustar o sal.

Montagem do prato

  • Cortar os pães ao meio, cozinhar as salsichas;
  • Passar o Guacamole nos pães, colocar a salsicha cozida e cobrir com o creme azedo
  • Colocar os nachos mexicanos picados;
  • Para deixar seu Hot Dog ainda melhor, finalize com Maionese, Ketchup e Mostarda Hellmann’s.

Agora é só se aventurar com estilo nas tendências da comida mexicana. Para entender o melhor caminho para o seu cardápio, conheça também o conceito de gastronomia molecular

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu