Menu

Sabia que a comida italiana é a mais amada pelos brasileiros?

A pesquisa “Hábitos alimentares do brasileiro - preferências, dietas e tendências de consumo” feita pela Banca do Ramon, uma das mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo (SP), aponta que 41% das pessoas entrevistadas, no quesito comida estrangeira, têm preferência por restaurantes de comida italiana ao saírem para almoçar ou jantar.

De olho nessa tendência, saiba um pouco mais sobre os ingredientes e principais pratos (e receitas!) que compõem uma das cozinhas mais tradicionais do mundo. 

O que é comida típica italiana?

Primeiramente, não é à toa que a comida italiana é tão amada no mundo todo. Ela preza por qualidade e cuidado, com manuseio de ingredientes super frescos e de época, típicos de cada parte do país. Isso garante um sabor concentrado e marcante à diversidade de pratos que se espalham pelo território, um conceito similar aos ideais da culinária mediterrânea.

Na Itália, tanto ingredientes como pratos mudam de região para região, mas a valorização do que está disponível no momento e no local é tão marcante que apenas alguns poucos restaurantes renomados de lá aceitam o uso de produtos importados.

O menu completo na Itália tem mais etapas do que o tradicional brasileiro.

São elas, tradicionalmente:

  • Antipasto: as entradinhas que conhecemos;
  • Primo Piatto: o primeiro prato na classificação de comidas italianas, geralmente caldos, massas e risotos;
  • Secondo Piatto: o segundo prato, geralmente com proteína animal ou frutos do mar como principal ingrediente;
  • Accompagnamenti/Contorni: clássico de acompanhamentos para o segundo prato;
  • Dessert/Dolci: sobremesas.

Quais ingredientes e pratos de maior destaque nos restaurantes de comida italiana?

Sim, não tem como não pensar nas massas e pizzas que conquistaram todo o globo, mas a comida italiana é muito mais diversa do que isso. Ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho são centrais nessa culinária.

Além disso, o tempero italiano também não passa despercebido: orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os queridinhos em qualquer prato salgado.  

Massas e antepastos 

Lasanha, macarrão, nhoque, tortas e pizza são o mais comum da comida italiana no Brasil. Aqui, entram também os antepastos, o tipo de entrada na Itália, com a mesma função que já conhecemos, de abrir o menu e preparar o paladar.

Experimente a seguir uma receita de torta com o tradicional sabor caprese italiano: muçarela fresca fatiada, tomate e manjericão doce, sal e azeite de oliva.

Torta Caprese

Torta Caprese

Risotos, burrata e sobremesas

As sobremesas italianas, como a famosa panna cotta, o cannoli e  o tiramisú são facilmente amadas pelo nosso paladar. O clássico mais fácil de adicionar ao seu menu, porém, é o Gelato! Experimente opções com os produtos Carte d’or.

Com um pouco mais de dificuldade de chegar ao ponto certo, os risotos são uma variedade nas comidas de origem italiana que você pode explorar muito bem em seu restaurante, variando sabores conforme preferir.

Confira uma alternativa simples que você pode adicionar ao menu:

Arroz Regiano

Arroz Regiano

Ingredientes

  • 40g de Tempero Meu Arroz Knorr
  • 250g de Queijo parmesão
  • 350g de Queijo gorgonzola
  • 100g de Queijo provolone
  • 1 litro de Leite
  • 2kg de Arroz
  • 4 litros de Água          

Modo de Preparo

Em uma panela pré-aquecida, adicione a água, o arroz e o Tempero Meu Arroz Knorr. Misture bem e deixe cozinhar com a panela parcialmente tampada, até obter o ponto desejado e a água secar. Com o auxílio de um garfo, solte os grãos de arroz delicadamente, reserve.

Em outra panela, misture o leite com a base para Molho Branco Knorr, aqueça até ficar cremoso e aveludado. Adicione os queijos e misture bem. Misture o molho de queijos ao arroz já cozido e finalize.

 Carnes: Ossobuco e Vitello Tonnato

Há, ainda, preparos que exigem mais técnica e dedicação, e geralmente envolvem cortes de carne típicos da região. Com um cozimento mais delicado, o ossobuco é um prato tradicional italiano da região do Norte, para o qual pedaços de vitela são cortados em rodelas juntamente com os ossos.

Outro prato mais desafiador é o Vitello tonnato, um clássico piemontês à base de carne com molho cremoso de atum e anchovas.

Capisce? Agora que você é expert em comida italiana, dê uma olhada também em outra culinária internacional que é tendência por terras brazucas. Com você, tudo sobre a cozinha mexicana

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu