Menu

Para que um prato do cardápio possa atender os clientes vegetarianos e veganos, existem alguns cuidados que fazem a diferença.

O que é contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é um conceito utilizado para definir falhas nos processos de manipulação de alimentos que possam causar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Pode acontecer de forma direta, ao colocar um alimento contaminado em contato com outro não contaminado, ou de forma indireta, por meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. A contaminação cruzada pode ocorrer em indústrias, estabelecimentos produtores de refeições e até mesmo nos próprios domicílios.

O conceito de contaminação cruzada não se limita apenas à contaminação por microrganismos, mas também por substâncias alergênicas ou que provoquem intolerância como o caso da lactose, caseína, albumina e o glúten.

Para produtos veganos, é importante considerar também outro tipo de contaminação cruzada que ocorre quando um produto de origem animal entra em contato com um alimento ou preparação de origem vegetal, tornando-o inadequado para o consumo de veganos ou vegetarianos estritos.

A comunicação clara e transparente com o cliente é a maior garantia de sucesso!

Treine a sua equipe para que todos entendam bem os conceitos e saibam explicar quais são as boas práticas adotadas no espaço para que o prato possa servir veganos e vegetarianos.

E lembre-se de que demonstrar segurança e real interesse em atender os clientes da melhor forma possível é o caminho ideal para fidelizá-los.

Na cozinha

Diferencie os utensílios, como facas, tábuas e pegadores, que usará nas preparações veganas e os que serão utilizados em ingredientes de origem animal. Caso não seja possível ter utensílios separados, garanta que sempre sejam completamente limpos quando for preparar os pratos veganos.

Use chapas diferentes ou separe os alimentos em uma distância que não deixe as gorduras dos alimentos de origem animal e vegetal se misturarem.

No salão

Treine a sua equipe para atender clientes com diferentes preferências e restrições alimentares e explique quais são as diferenças entre cada escolha alimentar (como veganos, ovolactovegetarianos e flexitarianos). Além disso, mostre quais itens no menu são indicados para cada público. Opções veganas podem agradar todos os tipos de clientes!

Agora você está pronto para colocar novas receitas veganas em prática, descubra o que você pode fazer com a versatilidade da nova Hellmann’s Vegana.

Confira outros tópicos relevantes para essa tendência: