Menu

Preparamos para você um guia de tipos de massa de macarrão repleto de dicas que vão fazer toda a diferença no seu menu!

Você deve estar pensando: macarrão não é bom de qualquer jeito? Pode-se dizer que sim, mas diferentes tipos de massas de macarrão com o molho certo podem chegar a resultados ainda mais irresistíveis.

Para começar, é importante saber que os macarrões possuem variedades principais a depender dos seus ingredientes e, também, são divididos em grupos de acordo com tamanho/comprimento.

Vem com a gente! Vai ficar muito mais fácil de entender o que estamos dizendo quando você botar a mão na massa.

Tipos de Massa de Macarrão

Aqui vamos levantar os tipos de massa de macarrão levando em conta principalmente os ingredientes que são utilizados no preparo. A grande diferença está, antes de tudo, entre a massa fresca e a seca

Massa fresca

Mais tradicional, a massa fresca é feita “em casa” à base de três ingredientes-chave: trigo, ovos e água. Esse macarrão é mais característico de estabelecimentos especializados em culinária italiana, já que o método de fazer a massa do zero é bem trabalhoso e custoso.

No entanto, o resultado pode ser muito melhor comparado à uma produção industrializada, além de permitir receitas mais originais em todas as etapas de criação do prato. 

Massa seca

Encontramos em qualquer supermercado vários tipos de massa de macarrão embalados nos mais diversos formatos. Esses são de massa seca, ou pasta seca, aquela que passa pelo processo industrial.

Os ingredientes aqui são, geralmente, sêmola de trigo duro e água, mas há ainda variações como as versões integrais e de trigo convencional. Sem dúvidas, essa variedade otimiza a operação de um restaurante, pois é uma forma de economizar em ingredientes e em processos. 

 

Variedades de Macarrão

Agora que você sabe mais sobre o processo de produção, vamos aos tipos de massa de macarrão de acordo com tamanhos e formatos. Eles estão divididos em dois grupos, o de massas curtas e o de massas longas (bem autoexplicativo!).

Selecionamos cinco de cada para apresentar a você:

Massas curtas

Elas podem ser utilizadas em pratos quentes ou frios e possuem, via de regra, menos de 10 centímetros de comprimento. É importante que essas opções sejam combinadas com molhos encorpados, e também com pedaços maiores de carnes e vegetais, por exemplo.

Algumas são alternativas deliciosas para saladas de macarrão, veja só.

Farfalle

Conhecido como gravatinha ou borboletinha, o farfalle é uma opção bonita e saborosa que pode ser fresca ou industrializada.

Dica: Experimente em saladas de macarrão com maionese Hellmann's, presunto e ervilhas, um prato de verão agradável aos olhos e paladar. 

Concha

Aqui temos duas versões, as conchas pequeninas chamadas Conchigliette e a concha grande chamada Conchiglioni. A primeira é mais servida em sopas, enquanto a segunda costuma ser recheada.

Dica: uma opção deliciosa e famosa de recheio para Conchiglioni é de ricota com espinafre e ricota com figo. Ambas vão muito bem quando assadas com a Base de Tomate Desidratado Knorr, e garantem requinte ao seu restaurante. 

Penne

Campeão em popularidade e muito versátil, o Penne combina com qualquer molho, mas fica especialmente saboroso com sugo ou bolonhesa - deixe o molho de tomate brilhar nessas combinações!

Dica: Experimente Penne com uma deliciosa bolonhesa de lentilha, uma ótima opção de prato vegetariano cheio de tempero e nada sem graça. 

Rigatoni

Como um irmão mais velho do Penne, o Rigatone também tem um formato de tubo, mas maior e mais curto, além de ter o corte reto na extremidade. Entre os tipos de massa de macarrão, é um dos formatos queridinhos para quem faz pasta fresca.

Dica: experimente molhos mais cremosos como os cremes à base de queijos ou o Molho Branco Bechamel Knorr. Você também pode rechear o Rigatoni, ele fica uma delícia quando gratinado!

Fusilli

O Fusilli é um dos tipos de massa de macarrão que mais permite aderência a qualquer tipo de molho, isso por causa do seu formato “parafuso”.

Dica: combina bem com saladas de macarrão e com molhos mais simples, como sugo. Pode ser utilizado em versão alho e óleo como acompanhamento em marmitas.

Massas Longas

Os tipos de massa de macarrão em formatos longos são os mais conhecidos e fáceis de combinar.

Eles incorporam bem molhos mais leves, embora algumas opções mais largas funcionem melhor com coberturas encorpadas. 

Spaghetti

O queridinho que dispensa apresentações combina com uma enorme variedade de molhos, mas prefira os menos encorpados para manter a leveza da massa.

Dica: inove no seu menu com nossa receita de spaghetti ao molho cítrico. Algumas outras opções certeiras de molho são: carbonara, alho e óleo e bolonhesa.

Linguine

Ou Bavette. Algo entre o Fettuccine e o Spaghetti, essa massa é longa, estreita e levemente achatada no centro.

Dica: dos tipos de massa de macarrão, esse é o que mais combina com o clássico pesto de manjericão. Use essa informação com sabedoria.

Fettuccine

O nome é italiano para a definição de “pequenas fitas”. Massa longa, achatada e espessa geralmente vendida em porções conhecidas como "ninho".

Dica: combina especialmente com molhos com carnes ou cogumelos. Vai bem, também, com Molho Branco Bechamel Knorr

Capellini

O famoso “cabelinho de anjo” é superfino e vendido em ninhos. Por ser extremamente delicado, fica pronto em poucos minutos e deve ter molhos e acompanhamentos leves.

Dica: fica ótimo com frutos do mar e molhos cítricos bem leves.

Pappardelle

Um “macarrãozão” mais largo e achatado, com até 3 centímetros de largura, pode carregar até os molhos mais densos.

Dica: fica uma delícia bem quente em um cardápio de inverno, e acompanha bem carnes grelhadas ou molhos com carne.

Ufa, acabamos por aqui. São muitas as opções de massas, e elas combinam com os mais diferentes tipos de molho para macarrão - não por acaso, o ingrediente tem até data comemorativa: o Dia Internacional do Macarrão é celebrado todos os anos em 25 de outubro, mas você não precisa seguir o calendário, viu?

Misture o clássico da culinária italiana com a criatividade e ousadia que são inerentes a um bom chef de cozinha, assim você vai atingir os melhores sabores e texturas para a sua clientela.

Após saber mais sobre os diferentes tipos de massa de macarrão, que tal aprimorar ainda mais o cardápio e aprender como preparar receitas de molhos especiais com Hellmann’s?

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu